O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96915 |
Resumo: | A relação entre a pesquisa e o ensino e seu impacto na concepção de docência e qualidade da educação superior é o foco principal da investigação que vem sendo desenvolvida por um grupo de pesquisa de uma universidade brasileira. Um dos recortes do estudo toma a análise da concepção da indissociabilidade do ensino e da pesquisa na modalidade Ensino a Distância (EAD), cada vez mais presente no sistema de educação superior do Brasil. Mais do que as outras práticas de ensino, a educação a distância é olhada com desconfiança, quando o tema é qualidade do ensino. A pesquisa tem por objetivos examinar essa relação e sua condição qualificadora do ensino de graduação na modalidade EAD. Recorre a autores como Sousa Santos, García, Moraes, Maturana e Barnett para a compreensão teórica do objeto. A empiria foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores de Programas de Formação de Professores na modalidade EAD, em três universidades brasileiras. Os dados parciais consideram que há especificidades próprias da modalidade EAD na relação ensino e pesquisa e revela que a comunicação clara entre diferentes sujeitos dos cursos investigados, assim como a formação docente específica para esta modalidade são fatores fundamentais para promover a qualidade do processo ensino /aprendizagem. |
id |
UFSC_91243afade0321f929929e7a3d2a7f8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96915 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EADA relação entre a pesquisa e o ensino e seu impacto na concepção de docência e qualidade da educação superior é o foco principal da investigação que vem sendo desenvolvida por um grupo de pesquisa de uma universidade brasileira. Um dos recortes do estudo toma a análise da concepção da indissociabilidade do ensino e da pesquisa na modalidade Ensino a Distância (EAD), cada vez mais presente no sistema de educação superior do Brasil. Mais do que as outras práticas de ensino, a educação a distância é olhada com desconfiança, quando o tema é qualidade do ensino. A pesquisa tem por objetivos examinar essa relação e sua condição qualificadora do ensino de graduação na modalidade EAD. Recorre a autores como Sousa Santos, García, Moraes, Maturana e Barnett para a compreensão teórica do objeto. A empiria foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores de Programas de Formação de Professores na modalidade EAD, em três universidades brasileiras. Os dados parciais consideram que há especificidades próprias da modalidade EAD na relação ensino e pesquisa e revela que a comunicação clara entre diferentes sujeitos dos cursos investigados, assim como a formação docente específica para esta modalidade são fatores fundamentais para promover a qualidade do processo ensino /aprendizagem.INPEAU2012-11-01T18:57:17Z2012-11-01T18:57:17Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96915NICOLODINI, SUZANA CINI FREITASCUNHA, MARIA ISABEL DACITOLIN, CRISTINA BOHNRODRIGUES, HELOIZAMACHADO, FERNANDA MAURENTEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T19:11:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96915Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:11:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD |
title |
O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD |
spellingShingle |
O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD NICOLODINI, SUZANA CINI FREITAS |
title_short |
O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD |
title_full |
O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD |
title_fullStr |
O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD |
title_full_unstemmed |
O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD |
title_sort |
O ENSINO E A PESQUISA E SUA RELAÇÃO NO CONTEXTO DA EAD |
author |
NICOLODINI, SUZANA CINI FREITAS |
author_facet |
NICOLODINI, SUZANA CINI FREITAS CUNHA, MARIA ISABEL DA CITOLIN, CRISTINA BOHN RODRIGUES, HELOIZA MACHADO, FERNANDA MAURENTE |
author_role |
author |
author2 |
CUNHA, MARIA ISABEL DA CITOLIN, CRISTINA BOHN RODRIGUES, HELOIZA MACHADO, FERNANDA MAURENTE |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NICOLODINI, SUZANA CINI FREITAS CUNHA, MARIA ISABEL DA CITOLIN, CRISTINA BOHN RODRIGUES, HELOIZA MACHADO, FERNANDA MAURENTE |
description |
A relação entre a pesquisa e o ensino e seu impacto na concepção de docência e qualidade da educação superior é o foco principal da investigação que vem sendo desenvolvida por um grupo de pesquisa de uma universidade brasileira. Um dos recortes do estudo toma a análise da concepção da indissociabilidade do ensino e da pesquisa na modalidade Ensino a Distância (EAD), cada vez mais presente no sistema de educação superior do Brasil. Mais do que as outras práticas de ensino, a educação a distância é olhada com desconfiança, quando o tema é qualidade do ensino. A pesquisa tem por objetivos examinar essa relação e sua condição qualificadora do ensino de graduação na modalidade EAD. Recorre a autores como Sousa Santos, García, Moraes, Maturana e Barnett para a compreensão teórica do objeto. A empiria foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores de Programas de Formação de Professores na modalidade EAD, em três universidades brasileiras. Os dados parciais consideram que há especificidades próprias da modalidade EAD na relação ensino e pesquisa e revela que a comunicação clara entre diferentes sujeitos dos cursos investigados, assim como a formação docente específica para esta modalidade são fatores fundamentais para promover a qualidade do processo ensino /aprendizagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-08 2012-11-01T18:57:17Z 2012-11-01T18:57:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96915 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652249602195456 |