Trabalho docente e conhecimento: Kátia Cristina Dambiski Soares ; orientadora, Maria Célia Marcondes de Moraes
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91696 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaSoares, Kátia Cristina DambiskiMoraes, Maria Celia Marcondes de2012-10-24T01:36:48Z2012-10-24T01:36:48Z20082008250016http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91696Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Esta pesquisa buscou diagnosticar e analisar, num período histórico determinado (1998-2007), em textos da literatura especializada na área da pesquisa em Educação, como tem sido entendido o trabalho docente e questões a ele correlatas - suas funções, formação, profissionalização, competências e saberes. Trata-se, portanto, de averiguar o conteúdo teórico-metodológico dos textos referentes aos trabalhos e pôsteres apresentados nas reuniões anuais da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) nos grupos de trabalho Formação de Professores (GT 08) e Trabalho e Educação (GT 09). Tomamos como referência teórica o conceito de trabalho nas relações sociais capitalistas (conforme Marx, Lukács, Bhaskar, Duayer e Saviani). Destacamos a partir de pesquisas recentes algumas tendências: o empobrecimento da noção de conhecimento, a valorização da epistemologia da prática e o enaltecimento das competências na formação dos trabalhadores de modo geral e dos docentes, em particular. Apresentamos os delineamentos e repercussões destes três eixos, fortemente presentes nas políticas, na literatura e nas práticas do trabalho docente no país. No desenvolvimento do trabalho se discute em que sentido, os termos "formação", "profissionalização" e "trabalho docente" se relacionam hoje: a "profissionalização", articulada a uma determinada concepção de competência, calcada na experiência imediata, no saber/fazer, favorece o fortalecimento de uma concepção de formação de professores que secundariza a necessidade da compreensão dos fundamentos teóricos, epistemológicos e ontológicos, que embasam o trabalho docente. Afirmamos que a difusão de uma compreensão pragmática, praticista do trabalho docente, colabora para constituir um docente desintelectualizado, contribuindo para que a preocupação com a apropriação e socialização do conhecimento científico/elaborado, seja cada vez menor no interior das escolas.porFlorianópolis, SCEducaçãoPesquisaProfessores -FormaçãoConhecimentoPesquisaUniversidades e faculdadesTrabalho docente e conhecimento: Kátia Cristina Dambiski Soares ; orientadora, Maria Célia Marcondes de Moraesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL250016.pdfapplication/pdf1241286https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91696/1/250016.pdf9c20ed4966989c4965aed2e5af9e5196MD51TEXT250016.pdf.txt250016.pdf.txtExtracted Texttext/plain644864https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91696/2/250016.pdf.txta459d27cf3d8f42360e6599cc3ae7017MD52THUMBNAIL250016.pdf.jpg250016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91696/3/250016.pdf.jpg3bc22e97a935b0055d5fe148ab89d47eMD53123456789/916962013-04-30 10:49:51.334oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91696Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T13:49:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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