Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Victor de Abreu
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96260
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_93044ad990b4b7fe36fdf0d5881aa12e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96260
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógicaEducaçãoJogos eletronicosAvaliaçãoAprendizagemTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoA partir de uma proposta de Mídia-Educação, esta dissertação teve como objetivo propor um instrumento para análise pedagógica dos jogos eletrônicos (JEs). Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão de literatura sobre JEs tratando de questões como o aprendizado nos JEs, a metodologia de análise de JEs, e as dificuldades para a utilização dos JEs na escola. A partir da literatura e da realização de etapas pré-teste e teste com alunos e professores que utilizaram o instrumento em construção para analisar JEs, foi elaborada a nossa proposta de instrumento. O instrumento de análise teve boa avaliação dos seus usuários, que apontaram êxito em sua finalidade. Novas pesquisas, agora em situações concretas de uso pedagógico do instrumento para levar JEs para a escola com a mediação de professores, podem contribuir para avaliar e aprimorar o instrumento.From a media-education proposal, this work aims to develop and propose a pedagogical tool for the analysis of electronic games (EGs). To achieve this goal, a literature review of EGs dealing with issues such as learning in EGs, the analysis methodology of EGs, and the difficulties for the use of EGs at school is held. From the data collected by reviewing literature and conducting pre-test and test steps with students and teachers who utlize the instrument to analyze EGs, our proposal was developed. The analysis tool had a good evaluation from their users, which showed successful in its purpose. New research in concrete situations of pedagogical use of the instrument to get EGs to school with the mediation of teachers can help to assess and improve the instrument.Florianópolis, SCCruz, Dulce MárciaUniversidade Federal de Santa CatarinaAzevedo, Victor de Abreu2012-10-26T10:18:54Z2012-10-26T10:18:54Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis232 p.| il.application/pdf300915http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96260porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T04:32:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96260Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T04:32:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógica
title Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógica
spellingShingle Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógica
Azevedo, Victor de Abreu
Educação
Jogos eletronicos
Avaliação
Aprendizagem
Tecnologia educacional
title_short Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógica
title_full Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógica
title_fullStr Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógica
title_full_unstemmed Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógica
title_sort Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógica
author Azevedo, Victor de Abreu
author_facet Azevedo, Victor de Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Dulce Márcia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Victor de Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Jogos eletronicos
Avaliação
Aprendizagem
Tecnologia educacional
topic Educação
Jogos eletronicos
Avaliação
Aprendizagem
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T10:18:54Z
2012-10-26T10:18:54Z
2012
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 300915
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96260
identifier_str_mv 300915
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 232 p.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652311239589888