PROGRAMA MAIS MÉDICOS: A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA A RESPEITO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA NO EXTREMO SUL CATARINENSE
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166424 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Araranguá. Fisioterapia. |
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PROGRAMA MAIS MÉDICOS: A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA A RESPEITO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA NO EXTREMO SUL CATARINENSEAtenção Primária, Saúde da Família, Qualidade de AtençãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Araranguá. Fisioterapia.qualidade da Atenção Primária pode ser avaliada pela forma que é prestada a assistência ao usuário, como o acolhimento, acessibilidade, respeito à autonomia, menor tempo de espera pelo atendimento, humanização, possibilidade de participar das decisões relacionadas à sua saúde. No contexto dos profissionais da Equipe de Saúde da Família, são fatores que influenciam a qualidade da Atenção Primária: a participação da comunidade, a sobrecarga de trabalho e falta de capacitação e educação permanente em saúde. Neste sentido este estudo teve como objetivo principal analisar a percepção dos usuários e profissionais da equipe de Saúde da Família (eSF) sobre a qualidade da assistência da Atenção Primária com a experiência de implementação do Programa Mais Médicos. Participaram da pesquisa profissionais da Equipe de Saúde da Família e usuários vinculados a área desta equipe de um município do extremo sul catarinense. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados: uma entrevista semi-estruturada com os profissionais e usuários e um instrumento com questões retiradas do Programa Nacional de Melhoria ao Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da análise temática e as informações do instrumento foram analisadas por meio de frequência absolutas e discutidas de forma qualitativa, por meio da Análise temática de Minayo. Observou-se que o atendimento prestado pelo médico vinculado ao Programa foi, na percepção dos usuários, mais humanizado e integral, sendo que o médico realizou exame físico, deixou mais tempo para que o usuário falasse durante a consulta, demostrando maior interesse pelo paciente. Já na percepção dos profissionais da Equipe de saúde não houveram diferenças em relação a dinâmica da equipe, isso se deu principalmente pelo excesso de demanda de trabalho que dificulta a organização da equipe.Araranguá, SCSchneider, Ione Jayce CeolaUniversidade Federal de Santa CatarinaZANOTTO, WANESSA2016-08-12T15:29:20Z2016-08-12T15:29:20Z2016-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis119 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166424porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-12T15:29:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/166424Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-12T15:29:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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