A evidenciação dos princípios de governança no sistema "S": um estudo no SENAI/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Elizângela
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103560
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2013.
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spelling A evidenciação dos princípios de governança no sistema "S": um estudo no SENAI/SCContabilidadeGestão de empresasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2013.Partindo dos princípios de Governança que para esta pesquisa são: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Social & Ambiental, entende-se que a Governança atinge à todas as empresas, principalmente aquelas que devem prestar contas dos recursos públicos recebidos. Nesse contexto, tem-se como problema de pesquisa: uma entidade pertencente ao Sistema "S", tendo como característica principal a receita compulsória, tem como prática a evidenciação dos princípios de Governança definidos em: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Social & Ambiental? O objetivo geral deste trabalho é identificar a evidenciação dos princípios de Governança no SENAI/SC. Para tanto, são objetivos específicos: (i) estruturar um checklist com recomendações de governança para o SENAI/SC em quatro dimensões: Gestão Financeira e Educacional, Societária, Social & Ambiental e Pessoal; (ii) definir, como critério de agrupamento para análise e interpretação dos resultados, as recomendações correspondentes a cada uma das dimensões; (iii) identificar o atendimento ou não a cada uma das recomendações propostas no checklist; (iv) apresentar uma proposta de Relatório de Governança. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva que visa identificar nos relatórios da entidade objeto de estudo o atendimento ou não às recomendações conforme checklist. Quanto à natureza, trata-se de um estudo de caso que irá estudar a realidade do SENAI/SC, utilizando-se de dados secundários. Quanto à abordagem do problema, é uma pesquisa preponderantemente qualitativa, pois visa descrever o atendimento ou não às recomendações de governança. A análise e discussão dos resultados partiram da elaboração de uma lista de verificação (checklist) com 48 recomendações de governança que se aplicam SENAI/SC criadas a partir do conjunto de materiais e documentos que compuseram: (i) referencial teórico, (ii) referencial prático/técnico e, (iii) referencial da legislação pertinente ao Sistema "S", em especial o SENAI/SC. Esse checklist foi estruturado em quatro dimensões sendo analisadas individualmente. Na dimensão Gestão Financeira e Educacional, das 14 recomendações, 11 existem, sendo 3 evidenciadas pelo SENAI/SC, 7 publicadas pelo TCU e 3 pelo SENAI/NACIONAL. Na dimensão Societária, das 7 recomendações, apenas 2 existem sendo publicadas pelo SENAI/NACIONAL. Na dimensão Social & Ambiental, com 4 recomendações, 1 existe sendo evidenciada pelo SENAI/SC. Já na dimensão Pessoal, das 23 recomendações, 11 existem e são evidenciadas pelo SENAI/SC. Em geral, das 48 recomendações propostas no checklist, 22 não existem, ou seja, não foi evidenciado nos documentos analisados o atendimento à essas recomendações. Das 26 recomendações existentes, 16 são evidenciadas pelo SENAI/SC, porém 11 delas tratam do código de Conduta. Para atendimento ao último objetivo específico, foi elaborada uma "Proposta de Relatório de Governança" que teve por base o "Relatório Anual do SENAI/SC 2010" reestruturado por dimensão e com a inclusão das recomendações não evidenciadas pelo SENAI/SC. Assim, conclui-se que o SENAI/SC atende somente 16 das 48 recomendações do checklist, sendo que as 10 recomendações publicadas pelo TCU e SENAI/NACIONAL, também deveriam ser evidenciadas pelo próprio SENAI/SC.<br>Abstract : Based on the principles of Governance that for this research are: Transparency, Fairness, Accountability and Environmental & Social Responsibility, means that governance affects all companies, especially those who are accountable for public funds received. In this context, the research problem are: an entity belonging to the "Sistema S" , having as main characteristic the recipe compulsory, having the disclosure practice the principles defined in Governance: Transparency, Fairness, Accountability and Environmental & Social Responsibility? The overall goal of this work is to identify the principles of disclosure of Governance in SENAI/SC. For this purpose, specifics objectives are: (i) structure with a checklist of recommendations for the governance SENAI/SC in four areas: Financial Management and Education, Corporate, Social & Environmental and human resource, (ii) define as grouping criteria for analysis and interpretation of results, the recommendations relating to each of the dimensions, (iii) identify the service or not for each of the recommendations proposed in the checklist, (iv) propose a Governance Report. This is an exploratory and descriptive research that seeks to identify the reports of the entity object of study attendance or not the recommendations as checklist. It is a case study that will explore the reality of SENAI/SC, using secondary data. The approach of the problem, is a predominantly qualitative research, it aims to describe the fulfillment or not at recommendations of governance. Analysis and discussion of results are based in the elaboration of a checklist with 48 recommendations of governance that are applied at SENAI/SC, created from the set of documents and materials that includes: (i) theoretical, (ii) reference practical / technical, and (iii) a reference to the relevant legislation of "Sistema S", in particular SENAI/SC. This checklist was structured in four dimensions being analyzed individually. In Financial Management and Education dimension, from 14 recommendations, 11 are being highlighted by three SENAI/SC, 7 published by TCU and 3 SENAI/NATIONAL. In Corporate dimension, from 7 recommendations, only 2 are being published by SENAI/NATIONAL. In Social & Environmental dimension, with four recommendations, one is being evidenced by SENAI / SC. In the Human Resource Dimension of the 23 recommendations, 11 and there are evidenced by SENAI/SC. In general, from 48 recommendations proposed in the checklist, 22 does not exist, there was no evidence in the documents examined with these recommendations. Of the 26 existing recommendations, 16 are evidenced by SENAI/SC, but 11 of them dealing with the conduct code. To the specific goal, we created a "Proposed Governance Report" which was based on the "Relatório Anual do SENAI/SC 2010" restructured by dimension and with the inclusion of recommendations not evidenced by SENAI / SC. It concludes that the SENAI/SC fulfill only 16 of the 48 recommendations in the checklist, and for the 10 recommendations published by TCU and SENAI/NATIONAL, should also be evidenced by the SENAI/SC.Vicente, Ernesto Fernando RodriguesUniversidade Federal de Santa CatarinaDuarte, Elizângela2013-07-16T21:14:59Z2013-07-16T21:14:59Z20132013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 p.| il., tabs.application/pdf317428http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103560porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:15:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103560Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:15:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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