MULHERES SEM FRONTEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUADRADO, Jaqueline Carvalho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FERREIRA, Ewerton da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199230
Resumo: O presente trabalho consiste em um relato de experiência teórico-prático, do Programa de Extensão Mulheres sem Fronteiras, do curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pampa, Campus de São Borja/RS, no período de março a julho de dois mil e dezoito, com o intuito de problematizar as vivências, a partir das oficinas “Fala Sério”, direcionadas à educação no nível fundamental. Constitui-se em uma proposta de extensão, através de ações sócio educativas, comprometidas com o ensino e a pesquisa. A proposta de intervenção abrangeu a elaboração e o desenvolvimento de oficinas, que tinham suporte operacional módulos temáticos, como: identidade, família, gênero, violência doméstica, políticas públicas de enfrentamento e legislação sobre violência contra as/os jovens, particularmente as meninas. Desenvolveu-se em vários encontros, privilegiando as estruturas que compõem as relações sociais: o sujeito e sua identidade, as relações sociais – violentas ou não – empreendidas no âmbito familiar, na comunidade, na escola. A escola apresenta inúmeras questões que ultrapassam os limites da formação pedagógica e escolar, já que se trata de um espaço múltiplo que a cada dia se transforma a partir da realidade societária. Certamente expressões da questão social estão presentes na família, na comunidade e nas relações, e acabam sendo levadas e vivenciadas também no espaço escolar, uma vez que os sujeitos não se distanciam do que vivem a partir do momento em que frequentam a escola. Nessa perspectiva diante de um contexto de desmonte das políticas sociais, a produção de conhecimento em relação à Política de Educação além de proporcionar um intercâmbio de reflexão e conhecimento entre a academia e os profissionais executores da Política de Educação proporciona uma pauta para se consolidar a relação teoria e prática das ações profissionais.
id UFSC_93b66d99404e902ed0975c1e7fe12509
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199230
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling MULHERES SEM FRONTEIRASOficinasViolência de gêneroEscolaO presente trabalho consiste em um relato de experiência teórico-prático, do Programa de Extensão Mulheres sem Fronteiras, do curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pampa, Campus de São Borja/RS, no período de março a julho de dois mil e dezoito, com o intuito de problematizar as vivências, a partir das oficinas “Fala Sério”, direcionadas à educação no nível fundamental. Constitui-se em uma proposta de extensão, através de ações sócio educativas, comprometidas com o ensino e a pesquisa. A proposta de intervenção abrangeu a elaboração e o desenvolvimento de oficinas, que tinham suporte operacional módulos temáticos, como: identidade, família, gênero, violência doméstica, políticas públicas de enfrentamento e legislação sobre violência contra as/os jovens, particularmente as meninas. Desenvolveu-se em vários encontros, privilegiando as estruturas que compõem as relações sociais: o sujeito e sua identidade, as relações sociais – violentas ou não – empreendidas no âmbito familiar, na comunidade, na escola. A escola apresenta inúmeras questões que ultrapassam os limites da formação pedagógica e escolar, já que se trata de um espaço múltiplo que a cada dia se transforma a partir da realidade societária. Certamente expressões da questão social estão presentes na família, na comunidade e nas relações, e acabam sendo levadas e vivenciadas também no espaço escolar, uma vez que os sujeitos não se distanciam do que vivem a partir do momento em que frequentam a escola. Nessa perspectiva diante de um contexto de desmonte das políticas sociais, a produção de conhecimento em relação à Política de Educação além de proporcionar um intercâmbio de reflexão e conhecimento entre a academia e os profissionais executores da Política de Educação proporciona uma pauta para se consolidar a relação teoria e prática das ações profissionais.2019-07-26T13:35:54Z2019-07-26T13:35:54Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199230QUADRADO, Jaqueline CarvalhoFERREIRA, Ewerton da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T13:35:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199230Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-26T13:35:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv MULHERES SEM FRONTEIRAS
title MULHERES SEM FRONTEIRAS
spellingShingle MULHERES SEM FRONTEIRAS
QUADRADO, Jaqueline Carvalho
Oficinas
Violência de gênero
Escola
title_short MULHERES SEM FRONTEIRAS
title_full MULHERES SEM FRONTEIRAS
title_fullStr MULHERES SEM FRONTEIRAS
title_full_unstemmed MULHERES SEM FRONTEIRAS
title_sort MULHERES SEM FRONTEIRAS
author QUADRADO, Jaqueline Carvalho
author_facet QUADRADO, Jaqueline Carvalho
FERREIRA, Ewerton da Silva
author_role author
author2 FERREIRA, Ewerton da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv QUADRADO, Jaqueline Carvalho
FERREIRA, Ewerton da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Oficinas
Violência de gênero
Escola
topic Oficinas
Violência de gênero
Escola
description O presente trabalho consiste em um relato de experiência teórico-prático, do Programa de Extensão Mulheres sem Fronteiras, do curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pampa, Campus de São Borja/RS, no período de março a julho de dois mil e dezoito, com o intuito de problematizar as vivências, a partir das oficinas “Fala Sério”, direcionadas à educação no nível fundamental. Constitui-se em uma proposta de extensão, através de ações sócio educativas, comprometidas com o ensino e a pesquisa. A proposta de intervenção abrangeu a elaboração e o desenvolvimento de oficinas, que tinham suporte operacional módulos temáticos, como: identidade, família, gênero, violência doméstica, políticas públicas de enfrentamento e legislação sobre violência contra as/os jovens, particularmente as meninas. Desenvolveu-se em vários encontros, privilegiando as estruturas que compõem as relações sociais: o sujeito e sua identidade, as relações sociais – violentas ou não – empreendidas no âmbito familiar, na comunidade, na escola. A escola apresenta inúmeras questões que ultrapassam os limites da formação pedagógica e escolar, já que se trata de um espaço múltiplo que a cada dia se transforma a partir da realidade societária. Certamente expressões da questão social estão presentes na família, na comunidade e nas relações, e acabam sendo levadas e vivenciadas também no espaço escolar, uma vez que os sujeitos não se distanciam do que vivem a partir do momento em que frequentam a escola. Nessa perspectiva diante de um contexto de desmonte das políticas sociais, a produção de conhecimento em relação à Política de Educação além de proporcionar um intercâmbio de reflexão e conhecimento entre a academia e os profissionais executores da Política de Educação proporciona uma pauta para se consolidar a relação teoria e prática das ações profissionais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T13:35:54Z
2019-07-26T13:35:54Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199230
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652148499546112