Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103146 |
Resumo: | Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_8e6f4564d6c3cb452bbad07bb0e01387 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103146 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionaisEngenharia de produçãoEnsino auxiliado por computadorAprendizagemAquisição de conhecimento (Sistemas especialistas)Editor de textos (Programas de computador)Piaget, Método ClínicoTese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoEste trabalho apresenta um estudo evolutivo, norteado pelo método clinico piagetiano, onde quarenta crianças de primeira a quarta série, na faixa etária entre sete e dez anos, sendo dez crianças de cada idade, foram submetidas a seções de criação de textos manuscritos e digitados. Buscou-se desvendar o que acontece com o processo criativo de crianças quando estimulados a criar diretamente em um editor de textos. Foram criadas três categorias de análise: a relação criança x computador, a percepção infantil frente ao trabalho desenvolvido e a análise das produções textuais digitadas e manuscritas. Verificou-se, na primeira categoria, que estas crianças tem um profundo respeito pela máquina, acreditando ser ela a solução para vários problemas escolares, preocupa a influência dos jogos eletrônicos, que segundo Setzer, leva o ser humano a um processo de "animalização", bem como o uso indiscriminado da Internet, que prejudica o desenvolvimento da moral infantil, através das ações de plagiar material encontrado na rede. Na segunda categoria, de acordo com os princípios piagetianos, destaca-se o julgamento através da moral objetiva em crianças de sete e oito anos de idade, julgando o texto digitado melhor apenas em virtude de seu layout final, enquanto que nos indivíduos da faixa etária entre nove e dez anos, há a aplicação da moral subjetiva - segundo as intenções: conseguem diferenciar criticamente o texto digitado do manuscrito. Na terceira categoria constata-se o processo de reatividade que toma conta de crianças quando estão usando o computador. Concluindo destaca-se a identificação da moral heterônoma em crianças de sete e oito anos e da moral autônoma, nas idades de nove e dez anos. Destaca-se a relação de submissão que o computador desperta no indivíduo. Atribui-se ao educador a árdua tarefa de desmistificar este poder computacional, de proporcionar aos educandos, condições para desenvolver a capacidade de diferenciar e reconhecer as escalas de valores, de modo que, o indivíduo perceba como o seu papel no manuseio do computador é fundamental e não o contrário.Florianópolis, SCMaia, Luiz Fernando JacinthoUniversidade Federal de Santa CatarinaAlbino, Sirlei de Fátima2013-07-16T03:11:17Z2013-07-16T03:11:17Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf225787http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103146porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T19:58:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103146Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T19:58:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais |
title |
Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais |
spellingShingle |
Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais Albino, Sirlei de Fátima Engenharia de produção Ensino auxiliado por computador Aprendizagem Aquisição de conhecimento (Sistemas especialistas) Editor de textos (Programas de computador) Piaget, Método Clínico |
title_short |
Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais |
title_full |
Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais |
title_fullStr |
Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais |
title_full_unstemmed |
Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais |
title_sort |
Estudo evolutivo das percepções infantis no uso de ferramentas computacionais |
author |
Albino, Sirlei de Fátima |
author_facet |
Albino, Sirlei de Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maia, Luiz Fernando Jacintho Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albino, Sirlei de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino auxiliado por computador Aprendizagem Aquisição de conhecimento (Sistemas especialistas) Editor de textos (Programas de computador) Piaget, Método Clínico |
topic |
Engenharia de produção Ensino auxiliado por computador Aprendizagem Aquisição de conhecimento (Sistemas especialistas) Editor de textos (Programas de computador) Piaget, Método Clínico |
description |
Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006 2013-07-16T03:11:17Z 2013-07-16T03:11:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
225787 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103146 |
identifier_str_mv |
225787 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651892171997184 |