O papel das universidades frente ao desenvolvimento de ações afirmativas que, efetivamente, criem condições de empregabilidade para o jovem negro no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243919 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar o papel das universidades frente ao desenvolvimento de ações afirmativas que efetivamente criem condições de empregabilidade para o jovem negro no Brasil. Em termos metodológico trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratório, com abordagem qualitativa, utilização de entrevistas como instrumento coleta de dados e uso de documentos elaborados na primeira e na segunda Conferência Nacional para a Promoção de Igualdade Racial, realizadas em Brasília e que pautaram a lei de cotas raciais para ingresso nas universidades e lei de cotas raciais para ingresso no serviço público. Ao final, conclui-se que há vários desafios em vista, o primeiro é fazer com que pessoas aceitem as outras da forma como estas são. Têm-se os desafios da redução do preconceito, da miséria, da intolerância e outros tantos desafios que somados resultam naquilo que se define este estudo como políticas de ações afirmativas: um conjunto de desafios que a sociedade precisa entender e transpor, proporcionando a todos os indivíduos, negros ou não, vítimas de qualquer tipo de preconceito ou forma de exclusão, condições para uma vida justa e respeitada. |
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Este estudo teve como objetivo identificar o papel das universidades frente ao desenvolvimento de ações afirmativas que efetivamente criem condições de empregabilidade para o jovem negro no Brasil. Em termos metodológico trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratório, com abordagem qualitativa, utilização de entrevistas como instrumento coleta de dados e uso de documentos elaborados na primeira e na segunda Conferência Nacional para a Promoção de Igualdade Racial, realizadas em Brasília e que pautaram a lei de cotas raciais para ingresso nas universidades e lei de cotas raciais para ingresso no serviço público. Ao final, conclui-se que há vários desafios em vista, o primeiro é fazer com que pessoas aceitem as outras da forma como estas são. Têm-se os desafios da redução do preconceito, da miséria, da intolerância e outros tantos desafios que somados resultam naquilo que se define este estudo como políticas de ações afirmativas: um conjunto de desafios que a sociedade precisa entender e transpor, proporcionando a todos os indivíduos, negros ou não, vítimas de qualquer tipo de preconceito ou forma de exclusão, condições para uma vida justa e respeitada. |
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