UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131923 |
Resumo: | Este trabalho investiga quais fatores podem condicionar à implantação de práticas de Gestão do Conhecimento (GC) em uma instituição educacional pública. Para tal, foi feito um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Porto Seguro (IFBA-PS) com o objetivo de identificar e analisar os elementos facilitadores, os principais obstáculos e os elementos norteadores ao processo de GC nesta instituição, levando em consideração às especificidades de uma instituição educacional pública. Na metodologia, o estudo de caso teve um enfoque quali-quantitativo, utilizando as dimensões organizacional, humana e externa como referência de pesquisa. Os resultados da pesquisa mostraram que o IFBA-PS possui alguns atributos de GC, entretanto ainda apresenta muitos obstáculos para implantação destas práticas. Diante disso, conclui-se que o IFBA-PS necessita estabelecer ações de forma a criar um ambiente organizacional mais favorável à implantação destas práticas. |
id |
UFSC_8f7727d3ab980d8fe83c4fbc6561ef5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131923 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICAGestão do conhecimento. Conhecimento organizacional. Instituições de ensino.Este trabalho investiga quais fatores podem condicionar à implantação de práticas de Gestão do Conhecimento (GC) em uma instituição educacional pública. Para tal, foi feito um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Porto Seguro (IFBA-PS) com o objetivo de identificar e analisar os elementos facilitadores, os principais obstáculos e os elementos norteadores ao processo de GC nesta instituição, levando em consideração às especificidades de uma instituição educacional pública. Na metodologia, o estudo de caso teve um enfoque quali-quantitativo, utilizando as dimensões organizacional, humana e externa como referência de pesquisa. Os resultados da pesquisa mostraram que o IFBA-PS possui alguns atributos de GC, entretanto ainda apresenta muitos obstáculos para implantação destas práticas. Diante disso, conclui-se que o IFBA-PS necessita estabelecer ações de forma a criar um ambiente organizacional mais favorável à implantação destas práticas.INPEAU2015-04-10T15:22:00Z2015-04-10T15:22:00Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131923Cruz, Aline MachadoSantos, Ernani Marques dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-10T15:22:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131923Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-10T15:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA |
title |
UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA |
spellingShingle |
UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA Cruz, Aline Machado Gestão do conhecimento. Conhecimento organizacional. Instituições de ensino. |
title_short |
UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA |
title_full |
UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA |
title_fullStr |
UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA |
title_sort |
UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE INFLUÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PÚBLICA |
author |
Cruz, Aline Machado |
author_facet |
Cruz, Aline Machado Santos, Ernani Marques dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Ernani Marques dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Aline Machado Santos, Ernani Marques dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento. Conhecimento organizacional. Instituições de ensino. |
topic |
Gestão do conhecimento. Conhecimento organizacional. Instituições de ensino. |
description |
Este trabalho investiga quais fatores podem condicionar à implantação de práticas de Gestão do Conhecimento (GC) em uma instituição educacional pública. Para tal, foi feito um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Porto Seguro (IFBA-PS) com o objetivo de identificar e analisar os elementos facilitadores, os principais obstáculos e os elementos norteadores ao processo de GC nesta instituição, levando em consideração às especificidades de uma instituição educacional pública. Na metodologia, o estudo de caso teve um enfoque quali-quantitativo, utilizando as dimensões organizacional, humana e externa como referência de pesquisa. Os resultados da pesquisa mostraram que o IFBA-PS possui alguns atributos de GC, entretanto ainda apresenta muitos obstáculos para implantação destas práticas. Diante disso, conclui-se que o IFBA-PS necessita estabelecer ações de forma a criar um ambiente organizacional mais favorável à implantação destas práticas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-10T15:22:00Z 2015-04-10T15:22:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131923 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652337846157312 |