Educação infantil e permacultura: reverdecendo práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvério, Thays Mayara Mendes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255589
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura.
id UFSC_923da6b32317538e33daebd388853ba8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/255589
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação infantil e permacultura: reverdecendo práticas pedagógicasPermaculturapermacultureEducação infantilPermacultura na escolaTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura.O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de minha experiência como professora da educação Infantil no CEI Bom Jesus de Iguape, desde 2022, tenho adotado a educação ambiental em minha prática pedagógica, visando a conscientização das crianças e de colegas professores(as). O relato se divide em três partes. Começo com uma introdução resumindo a base conceitual da permacultura. Na sequência, explico como se deu meu primeiro contato com a prática, sendo a mesma através de uma oficina de compostagem oferecida pela Prefeitura de São José (SC) em 2022. Prossigo expondo alguns dos projetos e atividades de permacultura e conscientização ambiental que após o período eu realizei, relacionando-os com os conhecimentos da permacultura adquiridos posteriormente. Concluo com uma reflexão sobre minha trajetória educadora, e sobre como o Curso de Pós-Graduação em Permacultura possibilitou a organização e sistematização de minha prática educadora e como isso permitirá aperfeiçoá-la no futuro.The purpose of this report is to present an account of my experience as a nursery teacher at CEI Bom Jesus de Iguape, where, since 2022, I have been adopting environmental education in my teaching practice, aiming to of raising awareness among children and fellow teachers. The report is divided into three parts. I begin with an introduction summarizing the conceptual basis of permaculture. Next, I explain how my first contact with the practice came about, which was through a composting workshop offered by the São José (SC) City Hall in 2022. I go on to explain some of the permaculture and environmental awareness projects and activities I carried out after that period, relating them to the permaculture knowledge I acquired later. I conclude with a reflection on my educational trajectory, and on how the Postgraduate Course in Permaculture enabled me to organize and systematize my educational practice and how this will enable me to improve it in the future.FlorianópolisSantos, Francisca Pereira dosUniversidade Federal de Santa CatarinaSilvério, Thays Mayara Mendes2024-07-06T13:45:57Z2024-07-06T13:45:57Z2024-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis25application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255589porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-06T13:45:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255589Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-07-06T13:45:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil e permacultura: reverdecendo práticas pedagógicas
title Educação infantil e permacultura: reverdecendo práticas pedagógicas
spellingShingle Educação infantil e permacultura: reverdecendo práticas pedagógicas
Silvério, Thays Mayara Mendes
Permacultura
permaculture
Educação infantil
Permacultura na escola
title_short Educação infantil e permacultura: reverdecendo práticas pedagógicas
title_full Educação infantil e permacultura: reverdecendo práticas pedagógicas
title_fullStr Educação infantil e permacultura: reverdecendo práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Educação infantil e permacultura: reverdecendo práticas pedagógicas
title_sort Educação infantil e permacultura: reverdecendo práticas pedagógicas
author Silvério, Thays Mayara Mendes
author_facet Silvério, Thays Mayara Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Francisca Pereira dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvério, Thays Mayara Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Permacultura
permaculture
Educação infantil
Permacultura na escola
topic Permacultura
permaculture
Educação infantil
Permacultura na escola
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-06T13:45:57Z
2024-07-06T13:45:57Z
2024-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255589
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652232409743360