A utilização de um ambiente ergonomico enquanto estratégia facilitadora para aprendizagem da disciplina de matemática aplicada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Regina Maria
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91526
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_906262cb11ee60a91d39ab235637cc2d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91526
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A utilização de um ambiente ergonomico enquanto estratégia facilitadora para aprendizagem da disciplina de matemática aplicadaEngenharia de produçãoAmbiente escolarRuidoErgonomiaAprendizagemAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo da pesquisa é verificar se a utilização do ambiente ergonômico, onde as condições ambientais são adequadas, interfere na aprendizagem da matemática aplicada, para o aluno do curso superior em tecnologia da Fatec Internacional. A pesquisa é um estudo de caso. A primeira parte da pesquisa é uma revisão bibliográfica para o referencial teórico, enfocando conceitos de ergonomia e de aprendizagem da matemática aplicada e do ensino tecnológico. A segunda parte, o estudo de caso, teve como objetivos específicos realizar entrevista para identificar a influência do ruído no desempenho dos alunos com dificuldade no aprendizado da matemática aplicada, e a medição do grau de ruído da sala de aula, complementado com um levantamento do nível de pressão sonora; e utilizar o ambiente ergonômico para o desenvolvimento de atividades de apoio a esse aluno. Foi realizado um roteiro de entrevistas de apoio psicopedagógico para obtenção de dados quanto à influência do ruído no desempenho dos alunos. Constatou-se que a maioria dos entrevistados alegou como uma das causas do mau desempenho, o ruído com origem em fontes externas, tráfego de veículos e pedestres na rua em frente à sala de aula, e internas, como a conversação entre os colegas. Foi montada uma sala ambientada para que os alunos com queixas de dificuldades na aprendizagem tivessem aulas individualizadas com um professor-tutor especialista na área, e encontros de apoio psicopedagógico.Houve então a comparação do desempenho dos alunos que foram expostos à sala de aula normal e à sala de aula ambientada Como resultado, constatou-se, ao final de três meses, que houve sensível melhora no desempenho dos alunos que participaram da pesquisa, permitindo concluir que um ambiente que considere os aspectos ergonômicos, interfere positivamente na realização de atividades, neste caso especifico, a aprendizagemFlorianópolis, SCMerino, Eugenio Andreas DiazUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Regina Maria2012-10-23T23:55:59Z2012-10-23T23:55:59Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis119 f.| il., tabs., grafs.application/pdf262526http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91526porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T20:02:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91526Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T20:02:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de um ambiente ergonomico enquanto estratégia facilitadora para aprendizagem da disciplina de matemática aplicada
title A utilização de um ambiente ergonomico enquanto estratégia facilitadora para aprendizagem da disciplina de matemática aplicada
spellingShingle A utilização de um ambiente ergonomico enquanto estratégia facilitadora para aprendizagem da disciplina de matemática aplicada
Machado, Regina Maria
Engenharia de produção
Ambiente escolar
Ruido
Ergonomia
Aprendizagem
Avaliação
title_short A utilização de um ambiente ergonomico enquanto estratégia facilitadora para aprendizagem da disciplina de matemática aplicada
title_full A utilização de um ambiente ergonomico enquanto estratégia facilitadora para aprendizagem da disciplina de matemática aplicada
title_fullStr A utilização de um ambiente ergonomico enquanto estratégia facilitadora para aprendizagem da disciplina de matemática aplicada
title_full_unstemmed A utilização de um ambiente ergonomico enquanto estratégia facilitadora para aprendizagem da disciplina de matemática aplicada
title_sort A utilização de um ambiente ergonomico enquanto estratégia facilitadora para aprendizagem da disciplina de matemática aplicada
author Machado, Regina Maria
author_facet Machado, Regina Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Merino, Eugenio Andreas Diaz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Regina Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ambiente escolar
Ruido
Ergonomia
Aprendizagem
Avaliação
topic Engenharia de produção
Ambiente escolar
Ruido
Ergonomia
Aprendizagem
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T23:55:59Z
2012-10-23T23:55:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 262526
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91526
identifier_str_mv 262526
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 119 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652250906624000