Educação (física) infantil: se-movimentar e significação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliane Gomes da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90344
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Gradução em Educação Física.
id UFSC_9257a72b7a980381028e5d833e5a7b8f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90344
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação (física) infantil: se-movimentar e significaçãoEducação físicaEducação fisica para criançasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Gradução em Educação Física.Este trabalho visou construir um arcabouço teórico preliminar que permitisse conceber a Educação Física Infantil como um processo de relações comunicativas efetivada no Se-Movimentar das crianças e do professor, como processo eminentemente dialógico, travado na dimensão mesma da prática pedagógica. O método priorizado foi o abdutivo/indutivo, proposto por Charles Sanders Peirce, por considerar que a principal hipótese de pesquisa não nasceu de teorias a priori, mas de experiência concreta no âmbito da Educação Física Infantil. Assim, o contato com a literatura atualizada da Educação Física e da Pedagogia, da Sociologia da Infância, da Fenomenologia e, principalmente, com a Semiótica/Lógica peirciana conduziu o processo abdutivo/indutivo na busca de fatos que comprovassem ou refutassem as hipóteses iniciais. De fato, o confronto com esses campos teórico-metodológicos exigiu reformulá-las, sistematicamente. Identificou-se, a princípio, que a lógica da Educação Infantil - dicotômica, fragmentada, apriorística e até determinista - desconsidera os desejos e singularidades das crianças no ato da prática pedagógica, logo, da experiência vívida. Decorre disso, a desvalorização do movimento humano, bem como o desconhecimento sobre o Se-Movimentar das crianças como diálogo direto com as dimensões polissêmicas e polifônicas do mundo. Desse modo, o que se encontra destituído da experiência pedagógica é a própria criança, a qual deveria constituir o cerne dos propósitos pedagógicos da Educação Infantil. Evidenciou-se, ainda, a necessidade de enfrentar alguns fatores aqui considerados como o fulcro das incoerências constatadas: a temática da experiência, da alteridade, da especificidade infantil (o modo de ser criança), do movimento expressivo (expressividade), e das produções sígnicas ("linguagens") ou semioses. Por conseguinte, também as incoerências dos objetivos didáticos. A conclusão encaminhou uma possibilidade didático-pedagógica para a Educação Infantil: uma prática pedagógica em fluxo, baseada no Se-Movimentar como processo de significação e, portanto, passível de ser efetivada somente em relações comunicativas.Florianópolis, SCKunz, ElenorUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Eliane Gomes da2012-10-23T08:52:44Z2012-10-23T08:52:44Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf240545http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90344porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T01:04:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90344Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T01:04:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação (física) infantil: se-movimentar e significação
title Educação (física) infantil: se-movimentar e significação
spellingShingle Educação (física) infantil: se-movimentar e significação
Silva, Eliane Gomes da
Educação física
Educação fisica para crianças
title_short Educação (física) infantil: se-movimentar e significação
title_full Educação (física) infantil: se-movimentar e significação
title_fullStr Educação (física) infantil: se-movimentar e significação
title_full_unstemmed Educação (física) infantil: se-movimentar e significação
title_sort Educação (física) infantil: se-movimentar e significação
author Silva, Eliane Gomes da
author_facet Silva, Eliane Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kunz, Elenor
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliane Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação fisica para crianças
topic Educação física
Educação fisica para crianças
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Gradução em Educação Física.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T08:52:44Z
2012-10-23T08:52:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 240545
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90344
identifier_str_mv 240545
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652274576130048