Por um diálogo entre Hilda Hilst e Zé Celso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227136 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2021. |
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Por um diálogo entre Hilda Hilst e Zé CelsoLiteratura brasileiraLiteratura erótica brasileiraTeatroErotismoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2021.As discussões acerca do erotismo e da pornografia no Brasil tomam um contorno drástico ao longo dos anos 1980, de que é exemplo um pronunciamento de João Figueiredo, no qual o último ditador brasileiro, amparado por valores cristãos, apresenta seu prognóstico de que a sociedade estaria enfrentando uma crise expressiva, deteriorada pela expansão do obsceno e da licenciosidade, propondo como medida combativa uma \"cruzada moral\" para perseguir os transgressores. É a partir desse contexto que Hilda Hilst e Zé Celso, logo na virada da década, apresentam projetos que referendam questões relativas à sexualidade e ao obsceno. De um lado, a escritora paulista publica sua \"tetralogia obscena\", série de livros pornográficos em prosa e verso, dentre eles \"O caderno rosa de Lori Lamby\" e \"Contos d?escárnio. Textos grotescos\". Do outro, Zé Celso, junto à Associação Teat(r)o Uzyna Uzona, retorna aos palcos de São Paulo com espetáculos, como \"Bacantes\", \"Mistérios gozosos\" e \"Pra dar um fim no juízo de Deus\", e consolida seu projeto de construir um \"espetáculo orgiástico de multidão\" ou \"tragycomediorgyas\". O objetivo desta dissertação, nessa via, é o de propor um diálogo entre o diretor teatral e a escritora, buscando discutir, a partir, principalmente, das contribuições de Bataille, Bakhtin e Foucault, quais seriam as propostas apresentadas pelos artistas, além de como elas dialogam entre si e como respondem tanto à época em que vivem, quanto à tradição em que se inserem.Abstract: Discussions about eroticism and pornography in Brazil took a drastic contour throughout the 1980s, especially due to a statement by João Figueiredo, in which the last Brazilian dictator, supported by Christian values, presents his prognosis that society had been facing an expressive crisis, deteriorated by the expansion of obscene and licentiousness, proposing as a combative measure a moral crusade to persecute transgressors. It is from this context that Hilda Hilst and Zé Celso, at the turn of the decade, present projects that endorse issues related to sexuality and the obscene. On one side, the São Paulo writer publishes her obscene tetralogy, a series of pornographic books in prose and verse, including \"O caderno rosa de Lori Lamby\" and \"Contos d?escárnio. Textos grotescos\". On the other hand, Zé Celso, together with the Associação Teat(r)o Uzyna Uzona, returns to the stages of São Paulo with plays, such as \"Bacantes\", \"Mistérios gozosos\" and \"Pra dar um fim no juízo de Deus\", and consolidates his project to build an \"espetáculo orgiástico de multidão\" or \"tragycomediorgyas\". The objective of this dissertation, in this way, is to propose a dialogue between the theater director and the writer, seeking to discuss, mainly, based on the contributions of Bataille, Bakhtin and Foucault, which would be the proposals presented by the artists, in addition to how they dialogue with each other and how they respond both to the times in which they live, and to the tradition in which they are inserted.Santos, Alckmar Luiz dosUniversidade Federal de Santa CatarinaPergher, Paulo Henrique2021-08-23T14:07:56Z2021-08-23T14:07:56Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 p.| il.application/pdf371693https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227136porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:07:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227136Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:07:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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