Associação de bairro como um espaço de formação político-educacional para jovens guineenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bari, Mamadu Mustafa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236050
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
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spelling Associação de bairro como um espaço de formação político-educacional para jovens guineensesEducaçãoDidáticaEducação não-formalAssociações comunitáriasEducação e EstadoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.A Guiné-Bissau reúne diversas associações de bairros, principalmente na capital Bissau. Estas organizações juvenis promovem vários e diversas atividades educativas que permeia à necessidade da comunidade. Intuito desta pesquisa é compreender e trazer reflexões sobre a importância e os modos de participação desses jovens em diferentes associações no processo da educação cívica na/da sociedade guineense. A partir de uma investigação junto a jovens guineenses universitários da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira - UNILAB, oriundos de associações juvenis de Guiné-Bissau, por meio de questionário semiestruturado. Meu objetivo é debater sobre os processos educativos desenvolvidos nessas organizações e perceber o impacto e as ressonâncias dos conhecimentos adquiridos na vida de ex-associados/as que atualmente frequentam a universidade. Os dados ainda que preliminares apontam que a inserção da juventude nessas organizações contribui para a efetivação da cidadania como um exercício político, adquirido durante o processo de educação não formal ocorrido nessas associações. Essa aposta me faz afirmar que a educação em contextos de associação comunitária é mais eficaz na sua incidência política que a cidadania não associada.Abstract: Guinea-Bissau brings together several neighborhood associations, mainly in the capital Bissau. These youth organizations promote various and diverse educational activities that permeate the needs of the community. The purpose of this research is to understand and reflect on the importance and modes of participation of these young people in different associations in the civic education process in/in Guinean society. Based on an investigation with young Guinean university students at the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony - UNILAB, from youth associations in Guinea-Bissau, through a semi-structured questionnaire. My objective is to debate the educational processes developed in these organizations and perceive the impact and resonances of the knowledge acquired in the lives of former associates who currently attend university. The data, although preliminary, indicate that the inclusion of youth in these organizations contributes to the realization of citizenship as a political exercise, acquired during the non-formal education process that took place in these associations. This bet makes me affirm that education in community association contexts is more effective in its political impact than non-associated citizenship.Bazzo, Jilvania Lima dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaBari, Mamadu Mustafa2022-07-04T23:19:02Z2022-07-04T23:19:02Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis94 p.| il.application/pdf376963https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236050porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-04T23:19:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/236050Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-04T23:19:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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