O olho como sensor de luz: utilização da plataforma Arduino como elemento motivador para a aprendizagem significativa crítica em óptica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242671 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2022. |
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O olho como sensor de luz: utilização da plataforma Arduino como elemento motivador para a aprendizagem significativa crítica em ópticaFísicaÓpticaOlhosDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2022.Atualmente, os professores precisam buscar metodologias diversificadas para tornar o ensino mais atrativo e que venham despertar o interesse por parte dos estudantes. O ensino de Física, em grande parte, ainda continua atrelado ao formalismo matemático e descontextualizado; por consequência deste fato, há um grande desinteresse por seu estudo. Sendo assim, este trabalho traz como elemento motivador para o estudo de conceitos relacionados à Física, o processamento da informação através do olho humano. Com base na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, de Marco Antônio Moreira, foi elaborada uma sequência didática composta de treze atividades, incluindo três experimentos e cinco demonstrações. As demonstrações foram elaboradas utilizando a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino, nas quais os estudantes podem participar ativamente. A sequência didática foi aplicada em tempos de pandemia do COVID-19 de forma presencial na Escola Educação Básica Gregório Manoel de Bem no município de Laguna/SC e contou com a participação de dez estudantes da terceira série do Ensino Médio Inovador. Ainda que as atividades tenham sido pensadas para serem aplicadas com estudantes da terceira série do Ensino Médio para introduzir conceitos de Física Quântica, as mesmas podem ser aplicadas ao Ensino Fundamental para discutir outros conceitos de Física como a noção de tempo e a formação de cores.Abstract: Nowadays, teachers need to seek diversified methodologies for more attractive teaching and that will arouse interest in students. The teaching of Physics, to a large extent, is still linked to mathematical formalism and decontextualized; as a consequence of this fact, there is a great lack of disinterest in its study. Therefore this work brings as a motivating element for the study of concepts related to Physics, the processing of information through the human eye. With activities in the Critical Meaningful Learning Theory by Marco Antonio Moreira was elaborated a following didactic sequence of thirteen activities, including three experiments and five demonstrations. The demonstrations were prepared using Arduino electronics prototyping platform in which students can actively participate. The didactic sequence was applied in times of the COVID-19 pandemic in person at the Basic Education School Gregório Manoel de Bem in the municipality of Laguna/SC, with the participation of ten students from the third grade of Innovative High School. Still as activities were designed to be applied with students of the third grade of High School to introduce Quantum Physics, as they can also be applied to Elementary School for debate other concepts of Physics such as a notion of time and a formation of colors.Salcedo Torres, Evy AugustoUniversidade Federal de Santa CatarinaGoulart, Pedro de Medeiros2022-12-13T11:53:29Z2022-12-13T11:53:29Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis448 p.| il., gráfs.application/pdf379499https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242671porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T11:53:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242671Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-13T11:53:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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