Características das classes de comportamentos referidas em proposições acerca do conceito "eu" na análise do comportamento como contribuição para o conhecimento de interações humanas em aprendizagem, desenvolvimento e organizações
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123013 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013. |
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Características das classes de comportamentos referidas em proposições acerca do conceito "eu" na análise do comportamento como contribuição para o conhecimento de interações humanas em aprendizagem, desenvolvimento e organizaçõesPsicologiaComportamento -AvaliaçãoComportamento verbalInteração socialDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013.Do conhecimento produzido por uma área de conhecimento em relação a seu fenômeno de estudo decorre a qualidade das intervenções de profissionais que nela se embasam para fundamentar sua atuação. Uma das variáveis que constitui o processo de produção de conhecimento e interfere em seus produtos e em sua utilização como subsídio consiste nos conceitos dos autores da área em relação aos termos nela utilizados. O termo "Eu" é tradicionalmente concebido como uma instância responsável pelas características de ações e sentimentos dos indivíduos, sendo tal interpretação perpetuada ao serem supervalorizados "fenômenos subjetivos" em sistemas explicativos reunidos sob a área de conhecimento da Psicologia. Ao desenvolver o conceito "comportamento" como um sistema multideterminado complexo de relações entre ações que um organismo apresenta e aspectos de seu ambiente físico ou social e o conjunto de procedimentos reunidos sob a denominação "análise funcional", a Análise Experimental do Comportamento torna possível identificar quais sejam os fenômenos comportamentais envolvidos no que é entendido como "Eu", propor interpretações aos mesmos e possibilitar que tais sejam validadas experimentalmente. Investigar as características de classes de comportamentos referidas em proposições acerca do conceito "Eu" nessa área de conhecimento tem fins a estender o entendimento do que seja tal conceito a partir de uma explicação comportamental, conferir alto grau de minúcia às características das classes de componentes das classes de comportamentos referidas, possibilitar a identificação de relações entre tais classes e conferir parâmetros comuns a proposições de autorias distintas que possibilite contrastá-las com alto grau de precisão, avaliar a coerência entre elas e identificar possíveis complementaridades. Foram examinadas as proposições de B. F. Skinner no capítulo O Eu da obra Ciência e Comportamento Humano e de R. J. Kohlenberg e S. C. Tsai no capítulo O Self da obra FAP - Psicoterapia Analítico Funcional por meio de etapas de coleta, análise e tratamento de dados reunidas sob seis classes gerais de procedimentos: 1. Identificar trechos das obras que contenham informações relacionadas a classes de comportamentos referidas pelo conceito; 2. Identificar unidades de informação relacionadas a classes de comportamentos referidas pelo conceito apresentadas nos trechos selecionados; 3. Organizar informações apresentadas nas unidades de informação dexxvmodo a favorecer a identificação de classes de estímulos antecedentes, classes de respostas e classes de estímulos consequentes constituintes de classes de comportamentos; 4. Identificar características de classes de comportamentos constituídos das classes de estímulos antecedentes, classes de respostas e classes de estímulos consequentes identificadas na obra; e 5. Propor sistema de relações entre classes comportamentos identificadas como aquelas referidas nas obras em proposições acerca do conceito; 6. Especificar controle de estímulos exercido pelas classes de eventos identificadas como classes de estímulos antecedentes. A partir da obra de B. F. Skinner foram identificadas e derivadas 36 classes de comportamentos agrupadas em três categorias: A. Características de sistemas de comportamentos e relações entre sistemas de comportamentos; B. Características de comportamentos favorecedores da concepção de um "eu iniciador"; e C. Características de comportamentos alternativos à concepção de um "eu iniciador". Da obra de R. J. Kohlenberg e S. C. Tsai foram identificadas e derivadas 30 classes de comportamentos agrupadas em três categorias: A. Características do desenvolvimento da unidade funcional "eu" e de tal unidade depois de desenvolvida; B. Caracterização dos processos ou eventos a que as unidades funcionais constituídas do termo "eu" se referem; e C. Características de comportamentos favorecedores da concepção de um "eu iniciador". Com base nas propriedades das classes, foram identificadas entre elas relações de abrangência e pré-requisitos e propostos dois grandes sistemas comportamentais, ambos organizados em 15 graus de abrangência. Os resultados obtidos possibilitaram identificar possíveis relações de complementaridade entre os processos referidos nas obras e denotar alto grau de relevância de comportamentos verbais vocais de tato e da formação de classes de estímulos contextuais no desenvolvimento do fenômeno a que os indivíduos se referem ao dizer "Eu". Bem como, e principalmente, especificar características dessas relações. Também é denotado o papel das contingências do nível de seleção cultural ao longo dos processos referidos nas proposições. <br>Abstract : From the knowledge related to its study phenomenon produced by an area derives the quality of interventions from professionals to support their activities. One of the variants constituting the process of production of knowledge interferes in its products and in their use as a subsidy consists in the concepts proposed by the authors in the area to the used terms. The term "Self" has been traditionally conceived as a responsible instance for the characteristics of action and feeling of the individuals. This is a perpetuated interpretation because of the overvaluation of the ?subjective phenomena" in explanatory systems gathered under Psychology. While developing the concept of "behavior" as a multidetermined complex system of relations between the actions of an organism, the aspects of its physical or social environment and the set of proceedings grouped under the name "Functional Analysis", the Experimental Analysis of Behavior enables to identify the behavioral phenomena involved in what is understood as "Self", as well as to propose interpretations to them and to allow them to be experimentally validated. The investigation of the characteristics of behavioral classes referred in the propositions of the concept "Self" in this area of knowledge aims to expand the understanding from a behavioral explanation; to provide details about to the characteristics of the classes of components of the referred behavioral classes; to enable the identification of relationships between these classes and to compare ordinary parameters from propositions of different authorship which enables to contrast them with high degree of accuracy, to evaluate the coherence between them and to identify possible complementarities. We examined the propositions of B. F. Skinner in the chapter "The Self" of the work Science and Human Behavior and of R. J. Kohlenberg and S. C. Tsai in the chapter "The Self" of the work FAP - Functional Analytic Psychotherapy for the of phases of collection, analysis and data processing gathered under six general classes of proceedings. They are: 1. To identify excerpts containing information related to the behavioral classes referred by the concept; 2. To identify units of informationxxviirelated to the behavioral classes referred by the concept presented in the excerpts; 3. To organize the information presented in the units of information in order to facilitate the identification of antecedent stimuli classes, response classes and consequent stimuli classes constituents of behavioral classes; 4. To identify characteristics of behavioral classes constituted of the antecedent stimuli classes, response classes and consequent stimuli classes identified in the work; 5. To propose a system of relations between the classes of behavior identified as those referred in the works in propositions about the concept and 6. To specify the stimulus control exerted by the classes of events identified as antecedent stimuli. From the work of B. F. Skinner we identified and extracted 36 classes of behavior grouped in three categories. They are: A. Characteristics of behavior systems and relationship between behavior systems; B. Characteristics of behaviors that favors the conception of a "self-starter"; and C. Characteristics of behaviors that are alternatives to the conception of a "self-starter". From the work of R. J. Kohlenberg and S. C. Tsai we identified and extracted 30 classes of behavior grouped in three categories. They are: A. Characteristics of the development of the functional unit "Self" and of such unit after its developing; B. To characterize the processes or events that the functional units constituted of the word "Self" refers to and C. Characteristics of behaviors that favor the conception of a "self-starter". Based on the properties of the classes, we identified relations of coverage between them and prerequisites and proposed two major behavioral systems, both organized in 15 degrees of coverage. The results enable to identify the possible complementary relations between the procedures referred in the works and to indicate high degree of relevance of tact vocal verbal behavior and the formation of contextual stimuli classes on the development of the phenomenon that individuals refer when saying "Self". As well, and mainly, to specify the characteristics of these relations. The role of cultural selection level over the procedures referred in the propositions is also indicated.Kubo, Olga MitsueUniversidade Federal de Santa CatarinaLorenzo, Flora Moura2014-08-06T17:40:45Z2014-08-06T17:40:45Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis548 p.| il., tabs.application/pdf324068https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123013porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:40:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123013Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:40:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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