GOVERNANÇA ALINHADA A COMPLEXITY LEADERSHIP: CONTRIBUIÇÕES PARA UM MODELO CONCEITUAL DE ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, LETÍCIA LEITE DOS
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: PINHEIRO FILHO, CLODOALDO, SILVA NETO, JOSÉ MOREIRA DA, SILVA, ROSÁLIA MARIA PASSOS DA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135912
Resumo: O objetivo deste artigo é criar variáveis para análise da governança sob a lente da Complexity Leadership e do Referencial Básico de Governança do Tribunal de Contas da União. As varáveis servirão como base para elaboração de um instrumento de coleta de dados que será aplicado junto ao corpo diretivo de uma Instituição de Ensino Superior Pública. O argumento para justificar tal estudo parte da importância da governança e da liderança para cumprimento da função social dessas Instituições, local de interações complexas no qual a liderança e processo de gestão são essenciais para criação de um ambiente que seja capaz de desenvolver o potencial humano e explorar todas as oportunidades criadas nesse ambiente. A metodologia utilizada para formação do estudo foi análise documental, onde buscou-se por meio do Referencial Básico de Governança do Tribunal de Contas da União e da pesquisa bibliográfica sobre a Complexity Leadership, correlacionar os temas. Deste modo foram definidas três variáveis de análise que servirão de base para formulação do instrumento de coleta.
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