O elementar para Irene de Albuquerque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edilene Simões Costa dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: França, Denise Medina de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204958
Resumo: Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/859
id UFSC_91742f6c38492f0054f9e2b7cb689dca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204958
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O elementar para Irene de AlbuquerqueEducação MatemáticaHistória da Educação MatemáticaEscola NovaEnsino PrimárioMatrizes TeóricasIrene de AlbuquerqueDisponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/859Mudanças que ocorrem no sistema educativo e na cultura escolar chegam à escola a partir da década de 1920, por meio de propostas reformistas e de legislação prescritas em vários cantos do país, dado que não existia um ministério da educação. O texto analisa o que são “saberes matemáticos nos anos iniciais”, entendidos como os primeiros passos, a base inicial de conhecimentos em matemática, organizada para ser ensinada aos alunos dos primeiros anos escolares, como proposto por Irene de Albuquerque, no manual intitulado Metodologia da Matemática (1951). Buscamos fundamentos que nos permitam responder à seguinte questão: Em seu discurso sobre ensino elementar, nesse Manual de Irene Albuquerque, os saberes matemáticos são tratados como elementares ou como rudimentares? A investigação utiliza como fontes de pesquisa o referido manual, em decorrência de sua abrangência e utilização principalmente nos cursos de formação de professores da época e no ISERJ (Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro). Como referência teórico-metodológica, o trabalho configura-se de natureza histórica, construindo o objeto de pesquisa, a partir de elementos vindos da história cultural. Os resultados encontrados apontam que os saberes matemáticos propostos por Albuquerque são considerados como rudimentos, ou seja, são conhecimentos atrelados à vida prática, indicando as mudanças dos saberes elementares matemáticos, em consonância com a vaga pedagógica da Escola Nova.Exitus2020-03-25T19:05:53Z2020-03-25T19:05:53Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Edilene Simões Costa dos; FRANÇA, Denise Medina de Almeida . O elementar para Irene de Albuquerque. Revista Exitus, v. 9, p. 186, 2019.2237-9460https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204958Santos, Edilene Simões Costa dosFrança, Denise Medina de Almeidaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-25T19:05:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204958Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-25T19:05:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O elementar para Irene de Albuquerque
title O elementar para Irene de Albuquerque
spellingShingle O elementar para Irene de Albuquerque
Santos, Edilene Simões Costa dos
Educação Matemática
História da Educação Matemática
Escola Nova
Ensino Primário
Matrizes Teóricas
Irene de Albuquerque
title_short O elementar para Irene de Albuquerque
title_full O elementar para Irene de Albuquerque
title_fullStr O elementar para Irene de Albuquerque
title_full_unstemmed O elementar para Irene de Albuquerque
title_sort O elementar para Irene de Albuquerque
author Santos, Edilene Simões Costa dos
author_facet Santos, Edilene Simões Costa dos
França, Denise Medina de Almeida
author_role author
author2 França, Denise Medina de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Edilene Simões Costa dos
França, Denise Medina de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
História da Educação Matemática
Escola Nova
Ensino Primário
Matrizes Teóricas
Irene de Albuquerque
topic Educação Matemática
História da Educação Matemática
Escola Nova
Ensino Primário
Matrizes Teóricas
Irene de Albuquerque
description Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/859
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-25T19:05:53Z
2020-03-25T19:05:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Edilene Simões Costa dos; FRANÇA, Denise Medina de Almeida . O elementar para Irene de Albuquerque. Revista Exitus, v. 9, p. 186, 2019.
2237-9460
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204958
identifier_str_mv SANTOS, Edilene Simões Costa dos; FRANÇA, Denise Medina de Almeida . O elementar para Irene de Albuquerque. Revista Exitus, v. 9, p. 186, 2019.
2237-9460
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Exitus
publisher.none.fl_str_mv Exitus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652214188638208