Ficções visíveis: diálogo entre a tela e a página na ficção brasileira contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Konzen, Paulo Cezar
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89507
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura.
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spelling Ficções visíveis: diálogo entre a tela e a página na ficção brasileira contemporâneaLiteraturaSocializaçãoNarrativa (Retórica)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura.Os textos reunidos neste estudo traduzem o esforço em compreender de que maneiras a cultura da mídia marca presença nos processos contemporâneos de socialização. A primeira parte da tese é formada por ensaios destinados a ordenar algumas questões consideradas relevantes para delimitar o campo de pesquisa. A segunda parte é constituída por discussões de natureza mais empírica, a partir das quais pretende-se observar as relações específicas entre escrita literária e cultura da mídia. Para tanto, foram eleitas duas obras consideradas amostras significativas deste diálogo: O anônimo célebre, de Ignácio de Loyola Brandão; e Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. Estas obras são importantes para a pesquisa porque adotam em sua construção temática e formal alguns elementos fundamentais relacionados ao cinema, à televisão e à internet, como é o caso da simultaneidade, do multiperspectivismo e da descontinuidade narrativa. O que se busca evidenciar é que tais elementos constituem o que se pode denominar como rede discursiva do século XXI, na qual prevalecem a velocidade, a conectividade e a multilinearidade, definidas como materialidades da linguagem eletrônica simuladas tanto pelo controle remoto da televisão, do videocassete e do DVD como pelo mouse do computador. A partir do trabalho complexo de montagem do que pode ser denominado como "narrativa hipertextual", Luiz Ruffato e Ignácio de Loyola Brandão se credenciam como representantes de diferentes gerações de escritores que procuraram estabelecer as conexões entre a cultura do livro e a cultura da mídia, compreendidas como etapas da comunicação humana que em suas obras interagem para compor leituras significativas da sociedade brasileira deste início de novo século.Florianópolis, SCAlmeida, Tereza Virginia deUniversidade Federal de Santa CatarinaKonzen, Paulo Cezar2012-10-22T22:09:49Z2012-10-22T22:09:49Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf237028http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89507porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T13:33:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89507Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T13:33:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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