Ensino de italiano nas escolas públicas de Santa Catarina: relações entre língua, norma e identidade
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247495 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2022. |
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Ensino de italiano nas escolas públicas de Santa Catarina: relações entre língua, norma e identidadeLinguísticaLíngua italianaPolítica linguísticaItalianosIdentidade culturalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2022.Esta tese se insere no campo de investigação da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2006) e tem como objetivo geral problematizar as políticas linguísticas que balizam o ensino de italiano nas escolas públicas de Santa Catarina, atentando para o modo como essas políticas se manifestam nos discursos docentes e como impactam na práxis. Como movimento metodológico, primeiramente estabeleceu-se uma lista de municípios de interesse, em consonância com os estudos precedentes sobre a oferta de italiano em SC (BALTHAZAR, 2009; ZORZAN, 2014; FABRO, 2015; COUTRO, 2015; VALLE, 2018); em seguida, lançou-se mão de dois instrumentos de pesquisa: questionário on-line e entrevistas semiestruturadas com professoras de italiano de quatro municípios. A partir de uma perspectiva da LA crítica, com o intuito de discutir as contingências do cenário da pesquisa, são acionados os conceitos de: língua, dialeto e norma (BAGNO, 2011; GONÇALVES; 2011; MILROY, 2011; SILVESTRE; 2007); identidade (PENNA, 1998; PENNYCOOK, 2006; RAJAGOPALAN; 1998); nacionalidade (ANDERSON; 2008); e memória coletiva (HALBWACHS, 1990). Para a discussão dos dados, são elaboradas seis categorias: três a priori (as quais embasam a discussão do questionário e das entrevistas) e outras três a posteriori (usadas na discussão das entrevistas). Como resultados, verifica-se, no discurso das docentes, um conceito de língua informado pela ideologia da padronização, tendo lugar central o conceito de norma como um dos componentes chave na constituição de uma língua. Além disso, a língua é vista também como forma de manutenção e de valorização de uma identidade italiana, construída por meio de narrativas constitutivas de uma memória coletiva ligada à imigração italiana. Esta última, por sua vez, tem papel central na constituição de um ideal de cultura italiana, que passa também pela língua, e contribui para sedimentar uma coesão dentro da comunidade, entendida como italiana ou ítalo-brasileira.Abstract: This Dissertation integrates the Field of Investigation linked to the Critical Applied Linguistics (PENNYCOOK, 2006) and the general objective is to problematize the language policies that govern the teaching of Italian in Public Schools of Santa Catarina, with special attention to how these policies manifest themselves in teachers' discourses and how they impact on their praxis. As methodological process, we first established a list of cities of interest, in line with previously studies on the presence of Italian language teaching in SC (BALTHAZAR, 2009; ZORZAN, 2014; FABRO, 2015; COUTRO, 2015; VALLE, 2018); then we used two research instruments: an online questionnaire and a semi-structured interview with Italian language teachers from four cities in SC. From a Critical Applied Linguistics perspective, we mobilized the concepts of language, dialect, and norm (BAGNO, 2011; GONÇALVES; 2011; MILROY, 2011; SILVESTRE; 2007); identity (PENNA, 1998; PENNYCOOK, 2006; RAJAGOPALAN; 1998); nationality (ANDERSON; 2008); and collective memory (HALBWACHS, 1990). The discussion of the data was based on six categories: three a priori (which guide the discussion of the questionnaire and the interviews); and three a posteriori (which are used in the examination of the interviews). The results obtained showed that, the discourse of the teachers points to a concept of language informed by the ideology of standardization, with the concept of the norm as one of the key components in the constitution of a language. Moreover, language seems to be perceived as a form of maintenance and valorization of an Italian identity, built through narratives that constitute a collective memory linked to Italian immigration. Finally, we could argument that the immigration plays a central role in the constitution of an ideal of Italian culture, which also involves language, and contributes to consolidate a cohesion within the community, understood as Italian or Italian-Brazilian.Oliveira, Leandra Cristina deRomanelli, SergioUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Renata2023-06-28T18:25:44Z2023-06-28T18:25:44Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis261 p.| il., gráfs.application/pdf381716https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247495porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:25:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247495Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:25:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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