Educação (física) infantil: se-movimentar e significação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90344 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Gradução em Educação Física. |
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Educação (física) infantil: se-movimentar e significaçãoEducação físicaEducação fisica para criançasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Gradução em Educação Física.Este trabalho visou construir um arcabouço teórico preliminar que permitisse conceber a Educação Física Infantil como um processo de relações comunicativas efetivada no Se-Movimentar das crianças e do professor, como processo eminentemente dialógico, travado na dimensão mesma da prática pedagógica. O método priorizado foi o abdutivo/indutivo, proposto por Charles Sanders Peirce, por considerar que a principal hipótese de pesquisa não nasceu de teorias a priori, mas de experiência concreta no âmbito da Educação Física Infantil. Assim, o contato com a literatura atualizada da Educação Física e da Pedagogia, da Sociologia da Infância, da Fenomenologia e, principalmente, com a Semiótica/Lógica peirciana conduziu o processo abdutivo/indutivo na busca de fatos que comprovassem ou refutassem as hipóteses iniciais. De fato, o confronto com esses campos teórico-metodológicos exigiu reformulá-las, sistematicamente. Identificou-se, a princípio, que a lógica da Educação Infantil - dicotômica, fragmentada, apriorística e até determinista - desconsidera os desejos e singularidades das crianças no ato da prática pedagógica, logo, da experiência vívida. Decorre disso, a desvalorização do movimento humano, bem como o desconhecimento sobre o Se-Movimentar das crianças como diálogo direto com as dimensões polissêmicas e polifônicas do mundo. Desse modo, o que se encontra destituído da experiência pedagógica é a própria criança, a qual deveria constituir o cerne dos propósitos pedagógicos da Educação Infantil. Evidenciou-se, ainda, a necessidade de enfrentar alguns fatores aqui considerados como o fulcro das incoerências constatadas: a temática da experiência, da alteridade, da especificidade infantil (o modo de ser criança), do movimento expressivo (expressividade), e das produções sígnicas ("linguagens") ou semioses. Por conseguinte, também as incoerências dos objetivos didáticos. A conclusão encaminhou uma possibilidade didático-pedagógica para a Educação Infantil: uma prática pedagógica em fluxo, baseada no Se-Movimentar como processo de significação e, portanto, passível de ser efetivada somente em relações comunicativas.Florianópolis, SCKunz, ElenorUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Eliane Gomes da2012-10-23T08:52:44Z2012-10-23T08:52:44Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf240545http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90344porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T01:04:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90344Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T01:04:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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