Comprometimento organizacional e sua relação com a transferência da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalla Giacomassa, Luciano
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130915
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013.
id UFSC_9297a8d3968b9533010b5ed5fd3bc87c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130915
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Comprometimento organizacional e sua relação com a transferência da aprendizagemPsicologiaAprendizagem organizacionalAspectos psicológicosComportamento organizacionalAspectos psicológicosCultura organizacionalAspectos psicológicosTransferencia de aprendizagemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013.O presente trabalho teve por objetivo analisar a influência dos componentes do Comprometimento Organizacional e a transferência da aprendizagem em organizações. O trabalho foi realizado em uma Universidade do Sul do Brasil. A escolha desta Universidade se deveu ao fato de que a mesma tem programa estruturado de Formação Continuada de seus professores. Entre suas atividades de formação foi possível identificar práticas com aprendizagem possível de ter sua transferência observada, uma vez que se tratava do uso de um software para Ambiente Virtual de Aprendizagem. Após as atividades de formação pode-se identificar a existência de dois grupos de docentes: um que, de acordo com os controles e sistemas da Gerência de Educação à Distância, estava fazendo uso do software enquanto outro, embora tivesse feito as atividades de formação e poderia usar tal software, não o fazia. Com esses grupos identificados aplicou-se questionário contendo as questões relativas aos componentes do Comprometimento Organizacional adaptadas do modelo de Meyer e Allen. De posse dos resultados, foi possível identificar quais componentes do comprometimento organizacional estão associados à transferência da aprendizagem, bem como diferenças nos componentes do Comprometimento Organizacional dos grupos que Transferiram e que Não Transferiram a aprendizagem. Ao considerar a complexidade do fenômeno da transferência e dos múltiplos fatores a ela relacionados, entre eles o comprometimento, ressalva-se a necessidade de compreender os resultados deste estudo como válidos para o seu grupo de respondentes. Os resultados corroboram o entendimento de que o componente afetivo seja o componente que melhor representa o comprometimento e que este pode, com revisão de suas delimitações, tratar-se de um conceito unidimensional. Permanece a necessidade de identificar e aprofundar o entendimento sobre as possíveis contribuições que os componentes instrumental e normativo possam levar para os indivíduos e para as organizações, como brevemente assinalado nas análises e nas considerações finais deste trabalho.<br>Abstract : The objective of this research was to analyze the influence of the Organizational Commitment components and the transfer of learning in the organizations. The research was conducted in a University in the south region of Brazil. The choice of this university was due to the fact that it has already implemented a continuous education program focused on the professor groups. During the analyses of their activities, it was possible to observe transferable learning practices, once it was used a Learning Virtual software. After those activities, it could be noticed two distinct groups of professors: the first, which according to the controls and the Management of Distance Education systems, was working with the software, while the second one, although it had also made the activities and was able to work with the software, it was not using it at all. So, after the identification of the groups, it was applied a questionnaire, which was composed by questions related to the components of the Organizational Commitment adapted to Meyer and Allen s Model. Through the analyses of the results, it was possible to observe which components of the organizational commitment were associated to the learning transfer, as well as the differences in the components of the Organizational Commitment of the groups; the one that transferred and the other that was not able to transfer the learning. Considering the complexity of the transference phenomenon and the several factors related to it (as the commitment, for example), it is worth to point out that the results obtained in this research must be understood as valid just to the studied groups. The results corroborated to the understanding that the affective component is associated to the results already aimed to the organizations. The commitment could, taking in account a revision of its delimitations, be considered as a unidimensional concept. There is still the necessity of identify and deepen the comprehension about possible contributions that the other components should bring to the individuals and to the organizations, as briefly mentioned in the analyses and final considerations.Zanelli, José CarlosUniversidade Federal de Santa CatarinaDalla Giacomassa, Luciano2015-03-18T20:55:20Z2015-03-18T20:55:20Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis228 p.| grafs., tabs.application/pdf329870https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130915porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:02:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130915Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:02:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Comprometimento organizacional e sua relação com a transferência da aprendizagem
title Comprometimento organizacional e sua relação com a transferência da aprendizagem
spellingShingle Comprometimento organizacional e sua relação com a transferência da aprendizagem
Dalla Giacomassa, Luciano
Psicologia
Aprendizagem organizacional
Aspectos psicológicos
Comportamento organizacional
Aspectos psicológicos
Cultura organizacional
Aspectos psicológicos
Transferencia de aprendizagem
title_short Comprometimento organizacional e sua relação com a transferência da aprendizagem
title_full Comprometimento organizacional e sua relação com a transferência da aprendizagem
title_fullStr Comprometimento organizacional e sua relação com a transferência da aprendizagem
title_full_unstemmed Comprometimento organizacional e sua relação com a transferência da aprendizagem
title_sort Comprometimento organizacional e sua relação com a transferência da aprendizagem
author Dalla Giacomassa, Luciano
author_facet Dalla Giacomassa, Luciano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanelli, José Carlos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalla Giacomassa, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Aprendizagem organizacional
Aspectos psicológicos
Comportamento organizacional
Aspectos psicológicos
Cultura organizacional
Aspectos psicológicos
Transferencia de aprendizagem
topic Psicologia
Aprendizagem organizacional
Aspectos psicológicos
Comportamento organizacional
Aspectos psicológicos
Cultura organizacional
Aspectos psicológicos
Transferencia de aprendizagem
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-03-18T20:55:20Z
2015-03-18T20:55:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 329870
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130915
identifier_str_mv 329870
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 228 p.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652270058864640