Consórcio de veículos de imprensa: uma resposta do jornalismo brasileiro para combater parte da desinformação na pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Vitória Peraça
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249938
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2023.
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spelling Consórcio de veículos de imprensa: uma resposta do jornalismo brasileiro para combater parte da desinformação na pandemia de Covid-19JornalismoVeracidade e falsidadeDesinformaçãoCOVID-19ImprensaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2023.O jornalismo vive uma crise de credibilidade decorrente também da crescente e desenfreada desinformação da sociedade. Essa desinformação é principalmente impulsionada pelas redes sociais na internet. Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia da Covid-19, que se alastrou pelo planeta em quatro meses. Desde então, o jornalismo empenha-se para informar a sociedade sobre os desdobramentos da pandemia, tentando driblar os efeitos causados pela desordem informacional, visto que divide o palco com a desinfodemia ? uma epidemia de desinformações. Seis veículos jornalísticos brasileiros - G1, O Globo, Estadão, Folha de S. Paulo, Extra e UOL - criaram o Consórcio de Veículos de Imprensa, no dia 8 de junho de 2020, para apurarem de forma colaborativa os dados da pandemia no país junto às secretarias estaduais e o Distrito Federal. A iniciativa de jornalismo colaborativo, advinda de veículos com interesses distintos, é uma resposta do jornalismo ao cenário político negacionista enfrentado no país em relação à pandemia da Covid-19 e à decisão de restrição dos dados da pandemia por parte do Ministério da Saúde. Esta pesquisa dedica-se ao estudo de caso sobre o Consórcio de Veículos de Imprensa para identificar de que forma o jornalismo colaborativo, na figura do Consórcio, contribuiu para a recuperação da credibilidade jornalística e para o combate à desinformação. Para abordar o tema, os procedimentos metodológicos adotados são a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso e as entrevistas em profundidade com seis profissionais, entre jornalistas coordenadores e repórteres dos veículos do Consórcio de Veículos de Imprensa. A análise está organizada na descrição do objeto de estudo desta dissertação seguida pela discussão dos dados e exposição dos resultados. Os resultados indicam que, entre outros aspectos, ações como a do Consórcio, são benéficas ao jornalismo, ao fortalecimento de sua credibilidade e ao combate à desinformação. Em 28 de janeiro de 2023, por decisão dos veículos membros, o Consórcio de Veículos de Imprensa encerrou suas atividades. Esta dissertação é, também, um esforço de documentação desta iniciativa colaborativa no jornalismo nacional, que registrou 965 dias de trabalho.Abstract: Journalism is experiencing a credibility crisis also resulting from the growing and rampant lack of information in society. This disinformation is mainly driven by social media on the internet. In March 2020, the World Health Organization (WHO) declared the Covid-19 pandemic, which spread across the planet in four months. Since then, journalism has endeavored to inform society about the developments of the pandemic, trying to circumvent the effects caused by informational disorder, as it shares the stage with the disinfodemia ? an epidemic of disinformation. Six Brazilian journalistic vehicles - G1, O Globo, Estadão, Folha de S. Paulo, Extra and UOL - created the Press Vehicles Consortium, on June 8, 2020, to collaboratively investigate pandemic data in the country together with to state secretariats and the Federal District. The collaborative journalism initiative, coming from vehicles with different interests, is a journalism response to the denialist political scenario faced in the country in relation to the Covid-19 pandemic and the decision to restrict pandemic data by the Ministry of Health. This research is dedicated to the case study on the Consortium of Press Vehicles to identify how collaborative journalism, in the figure of the Consortium, contributed to the recovery of journalistic credibility and to the fight against disinformation. To address the issue, the methodological procedures adopted are bibliographical research, case study and in-depth interviews with six professionals, including coordinating journalists and reporters from the vehicles of the Press Vehicle Consortium. The analysis is organized in the description of the object of study of this dissertation followed by the discussion of the data and exposition of the results. The results indicate that, among other aspects, actions such as the Consortium, are beneficial to journalism, strengthening its credibility and combating disinformation. On January 28, 2023, by decision of the member vehicles, the Press Vehicles Consortium ended its activities. This dissertation is also an effort to document this collaborative initiative in national journalism, which recorded 965 days of work.Christofoletti, RogérioUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Vitória Peraça2023-09-01T13:05:35Z2023-09-01T13:05:35Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis136 p.| il., gráfs.application/pdf382993https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249938porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T13:05:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249938Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-01T13:05:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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