Do horror ao amor: compreendendo o significado de estar hospitalizado no cotidiano de crianças e adolescentes com doenças crônicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92882 |
Resumo: | Disertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Saude. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
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Do horror ao amor: compreendendo o significado de estar hospitalizado no cotidiano de crianças e adolescentes com doenças crônicasEnfermagemEnfermagem pediatricaHospitalizaçãoCriancas -Assistencia hospitalarAdolescentesAssistencia hospitalarDoencas cronicasTratamentoDisertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Saude. Programa de Pós-Graduação em EnfermagemO presente estudo trata de uma Pesquisa Convergente Assistencial de abordagem qualitativa, cujo objetivo geral foi compreender o significado de estar hospitalizado no cotidiano de crianças e adolescentes com doenças crônicas. O Interacionismo Simbólico foi o referencial teórico que apoiou toda a trajetória da pesquisa desenvolvida no segundo semestre de 2008, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, situado em Florianópolis # SC. Os sujeitos participantes foram uma criança com leucemia e três adolescentes, sendo dois com insuficiência renal crônica e um com osteogênese imperfeita, que vivenciam o cotidiano da doença crônica e da hospitalização. A coleta de dados foi realizada através do processo de interação em enfermagem, utilizando-se a técnica de observação participante, baseada na escuta sensível e no desenho infantil. Durante o processo de interação reforçou-se a concepção, de que o desenho não foi apenas uma estratégia eficaz que permitiu a expressividade das crianças e dos adolescentes em relação às interações vivenciadas no cotidiano da sua hospitalização, mas, também, possibilitou momentos agradáveis aos sujeitos, permitindo a expressão de seus sentimentos, criatividade e imaginação, fazendo com que eles reflitam sobre sua situação de saúde-doença e hospitalização de uma forma sensível. A análise dos dados seguiu quatro processos: apreensão, síntese, teorização e transferência. Ao analisar os significados encontrados, percebeu-se a sintonia desses tanto com os pressupostos e os conceitos sensíveis trazidos pelo Interacionismo Simbólico, quanto com os aspectos que envolvem o comportamento e a resposta de crianças e adolescentes frente ao cotidiano da doença crônica e da hospitalização. De tal modo que estar hospitalizado significa: estar doente, longe de casa, exposto a procedimentos dolorosos, sentir tristeza, sofrimento, nervosismo, ter vontade de chorar e responder com agressividade em alguns momentos, ao mesmo tempo, em que significa ter possibilidades de tratamento e cura, ser cuidado por enfermeiros, médicos, outros profissionais e pela família, fazer novas amizades, estar em reciprocidade com a natureza e vivenciar #experiências agradáveis# através do cuidado, da paixão, do amor, da felicidade e de brincadeiras. Dos significados encontrados, destacou-se a capacidade da criança e dos adolescentes em reagrupá-los e transformá-los sob o olhar da situação na qual estão inseridos, tudo isso, expressos através de seus lindos desenhos, permeados de significados e lições de vida. This study is about a Caring Convergent Research of qualitative approach, with the general aim of understanding the meaning of being hospitalized in the daily lives of children and teenagers with chronic diseases. Symbolic Interactionism was the theoretical referential that supported the pathway of research developed during the second semester of 2008, at Joana de Gusmao children.s Hospital, in Florianopolis . SC. Participants were a child with leukaemia and three teenagers, two with chronic kidney failure and one with osteogenesis imperfecta, living the daily life of the chronic disease and hospitalization. Data collection was done by an interaction process in nursing, making use of participant observation, based on sensitive hearing and child drawing. During the interaction process it was reinforced that the conception that drawings are not just an effective strategic that allows children and teenager.s expressivity in relation to lived interactions in their daily hospitalization lives, but also it allows for pleasant moments to the patients, allowing the expression of their feeling, their creativity and imagination, where they can reflect on their health-disease situation and hospitalization in a sensible manner. Analysis of data was done in four processes: apprehension, synthesis, theorization and transference. By analysing resulting meanings, the wavelength of these was perceived as well as the sensible presumptions and concepts presented by the Symbolic Interactionism, as well as aspects involving behaviour and answers of children and teenagers upon the daily life of chronic diseases and hospitalization. In a way that being hospitalized means: being sick, away from home, exposed to painful procedures, feeling sad, suffering, being nervous, wanting to cry and to answer aggressively at some times, and at the same time, it means having possibilities of treatment and cure, being cared by nurses, doctors and other professionals and by family members, making new friends, being in reciprocity with nature and experiencing ¡°pleasant experiences¡± through care, passion, love, happiness and games. From the meanings found, it was prominent the ability of the child and teenagers in regrouping these and changing them under the view of the situation they are inserted into, all of that, expressed by their beautiful drawings, permeated by meanings and lessons for life.Florianópolis, SCMartini, Jussara GueUniversidade Federal de Santa CatarinaLuz, Juliana Homem da2012-10-24T13:30:35Z2012-10-24T13:30:35Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis151 p.| il.application/pdf265364http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92882porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T10:35:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92882Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T10:35:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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