Análise das relações entre prestadores de serviço e planos de saúde odontológicos: visão do cirurgião-dentista.
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127303 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaMoraes, Fernanda Cristina Bertram deFinkler, MirelleNeumann, Daniela Garbin2014-12-10T11:11:20Z2014-12-10T11:11:20Z2014-12-10https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127303TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.A política de saúde no Brasil seguiu, a partir do final dos anos 80, uma trajetória baseada em uma concepção universalizante da saúde, enquanto direito de cidadania, que tem sido materializada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Simultaneamente, ocorreu um considerável crescimento do setor de Saúde Suplementar (SS) no país, que cobre hoje cerca de um quarto da população. A Odontologia acompanhou esse crescimento, e hoje mais de 19 milhões de brasileiros estão cobertos por planos odontológicos. Através da análise das relações entre operadoras de planos odontológicos, seus prestadores, beneficiários e a Agência Nacional de Saúde Suplementar, pode-se conhecer melhor as peculiaridades da segmentação odontológica do setor. Investigar essas especificidades, especialmente no que diz respeito à relação entre os prestadores de serviço e as operadoras de planos odontológicos, foi o objetivo do presente estudo, a fim de contribuir com o desenvolvimento de propostas de mudanças para a qualificação da atenção à saúde bucal dos beneficiários. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem metodológica quantitativa, que teve como instrumento de pesquisa um questionário, enviado por correio eletrônico a todos os cirurgiões-dentistas do estado de Santa Catarina. A amostra foi composta por todos aqueles que aceitaram participar e que se declararam prestadores de serviços a pelo menos um convênio odontológico (157). Os resultados indicaram que o credenciamento interfere na autonomia profissional e que o baixo índice de satisfação está diretamente relacionado ao baixo retorno financeiro. Os profissionais relataram a diminuição da qualidade do atendimento prestado aos beneficiários no que diz respeito ao material utilizado e ao tempo dedicado à consulta. Observou-se também que lhes faltam conhecimentos sobre a SS e sua agência reguladora; e que a maioria pretende se descredenciar futuramente. Apesar de tudo isto, os profissionais reconhecem que o credenciamento tende a aumentar o fluxo de pacientes, compartilham a preocupação em desenvolver uma assistência ética, e consideram que o crescimento do setor é positivo para a população brasileira. Embora seja uma temática relevante para os trabalhadores da Odontologia, o baixo retorno de respostas a esta pesquisa remete a uma reflexão sobre a falta de engajamento e mobilização da categoria profissional nas questões que são de todos e de cada um. Palavras-chave: Saúde Suplementar; Planos Privados de Saúde; Odontologia.37 f.saúde suplementarplanos privados de saúdeodontologiaAnálise das relações entre prestadores de serviço e planos de saúde odontológicos: visão do cirurgião-dentista.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALtcc final corrigido.pdftcc final corrigido.pdfapplication/pdf1928969https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/127303/1/tcc%20final%20corrigido.pdfe77b0b9bb09e0217b4b3769d3bdb4dafMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/127303/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1273032014-12-10 09:11:20.599oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-12-10T11:11:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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