O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NICOLODINI, SUZANA CINI FREITAS
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: CUNHA, MARIA ISABEL DA, CITOLIN, CRISTINA BOHN, RODRIGUES, HELOIZA, MACHADO, FERNANDA MAURENTE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96915
Resumo: A relação entre a pesquisa e o ensino e seu impacto na concepção de docência e qualidade da educação superior é o foco principal da investigação que vem sendo desenvolvida por um grupo de pesquisa de uma universidade brasileira. Um dos recortes do estudo toma a análise da concepção da indissociabilidade do ensino e da pesquisa na modalidade Ensino a Distância (EAD), cada vez mais presente no sistema de educação superior do Brasil. Mais do que as outras práticas de ensino, a educação a distância é olhada com desconfiança, quando o tema é qualidade do ensino. A pesquisa tem por objetivos examinar essa relação e sua condição qualificadora do ensino de graduação na modalidade EAD. Recorre a autores como Sousa Santos, García, Moraes, Maturana e Barnett para a compreensão teórica do objeto. A empiria foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores de Programas de Formação de Professores na modalidade EAD, em três universidades brasileiras. Os dados parciais consideram que há especificidades próprias da modalidade EAD na relação ensino e pesquisa e revela que a comunicação clara entre diferentes sujeitos dos cursos investigados, assim como a formação docente específica para esta modalidade são fatores fundamentais para promover a qualidade do processo ensino /aprendizagem.
id UFSC_91243afade0321f929929e7a3d2a7f8b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96915
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EADA relação entre a pesquisa e o ensino e seu impacto na concepção de docência e qualidade da educação superior é o foco principal da investigação que vem sendo desenvolvida por um grupo de pesquisa de uma universidade brasileira. Um dos recortes do estudo toma a análise da concepção da indissociabilidade do ensino e da pesquisa na modalidade Ensino a Distância (EAD), cada vez mais presente no sistema de educação superior do Brasil. Mais do que as outras práticas de ensino, a educação a distância é olhada com desconfiança, quando o tema é qualidade do ensino. A pesquisa tem por objetivos examinar essa relação e sua condição qualificadora do ensino de graduação na modalidade EAD. Recorre a autores como Sousa Santos, García, Moraes, Maturana e Barnett para a compreensão teórica do objeto. A empiria foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores de Programas de Formação de Professores na modalidade EAD, em três universidades brasileiras. Os dados parciais consideram que há especificidades próprias da modalidade EAD na relação ensino e pesquisa e revela que a comunicação clara entre diferentes sujeitos dos cursos investigados, assim como a formação docente específica para esta modalidade são fatores fundamentais para promover a qualidade do processo ensino /aprendizagem.INPEAU2012-11-01T18:57:17Z2012-11-01T18:57:17Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96915NICOLODINI, SUZANA CINI FREITASCUNHA, MARIA ISABEL DACITOLIN, CRISTINA BOHNRODRIGUES, HELOIZAMACHADO, FERNANDA MAURENTEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T19:11:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96915Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:11:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD
title O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD
spellingShingle O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD
NICOLODINI, SUZANA CINI FREITAS
title_short O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD
title_full O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD
title_fullStr O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD
title_full_unstemmed O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD
title_sort O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD
author NICOLODINI, SUZANA CINI FREITAS
author_facet NICOLODINI, SUZANA CINI FREITAS
CUNHA, MARIA ISABEL DA
CITOLIN, CRISTINA BOHN
RODRIGUES, HELOIZA
MACHADO, FERNANDA MAURENTE
author_role author
author2 CUNHA, MARIA ISABEL DA
CITOLIN, CRISTINA BOHN
RODRIGUES, HELOIZA
MACHADO, FERNANDA MAURENTE
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NICOLODINI, SUZANA CINI FREITAS
CUNHA, MARIA ISABEL DA
CITOLIN, CRISTINA BOHN
RODRIGUES, HELOIZA
MACHADO, FERNANDA MAURENTE
description A relação entre a pesquisa e o ensino e seu impacto na concepção de docência e qualidade da educação superior é o foco principal da investigação que vem sendo desenvolvida por um grupo de pesquisa de uma universidade brasileira. Um dos recortes do estudo toma a análise da concepção da indissociabilidade do ensino e da pesquisa na modalidade Ensino a Distância (EAD), cada vez mais presente no sistema de educação superior do Brasil. Mais do que as outras práticas de ensino, a educação a distância é olhada com desconfiança, quando o tema é qualidade do ensino. A pesquisa tem por objetivos examinar essa relação e sua condição qualificadora do ensino de graduação na modalidade EAD. Recorre a autores como Sousa Santos, García, Moraes, Maturana e Barnett para a compreensão teórica do objeto. A empiria foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores de Programas de Formação de Professores na modalidade EAD, em três universidades brasileiras. Os dados parciais consideram que há especificidades próprias da modalidade EAD na relação ensino e pesquisa e revela que a comunicação clara entre diferentes sujeitos dos cursos investigados, assim como a formação docente específica para esta modalidade são fatores fundamentais para promover a qualidade do processo ensino /aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-08
2012-11-01T18:57:17Z
2012-11-01T18:57:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96915
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652249602195456