As competências específicas do profissional de educação física: um estudo Delphi
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84415 |
Resumo: | Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
id |
UFSC_8fef0a2e61c08281e2645bd7e44e2c59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84415 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As competências específicas do profissional de educação física: um estudo DelphiEducação físicaProfessores -FormaçãoEducação físicaEstudo e ensinoDissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaNa atualidade, a Educação Física brasileira atravessa um período muito importante, principalmente após a regulamentação da profissão (Lei 9696/98). Além disso, o modelo atual de formação profissional tem gerado algumas discussões de problemas que envolvem a relação entre o sistema educacional e o sistema ocupacional, em que o mercado de trabalho da área apresenta-se bastante dinâmico. Por um lado, têm-se ampliadas as opções de ocupação na área e, por outro, exige-se dos profissionais a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes para um melhor desempenho. Diante deste quadro, o presente estudo se propôs a estabelecer as competências específicas dos profissionais de Educação Física de acordo com as áreas de atuação da Docência em Educação Física no Ensino Fundamental e Médio, Treinamento Esportivo das diversas modalidades e Orientação de Atividades Físicas para grupos e indivíduos. Foi utilizada a Técnica Delphi com três momentos distintos (rounds), a fim de alcançar um nível de consenso esperado entre os especialistas. Foram compostos três painéis de especialistas, um para cada ocupação. Na análise dos dados, fez-se uso da estatística descritiva, mais especificamente as medidas de tendência central (média, moda e mediana), dispersão (desvio-padrão), como também as freqüências dos escores e percentagens de cada competência. As opiniões dos participantes nos três painéis apresentaram consenso sobre as competências específicas ou essenciais ao profissional de Educação Física. Desta forma, foi possível detectar um conjunto de conhecimentos (conceitual, procedimental e contextual), habilidades (planejamento, comunicação, avaliação, incentivação e gestão) e atitudes necessárias ao desempenho profissional nas áreas específicas de atuação. Sobre as tendências de diminuição e aumento da importância atribuída às competências definidas pelo estudo e o período em que acontecerá, os três painéis apresentaram opinião bastante similar de que a importância atribuída às competências tenderá a aumentar no período de 2002 a 2004. Espera-se que esta investigação possa fornecer informações tais que permitam àqueles envolvidos e preocupados com o desenvolvimento da profissão de Educação Física tomar decisões mais embasadas, explorar possibilidades e alternativas na delimitação e especificação das competências e atividades a desempenhar pelo profissional da área.Florianópolis, SCNascimento, Juarez Vieira doUniversidade Federal de Santa CatarinaFeitosa, Wallacy Milton do Nascimento2012-10-20T09:07:46Z2012-10-20T09:07:46Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii,64 f.| il.application/pdf182263http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84415porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T14:52:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84415Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-29T14:52:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As competências específicas do profissional de educação física: um estudo Delphi |
title |
As competências específicas do profissional de educação física: um estudo Delphi |
spellingShingle |
As competências específicas do profissional de educação física: um estudo Delphi Feitosa, Wallacy Milton do Nascimento Educação física Professores - Formação Educação física Estudo e ensino |
title_short |
As competências específicas do profissional de educação física: um estudo Delphi |
title_full |
As competências específicas do profissional de educação física: um estudo Delphi |
title_fullStr |
As competências específicas do profissional de educação física: um estudo Delphi |
title_full_unstemmed |
As competências específicas do profissional de educação física: um estudo Delphi |
title_sort |
As competências específicas do profissional de educação física: um estudo Delphi |
author |
Feitosa, Wallacy Milton do Nascimento |
author_facet |
Feitosa, Wallacy Milton do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Juarez Vieira do Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Wallacy Milton do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Professores - Formação Educação física Estudo e ensino |
topic |
Educação física Professores - Formação Educação física Estudo e ensino |
description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T09:07:46Z 2012-10-20T09:07:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
182263 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84415 |
identifier_str_mv |
182263 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xiii,64 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652079473885184 |