Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albino, Sirlei de Fátima
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103146
Resumo: Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_8e6f4564d6c3cb452bbad07bb0e01387
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103146
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionaisEngenharia de produçãoEnsino auxiliado por computadorAprendizagemAquisição de conhecimento (Sistemas especialistas)Editor de textos (Programas de computador)Piaget, Método ClínicoTese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoEste trabalho apresenta um estudo evolutivo, norteado pelo método clinico piagetiano, onde quarenta crianças de primeira a quarta série, na faixa etária entre sete e dez anos, sendo dez crianças de cada idade, foram submetidas a seções de criação de textos manuscritos e digitados. Buscou-se desvendar o que acontece com o processo criativo de crianças quando estimulados a criar diretamente em um editor de textos. Foram criadas três categorias de análise: a relação criança x computador, a percepção infantil frente ao trabalho desenvolvido e a análise das produções textuais digitadas e manuscritas. Verificou-se, na primeira categoria, que estas crianças tem um profundo respeito pela máquina, acreditando ser ela a solução para vários problemas escolares, preocupa a influência dos jogos eletrônicos, que segundo Setzer, leva o ser humano a um processo de "animalização", bem como o uso indiscriminado da Internet, que prejudica o desenvolvimento da moral infantil, através das ações de plagiar material encontrado na rede. Na segunda categoria, de acordo com os princípios piagetianos, destaca-se o julgamento através da moral objetiva em crianças de sete e oito anos de idade, julgando o texto digitado melhor apenas em virtude de seu layout final, enquanto que nos indivíduos da faixa etária entre nove e dez anos, há a aplicação da moral subjetiva - segundo as intenções: conseguem diferenciar criticamente o texto digitado do manuscrito. Na terceira categoria constata-se o processo de reatividade que toma conta de crianças quando estão usando o computador. Concluindo destaca-se a identificação da moral heterônoma em crianças de sete e oito anos e da moral autônoma, nas idades de nove e dez anos. Destaca-se a relação de submissão que o computador desperta no indivíduo. Atribui-se ao educador a árdua tarefa de desmistificar este poder computacional, de proporcionar aos educandos, condições para desenvolver a capacidade de diferenciar e reconhecer as escalas de valores, de modo que, o indivíduo perceba como o seu papel no manuseio do computador é fundamental e não o contrário.Florianópolis, SCMaia, Luiz Fernando JacinthoUniversidade Federal de Santa CatarinaAlbino, Sirlei de Fátima2013-07-16T03:11:17Z2013-07-16T03:11:17Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf225787http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103146porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T19:58:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103146Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T19:58:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais
title Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais
spellingShingle Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais
Albino, Sirlei de Fátima
Engenharia de produção
Ensino auxiliado por computador
Aprendizagem
Aquisição de conhecimento (Sistemas especialistas)
Editor de textos (Programas de computador)
Piaget, Método Clínico
title_short Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais
title_full Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais
title_fullStr Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais
title_full_unstemmed Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais
title_sort Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais
author Albino, Sirlei de Fátima
author_facet Albino, Sirlei de Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Luiz Fernando Jacintho
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Albino, Sirlei de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino auxiliado por computador
Aprendizagem
Aquisição de conhecimento (Sistemas especialistas)
Editor de textos (Programas de computador)
Piaget, Método Clínico
topic Engenharia de produção
Ensino auxiliado por computador
Aprendizagem
Aquisição de conhecimento (Sistemas especialistas)
Editor de textos (Programas de computador)
Piaget, Método Clínico
description Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2013-07-16T03:11:17Z
2013-07-16T03:11:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 225787
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103146
identifier_str_mv 225787
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651892171997184