Deglutição de crianças com e sem hábitos de sucção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133464 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
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Deglutição de crianças com e sem hábitos de sucçãoFonoaudiologiaHábitoDeglutiçãoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.Introdução: O termo hábito refere-se à disposição adquirida pela frequente repetição dos mesmos atos, sendo considerado deletério quando for capaz de interferir no processo de crescimento e desenvolvimento craniofacial das crianças, provocando modificações estruturais e afetando o equilíbrio do Sistema Estomatognático. As alterações estruturais levarão a mecanismos adaptativos para execução das funções. Na deglutição, a característica mais mencionada é a interposição lingual. Além disso, os hábitos relacionam-se com a instalação das maloclusões, sendo mais comumente a mordida aberta anterior. Objetivo: Correlacionar hábitos de sucção nutritiva e não nutritiva com deglutição, comparando com oclusão dentária e aspectos miofuncionais de crianças com e sem hábitos de sucção. Metodologia: trata-se de um estudo quantitativo transversal analítico. A população foi composta por oito crianças de cinco a 11 anos, subdivididas em dois grupos: o experimental (GE), formado por crianças com hábito de sucção e o controle (GC) formado por crianças sem hábito de sucção. Os indivíduos que se encaixaram nos critérios da pesquisa passaram pelas seguintes etapas: assinatura do TCLE, aplicação do questionário sobre hábitos orais, avaliação odontológica e fonoaudiológica. A avaliação da deglutição foi realizada com líquido em duas etapas: a livre e a dirigida, sendo documentada para posterior análise de três juízas cegadas. Para a análise estatística foi utilizado o programa Statistica 9.0 e para os cruzamentos o teste Qui-Quadrado. Resultados: Em relação a mordida, evidenciou-se que 75% do GC apresenta mordida normal, enquanto 100% do GE apresenta alterações de mordida. Quanto a deglutição, 87,5% da amostra apresentou-se alterada, sendo as principais manifestações: a interposição lingual e a contração da musculatura perioral. Os aspectos aparência, postura e tônus dos órgãos fonoarticulatórios apresentaram-se alteradas em ambos os grupos (GE e GC). Quando comparados os aspectos miofuncionais à deglutição, pôde-se perceber que a alteração da deglutição correlaciona-se com a presença de alterações da musculatura orofacial. Os resultados obtidos neste estudo não apresentaram significância estatística entre os grupos (p<0,05). Conclusão: Constatou-se que todas as crianças do GE apresentaram alterações de mordida. Na amostra total, foi elevada a prevalência de crianças com alterações de deglutição, sendo que, a maioria delas apresentou alterações de mordida. Ambos os grupos apresentaram aspectos miofuncionais orofaciais alterados, correlacionando-se com alterações de deglutição. Sugere-se que este assunto seja tema para pesquisas futuras e que se dê continuidade na presente pesquisa, visto que, apresentou um n reduzido.Stefani, Fabiane MironBusanello-Stella, Angela RuviaroUniversidade Federal de Santa CatarinaMenezes, Sabrina Vieira2015-06-29T16:41:46Z2015-06-29T16:41:46Z2015-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis83 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133464porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-29T16:41:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133464Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-06-29T16:41:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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