Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiro, Thiago
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242869
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Economia.
id UFSC_8f296d84260f6bb31f4d76d90bff1dd5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/242869
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmentoVeículos elétricosPolíticas públicasAquecimento globalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Economia.A diminuição de emissões de gases efeito estufa é um dos principais desafios que governos enfrentam para evitar desastres climáticos consequentes do aquecimento global. A adoção de veículos elétricos é uma solução para contribuir positivamente nessa causa ao substituir a frota de veículos movidos a combustíveis fósseis. O presente trabalho discute sobre o contexto, causas, efeitos e esforços de minimização de emissões de gases que estão relacionados ao aquecimento global e as mudanças climáticas. Além de um panorama do setor de transporte rodoviário e sua representatividade quanto às emissões de gases efeito estufa. O estudo ainda contribui, principalmente, apresentando uma análise de quais políticas públicas estão sendo adotadas por países com a maior inserção da modalidade e quais, dentre essas, são as mais eficientes. Os países abordados no estudo são: Noruega, Islândia, Suécia e Dinamarca. Se observa que incentivos fiscais que beneficiam uma maior equidade de preços entre veículos elétricos e convencionais, assim como um esforço para estruturar uma ampla rede de pontos de recarga para veículos elétricos, de forma a diminuir a ansiedade de autonomia, são medidas comuns que se apresentam como as medidas de maior eficiência nos países analisados.Florianópolis, SC.Oliveira, Guilherme deUniversidade Federal de Santa Catarina.Barreiro, Thiago2022-12-15T21:12:11Z2022-12-15T21:12:11Z2022-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242869Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-15T21:12:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242869Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-15T21:12:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmento
title Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmento
spellingShingle Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmento
Barreiro, Thiago
Veículos elétricos
Políticas públicas
Aquecimento global
title_short Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmento
title_full Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmento
title_fullStr Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmento
title_full_unstemmed Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmento
title_sort Veículos elétricos: uma análise das políticas públicas voltadas à inserção de veículos elétricos entre os países líderes de venda no segmento
author Barreiro, Thiago
author_facet Barreiro, Thiago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Guilherme de
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreiro, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Veículos elétricos
Políticas públicas
Aquecimento global
topic Veículos elétricos
Políticas públicas
Aquecimento global
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Economia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15T21:12:11Z
2022-12-15T21:12:11Z
2022-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242869
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652145113694208