Desenvolvimento e teste de um novo modelo gravitacional de oportunidades para distribuição de viagens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76921 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnologico |
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Desenvolvimento e teste de um novo modelo gravitacional de oportunidades para distribuição de viagensTransportesPlanejamentoTesesTransportesModelos matematicosTesesViagensModelos matematicosTesesTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro TecnologicoNeste trabalho apresenta-se o desenvolvimento e teste de um novo modelo gravitacional - de oportunidades para distribuição de viagens. Na sua dedução são utilizados o Modelo de Oportunidades Intervenientes de Schneider, bem como a metodologia usada por Wilson para deduzir o Modelo Gravitacional. A tradicional dicotomia notacional que dificultava a amalgamação das duas classes de modelos é resolvida, definindo-se adequadamente uma matriz de oportunidades intervenientes. Isso possibilita a fácil aplicação das restrições de consistência de fluxos. A forma convencional do modelo gravitacional figura como um caso particular do modelo proposto, cujos principais atributos são sua simplicidade e sua operacionalidade, decorrentes de sua similaridade com o Modelo Gravitacional. A aplicação do princípio estatístico da máxima verossimilhança fornece critérios para a calibração dos parâmetros do novo modelo e a aplicação do princípio da máxima entropia mostra que o mesmo é um modelo entrópico. A calibração do novo modelo é feita obtendo-se aproximações das estimativas de máxima verossimilhança de seus parâmetros. Para obter os fatores de balanceamento é utilizado o procedimento iterativo de Furness e os parâmetros de impedância são determinados através do método de otimização não linear de Hooke e Jeeves. Uma aplicação prática do novo modelo é desenvolvida, numa área de estudo situada no Estado de Santa Catarina, com o intuito de estimar fluxos intermunicipais de passageiros por transporte público. O desenvolvimento dessa aplicação prática comprova a operacionalidade do modelo proposto e a análise dos resultados obtidos mostra a validade do mesmo para simular situações reais.Ulyssea Neto, IsmaelUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Mirian Buss2012-10-16T23:06:41Z2012-10-16T23:06:41Z19921992info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis174f.| il., grafsapplication/pdf89331http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76921porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:53:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/76921Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:53:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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