O mundo imaginal e a potência de ser família saudável frente a violência no quotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araruna, Raimunda da Costa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90493
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
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spelling O mundo imaginal e a potência de ser família saudável frente a violência no quotidianoEnfermagemViolencia familiarCrianças maltratadasCotidianoPromoção da saúdeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Esta pesquisa tem como objetivos: compreender como se manifesta o quotidiano e o mundo imaginal de famílias de crianças e adolescentes que vivenciam violência intrafamiliar; compreender o mundo imaginal de ser família saudável, bem como a possibilidade de construir este ser saudável no quotidiano das famílias de crianças e adolescentes que vivenciam violência intrafamiliar. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, apoiado no referencial teórico-epistemo-metodológico de Michel Maffesoli, da Sociologia Compreensiva e do Quotidiano, adotando-se seus #pressupostos teóricos e da sensibilidade#, quando defende a razão sensível. Utilizaram-se as estratégias da pesquisa de campo trazidas por Leonard Schatzman e Anselm Strauss como: entrar no campo, observar; ouvir; registrar; analisar, a partir de oficinas. O caminho metodológico permitiu a interação com dez famílias de crianças e adolescentes que vivenciam violência intrafamiliar, matriculadas no ensino fundamental de uma Escola Pública, no município de Rio Branco-AC. A imersão no mundo dessas famílias possibilitou chegar a duas grandes conjunções: Aproximando-se do quotidiano das famílias e encontrando a violência em seu real mundo imaginal; e buscando construir o ser saudável no quotidiano junto às famílias. A pesquisa indica que, no quotidiano, as famílias constroem uma imagem de ser saudável e de família saudável a partir de seu processo de viver, compartilham suas experiências, com suas interações, imagens, imaginário, símbolos, e significados para cada um. Por outro lado, elas vivenciam no seu processo de viver um quotidiano pleno de violência social e intrafamiliar, mas percebem sua possibilidade de serem famílias saudáveis. As oficinas utilizadas para interação e coleta de dados desta pesquisa, levou-nos a compreender não somente a complexidade do processo de viver no quotidiano de algumas famílias de crianças e adolescentes que vivenciam violência intrafamiliar, mas a mudança nas interações de algumas famílias frente ao fenômeno da violência intrafamiliar. A enfermagem, ao mergulhar no mundo imaginal das famílias, pode desencadear um processo reflexivo nas famílias para que as mesmas possam pensar e repensar sobre o seu modo de viver e, desta maneira, construir e re-construir caminhos visando melhorar a interação familial. Deste modo, é que reafirmamos a tese de que a compreensão do mundo imaginal das famílias de crianças e adolescentes que vivenciam violência se constitui numa possibilidade de promover o ser saudável destas famílias em seu quotidiano. This research has the following objectives: understanding the configuration of the quotidian and imaginal world of families whose children and adolescents live up intra-family violence; understanding the imaginal world of being a healthy family and the possibility of building up this being healthy in the quotidian of families whose children and adolescents experience intra-family violence. The process of data collecting involved interaction with ten families whose children and adolescents were victims of intra-family violence and were students at a public high school in Rio Branco, the capital city of the state of Acre in Brazil. It is a descriptive qualitative study oriented according to the #theoretical tenets of sensibleness# espoused by Michel Maffesoli who proposes the sensible reason. Field work was carried out following the research strategies advocated by Leonard Schatzman and Anselm Straus, which require: entering the field; observing; listening; registering; analyzing. The immersion into those families# imaginal worlds made it possible to understand the researched subjects# quotidian, leading to two major conjunctions: Approaching the families# quotidian and finding out violence in their real imaginal world, and seeking to help them construct the being healthy in their quotidian. The research reveals that in their quotidian the families construct an image of being healthy and of a healthy family based on their living process, share their experiences with their interactions, images, imaginary, symbols and meanings for each one. However, they experience in their living process a quotidian full of social and intra-family violence, but envisage the possibility of becoming healthy families. The workshops for interaction and data collecting lead to the understanding not only of the complexity of the living process in the quotidian of some families whose children and adolescents suffer intra-family violence, but also of the changing of some families in regard to the phenomenon of intra-family violence. Nursing, by diving into the imaginal world of families, may trigger off a reflective process in those families which will help them to think and rethink about their way of living, which may also help them to build and re-build new ways to ameliorate family interaction. Thus, we re-state the thesis that comprehension of the imaginal world of families whose children and adolescents suffer family violence opens the possibility of promoting the being healthy for those families in their quotidian.Florianópolis, SCNitschke, Rosane GonçalvesUniversidade Federal de Santa CatarinaAraruna, Raimunda da Costa2012-10-23T11:29:00Z2012-10-23T11:29:00Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf249022http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90493porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T01:27:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90493Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T01:27:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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