Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242869 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Economia. |
id |
UFSC_8f296d84260f6bb31f4d76d90bff1dd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/242869 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmentoVeículos elétricosPolíticas públicasAquecimento globalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Economia.A diminuição de emissões de gases efeito estufa é um dos principais desafios que governos enfrentam para evitar desastres climáticos consequentes do aquecimento global. A adoção de veículos elétricos é uma solução para contribuir positivamente nessa causa ao substituir a frota de veículos movidos a combustíveis fósseis. O presente trabalho discute sobre o contexto, causas, efeitos e esforços de minimização de emissões de gases que estão relacionados ao aquecimento global e as mudanças climáticas. Além de um panorama do setor de transporte rodoviário e sua representatividade quanto às emissões de gases efeito estufa. O estudo ainda contribui, principalmente, apresentando uma análise de quais políticas públicas estão sendo adotadas por países com a maior inserção da modalidade e quais, dentre essas, são as mais eficientes. Os países abordados no estudo são: Noruega, Islândia, Suécia e Dinamarca. Se observa que incentivos fiscais que beneficiam uma maior equidade de preços entre veículos elétricos e convencionais, assim como um esforço para estruturar uma ampla rede de pontos de recarga para veículos elétricos, de forma a diminuir a ansiedade de autonomia, são medidas comuns que se apresentam como as medidas de maior eficiência nos países analisados.Florianópolis, SC.Oliveira, Guilherme deUniversidade Federal de Santa Catarina.Barreiro, Thiago2022-12-15T21:12:11Z2022-12-15T21:12:11Z2022-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242869Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-15T21:12:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242869Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-15T21:12:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmento |
title |
Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmento |
spellingShingle |
Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmento Barreiro, Thiago Veículos elétricos Políticas públicas Aquecimento global |
title_short |
Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmento |
title_full |
Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmento |
title_fullStr |
Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmento |
title_full_unstemmed |
Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmento |
title_sort |
Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmento |
author |
Barreiro, Thiago |
author_facet |
Barreiro, Thiago |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Guilherme de Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreiro, Thiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Veículos elétricos Políticas públicas Aquecimento global |
topic |
Veículos elétricos Políticas públicas Aquecimento global |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Economia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15T21:12:11Z 2022-12-15T21:12:11Z 2022-12-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242869 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
57 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652145113694208 |