Competências requeridas às chefias intermediárias da PRODEGESP/UFSC: do mapeamento à capacitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Mônica Scóz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188432
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2017.
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No total, foram aplicadas 05 (cinco) entrevistas e 17 (dezessete) questionários. Para a análise dos dados coletados, utilizou-se o estudo da fala dos entrevistados e a aplicação da Escala Likert. Os dados obtidos evidenciam que as competências requeridas aos gestores são também por eles apresentadas em suas atuações, apresentando um pequeno gap (lacuna) quando seus graus são avaliados. Ressalta-se que as duas competências que receberam o maior grau de exigência foram saber lidar com pessoas e saber gestar a equipe integralmente , ao passo que, dentre as competências que obtiveram menor grau de presença entre os diretores, três obtiveram média de 3,12, a menor dentre as 48 relacionadas. Essas competências foram: ter a sua liderança reconhecida pelos seus servidores , criar condições favoráveis (estrutura, clima, materiais) para que as equipes técnicas realizem os seus trabalhos e amenizar ruídos e facilitar a comunicação entre os níveis organizacionais . A partir desse gap, foram levantadas as sete competências mais relevantes, para as quais foram propostas ações de capacitação aos diretores de departamento da PRODEGESP com base nos Planos Anuais de Capacitação (PAC) da UFSC e de outras instituições de ensino. As capacitações propostas apresentam-se como uma ferramenta para capacitar as chefias intermediárias, sendo importante lembrar que as ações de capacitações representam apenas uma forma de desenvolvimento de competências, uma vez que estas podem ser aprendidas, modificadas e melhoradas por meio de outras experiências. Por fim, recomenda-se que outros estudos acerca dessa temática sejam realizados, evidenciando mudanças e/ou estagnações tanto das competências quanto da realidade vivenciada, além de contemplar outros cargos de chefia da PRODEGESP. Ademais, importante mencionar que a metodologia utilizada neste estudo pode ser replicada por outras Pró-Reitorias com estruturas funcionais semelhantes à PRODEGESP, haja vista a relevância do cargo ocupado junto ao dirigente máximo e também junto à sociedade de uma maneira geral.Abstract : This study aims to analyze how to develop the competences required to middle managers at Pro-Rectory of Development and People Management (PRODEGESP) of Federal University of Santa Catarina (UFSC). The research was applied, with qualitative character and classified as descriptive. It presented bibliographic, documental, field research and case study characteristics. To data collect, besides documental and bibliographic analysis, observation was used, as well as semi-structured interviews and questionnaires. In total, 05 (five) interviews and 17 (seventeen) questionnaires were applied. To analyze the collected data, the speeches of the interviewee were studied and Likert Scale was applied. These collected data evidenced that the competences required to middle managers of PRODEGESP are also shown by them within their performances, presenting a small gap when compared. Two competences received the biggest degree of requirement, standing out from the others, which were: knowing how to deal with people and knowing how to fully manage the team , whereas having his/her leadership recognized by his/her team , creating favorable conditions for the technical teams to do their jobs and soften noise and facilitate communication in between organizational levels received the lowest degree of presence within the director s performances, with 3,12 of average. From this gap, 07 (seven) competences were selected as the most relevant, to which training actions were suggested, based on UFSC s Annual Training Plan (PAC), as well as the PACs of other teaching institutions. The training courses suggested presented themselves as a way to capacitate middle managers, remembering that these trainings only represent one method to develop competences, once they can be learned, modified and improved through other experiences. Al last, it is recommended other studies involving this thematic, evidencing changes and/or stagnations to both competences and the reality experienced at PRODEGESP. In addition, it is important to mention that the methodology used in this study can be replied at different Pro-Rectories at UFSC, regarding its similarities to PRODEGESP, since this study showed the relevance of the middle manager role within the maximum manager and also to society in general.152 p.| il.porAdministraçãoGestão por competênciasChefiaCompetências essenciaisCompetências requeridas às chefias intermediárias da PRODEGESP/UFSC: do mapeamento à capacitaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPAU0152-D.pdfPPAU0152-D.pdfapplication/pdf1654305https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/188432/-1/PPAU0152-D.pdfad94cd65ffe8c92b396a6495787fde6dMD5-1123456789/1884322018-07-19 01:03:36.439oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188432Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-19T04:03:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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