O elementar para Irene de Albuquerque
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204958 |
Resumo: | Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/859 |
id |
UFSC_91742f6c38492f0054f9e2b7cb689dca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204958 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O elementar para Irene de AlbuquerqueEducação MatemáticaHistória da Educação MatemáticaEscola NovaEnsino PrimárioMatrizes TeóricasIrene de AlbuquerqueDisponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/859Mudanças que ocorrem no sistema educativo e na cultura escolar chegam à escola a partir da década de 1920, por meio de propostas reformistas e de legislação prescritas em vários cantos do país, dado que não existia um ministério da educação. O texto analisa o que são “saberes matemáticos nos anos iniciais”, entendidos como os primeiros passos, a base inicial de conhecimentos em matemática, organizada para ser ensinada aos alunos dos primeiros anos escolares, como proposto por Irene de Albuquerque, no manual intitulado Metodologia da Matemática (1951). Buscamos fundamentos que nos permitam responder à seguinte questão: Em seu discurso sobre ensino elementar, nesse Manual de Irene Albuquerque, os saberes matemáticos são tratados como elementares ou como rudimentares? A investigação utiliza como fontes de pesquisa o referido manual, em decorrência de sua abrangência e utilização principalmente nos cursos de formação de professores da época e no ISERJ (Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro). Como referência teórico-metodológica, o trabalho configura-se de natureza histórica, construindo o objeto de pesquisa, a partir de elementos vindos da história cultural. Os resultados encontrados apontam que os saberes matemáticos propostos por Albuquerque são considerados como rudimentos, ou seja, são conhecimentos atrelados à vida prática, indicando as mudanças dos saberes elementares matemáticos, em consonância com a vaga pedagógica da Escola Nova.Exitus2020-03-25T19:05:53Z2020-03-25T19:05:53Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Edilene Simões Costa dos; FRANÇA, Denise Medina de Almeida . O elementar para Irene de Albuquerque. Revista Exitus, v. 9, p. 186, 2019.2237-9460https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204958Santos, Edilene Simões Costa dosFrança, Denise Medina de Almeidaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-25T19:05:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204958Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-25T19:05:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O elementar para Irene de Albuquerque |
title |
O elementar para Irene de Albuquerque |
spellingShingle |
O elementar para Irene de Albuquerque Santos, Edilene Simões Costa dos Educação Matemática História da Educação Matemática Escola Nova Ensino Primário Matrizes Teóricas Irene de Albuquerque |
title_short |
O elementar para Irene de Albuquerque |
title_full |
O elementar para Irene de Albuquerque |
title_fullStr |
O elementar para Irene de Albuquerque |
title_full_unstemmed |
O elementar para Irene de Albuquerque |
title_sort |
O elementar para Irene de Albuquerque |
author |
Santos, Edilene Simões Costa dos |
author_facet |
Santos, Edilene Simões Costa dos França, Denise Medina de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
França, Denise Medina de Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Edilene Simões Costa dos França, Denise Medina de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática História da Educação Matemática Escola Nova Ensino Primário Matrizes Teóricas Irene de Albuquerque |
topic |
Educação Matemática História da Educação Matemática Escola Nova Ensino Primário Matrizes Teóricas Irene de Albuquerque |
description |
Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/859 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-03-25T19:05:53Z 2020-03-25T19:05:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Edilene Simões Costa dos; FRANÇA, Denise Medina de Almeida . O elementar para Irene de Albuquerque. Revista Exitus, v. 9, p. 186, 2019. 2237-9460 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204958 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Edilene Simões Costa dos; FRANÇA, Denise Medina de Almeida . O elementar para Irene de Albuquerque. Revista Exitus, v. 9, p. 186, 2019. 2237-9460 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Exitus |
publisher.none.fl_str_mv |
Exitus |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823041411343187968 |