UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Aline Machado
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Ernani Marques dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131923
Resumo: Este trabalho investiga quais fatores podem condicionar à implantação de práticas de Gestão do Conhecimento (GC) em uma instituição educacional pública. Para tal, foi feito um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Porto Seguro (IFBA-PS) com o objetivo de identificar e analisar os elementos facilitadores, os principais obstáculos e os elementos norteadores ao processo de GC nesta instituição, levando em consideração às especificidades de uma instituição educacional pública. Na metodologia, o estudo de caso teve um enfoque quali-quantitativo, utilizando as dimensões organizacional, humana e externa como referência de pesquisa. Os resultados da pesquisa mostraram que o IFBA-PS possui alguns atributos de GC, entretanto ainda apresenta muitos obstáculos para implantação destas práticas. Diante disso, conclui-se que o IFBA-PS necessita estabelecer ações de forma a criar um ambiente organizacional mais favorável à implantação destas práticas.
id UFSC_8f7727d3ab980d8fe83c4fbc6561ef5f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131923
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICAGestão do conhecimento. Conhecimento organizacional. Instituições de ensino.Este trabalho investiga quais fatores podem condicionar à implantação de práticas de Gestão do Conhecimento (GC) em uma instituição educacional pública. Para tal, foi feito um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Porto Seguro (IFBA-PS) com o objetivo de identificar e analisar os elementos facilitadores, os principais obstáculos e os elementos norteadores ao processo de GC nesta instituição, levando em consideração às especificidades de uma instituição educacional pública. Na metodologia, o estudo de caso teve um enfoque quali-quantitativo, utilizando as dimensões organizacional, humana e externa como referência de pesquisa. Os resultados da pesquisa mostraram que o IFBA-PS possui alguns atributos de GC, entretanto ainda apresenta muitos obstáculos para implantação destas práticas. Diante disso, conclui-se que o IFBA-PS necessita estabelecer ações de forma a criar um ambiente organizacional mais favorável à implantação destas práticas.INPEAU2015-04-10T15:22:00Z2015-04-10T15:22:00Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131923Cruz, Aline MachadoSantos, Ernani Marques dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-10T15:22:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131923Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-10T15:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA
title UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA
spellingShingle UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA
Cruz, Aline Machado
Gestão do conhecimento. Conhecimento organizacional. Instituições de ensino.
title_short UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA
title_full UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA
title_fullStr UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA
title_full_unstemmed UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA
title_sort UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA
author Cruz, Aline Machado
author_facet Cruz, Aline Machado
Santos, Ernani Marques dos
author_role author
author2 Santos, Ernani Marques dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Aline Machado
Santos, Ernani Marques dos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento. Conhecimento organizacional. Instituições de ensino.
topic Gestão do conhecimento. Conhecimento organizacional. Instituições de ensino.
description Este trabalho investiga quais fatores podem condicionar à implantação de práticas de Gestão do Conhecimento (GC) em uma instituição educacional pública. Para tal, foi feito um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Porto Seguro (IFBA-PS) com o objetivo de identificar e analisar os elementos facilitadores, os principais obstáculos e os elementos norteadores ao processo de GC nesta instituição, levando em consideração às especificidades de uma instituição educacional pública. Na metodologia, o estudo de caso teve um enfoque quali-quantitativo, utilizando as dimensões organizacional, humana e externa como referência de pesquisa. Os resultados da pesquisa mostraram que o IFBA-PS possui alguns atributos de GC, entretanto ainda apresenta muitos obstáculos para implantação destas práticas. Diante disso, conclui-se que o IFBA-PS necessita estabelecer ações de forma a criar um ambiente organizacional mais favorável à implantação destas práticas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-10T15:22:00Z
2015-04-10T15:22:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131923
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652337846157312