INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE UNIVERSIDADES MULTICAMPI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Paulo Cesar Leite
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Goulart, Jonas de Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253872
Resumo: O trabalho objetiva analisar, no escopo da gestão de uma universidade multicampi, possibilidades do uso da Inteligência Artificial - IA para melhorias nos processos de ensino, pesquisa e extensão. O artigo propõe uma reflexão a respeito dos processos em que essa tecnologia pode colaborar com a instituição, oferecendo soluções embasadas na revolução digital. A metodologia de pesquisa e de caráter qualitativa, de natureza aplicada, com o objetivo exploratório, utilizando procedimentos de análises bibliográficas e documentais. Serão buscadas referências no contexto de gestão de uma universidade multicampi e uma base teórica sobre IA. Como resultados, a pesquisa mostra que uma tecnologia tão disruptiva como a IA auxilia os gestores em diversos aspectos no dia-dia de uma instituição. Não se trata da substituição de servidores por máquinas que pensam, mas a absorção de ferramentas capazes de gerar, analisar e explorar um grande número de dados e tarefas, promovendo eficiência e eficácia na gestão de universidades, com seus profissionais voltadas a executar atividades de planejamento e organização. Desta forma, é possível atuar na diminuição dos impactos causados pelas especificidades de uma instituição multicampi como a distância física entre os departamentos e os diferentes contextos na tomada de decisões.
id UFSC_925f87cc41826b090a8eeff3199b2009
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253872
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE UNIVERSIDADES MULTICAMPIO trabalho objetiva analisar, no escopo da gestão de uma universidade multicampi, possibilidades do uso da Inteligência Artificial - IA para melhorias nos processos de ensino, pesquisa e extensão. O artigo propõe uma reflexão a respeito dos processos em que essa tecnologia pode colaborar com a instituição, oferecendo soluções embasadas na revolução digital. A metodologia de pesquisa e de caráter qualitativa, de natureza aplicada, com o objetivo exploratório, utilizando procedimentos de análises bibliográficas e documentais. Serão buscadas referências no contexto de gestão de uma universidade multicampi e uma base teórica sobre IA. Como resultados, a pesquisa mostra que uma tecnologia tão disruptiva como a IA auxilia os gestores em diversos aspectos no dia-dia de uma instituição. Não se trata da substituição de servidores por máquinas que pensam, mas a absorção de ferramentas capazes de gerar, analisar e explorar um grande número de dados e tarefas, promovendo eficiência e eficácia na gestão de universidades, com seus profissionais voltadas a executar atividades de planejamento e organização. Desta forma, é possível atuar na diminuição dos impactos causados pelas especificidades de uma instituição multicampi como a distância física entre os departamentos e os diferentes contextos na tomada de decisões.INPEAU/UFSC2024-01-04T14:29:13Z2024-01-04T14:29:13Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253872Esteves, Paulo Cesar LeiteGoulart, Jonas de Medeirosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T14:29:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253872Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-04T14:29:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE UNIVERSIDADES MULTICAMPI
title INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE UNIVERSIDADES MULTICAMPI
spellingShingle INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE UNIVERSIDADES MULTICAMPI
Esteves, Paulo Cesar Leite
title_short INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE UNIVERSIDADES MULTICAMPI
title_full INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE UNIVERSIDADES MULTICAMPI
title_fullStr INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE UNIVERSIDADES MULTICAMPI
title_full_unstemmed INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE UNIVERSIDADES MULTICAMPI
title_sort INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE UNIVERSIDADES MULTICAMPI
author Esteves, Paulo Cesar Leite
author_facet Esteves, Paulo Cesar Leite
Goulart, Jonas de Medeiros
author_role author
author2 Goulart, Jonas de Medeiros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Paulo Cesar Leite
Goulart, Jonas de Medeiros
description O trabalho objetiva analisar, no escopo da gestão de uma universidade multicampi, possibilidades do uso da Inteligência Artificial - IA para melhorias nos processos de ensino, pesquisa e extensão. O artigo propõe uma reflexão a respeito dos processos em que essa tecnologia pode colaborar com a instituição, oferecendo soluções embasadas na revolução digital. A metodologia de pesquisa e de caráter qualitativa, de natureza aplicada, com o objetivo exploratório, utilizando procedimentos de análises bibliográficas e documentais. Serão buscadas referências no contexto de gestão de uma universidade multicampi e uma base teórica sobre IA. Como resultados, a pesquisa mostra que uma tecnologia tão disruptiva como a IA auxilia os gestores em diversos aspectos no dia-dia de uma instituição. Não se trata da substituição de servidores por máquinas que pensam, mas a absorção de ferramentas capazes de gerar, analisar e explorar um grande número de dados e tarefas, promovendo eficiência e eficácia na gestão de universidades, com seus profissionais voltadas a executar atividades de planejamento e organização. Desta forma, é possível atuar na diminuição dos impactos causados pelas especificidades de uma instituição multicampi como a distância física entre os departamentos e os diferentes contextos na tomada de decisões.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2024-01-04T14:29:13Z
2024-01-04T14:29:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253872
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652116244299776