Imagining pain: the representation of violence in beloved, push, and the dew breaker
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94772 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2011 |
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Imagining pain: the representation of violence in beloved, push, and the dew breakerLiteraturaLiteratura americana -Escritores negrosViolencia na literaturaSofrimentoNarrativa (Retórica)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2011A presente tese reflete sobre maneiras de sermos afetados por representações de violência e sofrimento humano. A discussão parte da incapacidade do discurso midiático em sensibilizar sua audiência quando imagens violentas não são capazes de causar choque e empatia. Em contraste a estas representações, este estudo examina representações literárias e a experiência de leitura de narrativas que são temática e esteticamente violentas. O argumento segue a metodologia proposta por Marco Abel (2007) na qual a representação de eventos violentos é abordada em termos de sua força estética; em termos do potencial da literatura em suspender o significado e a verdade evitando, assim, a transformação da experiência da violência em uma representação da violência. As análises de Beloved (1987) de Toni Morrison, Push (1996) de Sapphire e The Dew Breaker (2004) de Edwidge Danticat ilustram como escritoras negras norte-americanas utilizam o recurso narrativo deferral of truth ("postergar a verdade"). Tal recurso carrega o potencial de subverter o conhecimento do leitor, trazer de volta sensação e oferecer a possibilidade de criarmos novos significados. Desta forma, estas narrativas de violência e dor tornam-se espaços de indeterminação e dúvida, mas também de imaginação, criatividade e reflexão.Bellei, Sergio Luiz PradoUniversidade Federal de Santa CatarinaAlmeida, Marina Barbosa de2012-10-25T15:51:07Z2012-10-25T15:51:07Z2012-10-25T15:51:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis178 p.| il.application/pdf297994http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94772engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T02:53:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94772Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T02:53:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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