Modelagem de processos em uma empresa de serviços laboratoriais químicos e macânicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lottermann, Luan Iagho Campagnollo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228097
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária.
id UFSC_905ea4ad2f95b95eac8b6406f661396d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/228097
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLottermann, Luan Iagho CampagnolloZagheni, Elisete Santos Da Silva2021-09-24T13:25:24Z2021-09-24T13:25:24Z2021-09-15https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228097TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária.A globalização econômica trouxe às empresas a necessidade de uma constante evolução em seus resultados, dada a competitividade e o acirramento da concorrência. A gestão de processos de negócio é uma das formas de lidar com esse cenário, por meio do redesenho, melhoria, implementação e monitoramento dos processos. Para implementá-la, é necessário que a organização possua um alto nível de maturidade, que pode ser adquirido através do mapeamento dos seus processos. Desta forma, o objetivo deste estudo é aplicar o método BPM no processo de vendas do setor comercial de uma empresa de serviços, a fim de realizar a modelagem de processos do setor. Com isto, obter indicadores de desempenho e revisão dos processos, com foco na melhoria contínua dos procedimentos internos. O BPM tem o objetivo de permitir a organização conhecer de forma mais detalhada as suas atividades e os seus respectivos desempenhos, isso através de objetivos estratégicos para nortear a mensuração dos desempenhos dos seus processos. Assim, este estudo apresenta uma análise qualitativa dos resultados, demonstrando diversas oportunidades de melhoria, que se implementadas, irão trazer resultados diretos e efetivos à organização, como o aumento da eficácia, confiabilidade e eficiência dos processos, melhora na comunicação interna, melhoria no atendimento ao cliente e a evolução da visão dos gestores e colaboradores envolvidos. Permitindo que a organização internamente seja fortalecida, mais competitividade no mercado e superior em relação aos seus antigos processos de negócio.The global economy brought the companies the need for constant evolution in their results given the competitiveness and strong competition. The management of business processes is a way to handle this scenario, through rework, improvement, implementation and processes monitoring. To put it in practice, it is necessary that the organization has high level of maturity which it could be acquired by mapping its processes. This paper tries to show a real application of the mapping concept using the BPM (Business Process Management) and some of the performance indicators in the commercial department of a service provider company. The BPM has the focus of allowing the organization to know in depth its activities and performance through strategic targets to measure the performance of your own processes. This paper presents a qualitative analysis of results showing several opportunities of improvement in which if implemented, it would bring immediate results to the organization as high effectiveness, liability and efficiency to the processes. Also, better internal communication, customer service and evolution in the management and employees’ vision can be cited as benefits from that. This also allows the organization to become stronger and more competitive if compared to its own traditional methods of business management.Joinville, SCGestão de processosBPMIndicadores de desempenhoMapeamento de processosModelagem de processos em uma empresa de serviços laboratoriais químicos e macânicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/228097/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC_Luan_Iagho_Campagnollo_Lottermann.pdfTCC_Luan_Iagho_Campagnollo_Lottermann.pdfTCCapplication/pdf3081541https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/228097/1/TCC_Luan_Iagho_Campagnollo_Lottermann.pdf50e897c18e2ab56de353f5913e41683eMD51123456789/2280972021-09-24 10:25:24.651oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-24T13:25:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem de processos em uma empresa de serviços laboratoriais químicos e macânicos
title Modelagem de processos em uma empresa de serviços laboratoriais químicos e macânicos
spellingShingle Modelagem de processos em uma empresa de serviços laboratoriais químicos e macânicos
Lottermann, Luan Iagho Campagnollo
Gestão de processos
BPM
Indicadores de desempenho
Mapeamento de processos
title_short Modelagem de processos em uma empresa de serviços laboratoriais químicos e macânicos
title_full Modelagem de processos em uma empresa de serviços laboratoriais químicos e macânicos
title_fullStr Modelagem de processos em uma empresa de serviços laboratoriais químicos e macânicos
title_full_unstemmed Modelagem de processos em uma empresa de serviços laboratoriais químicos e macânicos
title_sort Modelagem de processos em uma empresa de serviços laboratoriais químicos e macânicos
author Lottermann, Luan Iagho Campagnollo
author_facet Lottermann, Luan Iagho Campagnollo
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lottermann, Luan Iagho Campagnollo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zagheni, Elisete Santos Da Silva
contributor_str_mv Zagheni, Elisete Santos Da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de processos
BPM
Indicadores de desempenho
Mapeamento de processos
topic Gestão de processos
BPM
Indicadores de desempenho
Mapeamento de processos
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-24T13:25:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-24T13:25:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228097
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/228097/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/228097/1/TCC_Luan_Iagho_Campagnollo_Lottermann.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
50e897c18e2ab56de353f5913e41683e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804977612750848