DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236541 |
Resumo: | CADERNOS INTERATIVOS - REDE CEDES |
id |
UFSC_94ac683449ba7c2f57813a37c32524e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/236541 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6Políticas PúblicasCADERNOS INTERATIVOS - REDE CEDESPerguntemos a um grupo de pessoas que passam distraídas pela rua, em direção ao seu trabalho, escola ou qualquer outro compromisso cotidiano: o que para você é lazer? É muito provável que muitos imediatamente respondam que se trata de algo relacionado à diversão; alguns podem mobilizar a ideia de prazer; não poucos o relacionarão a atividades no tempo livre ou fora do trabalho; em menor número serão aqueles que afirmarão que é um direito social. Essas noções que majoritariamente estão presentes no imaginário da população não estão de forma alguma descoladas dos conceitos com os quais os estudiosos e pesquisadores do assunto têm trabalhado: diversão, tempo livre, busca do prazer, direito social são mesmo dimensões centrais na configuração e definição do fenômeno lazer. Se assim o é, devemos começar por nos perguntar: que relação tem o tema com a escola, espaço que em grande medida possui grande proximidade com a lógica do trabalho (com seus rígidos horários, divididos pelas disciplinas), obrigação cotidiana de crianças e jovens, não poucas vezes tarefa encarada como árdua, enfadonha, descolada da realidade dos que a frequentam? Se insistirmos nessa representação do espaço escolar, nada seria mais antagônico do que o lazer. É necessário, assim, desnaturalizar alguns olhares, começando pela própria conceituação do que seja a escola. Será que toda estrutura escolar é ou deve ser conforme acima descrevemos? Por que não a concebê-la, como em muitos casos já o é, como espaço da alegria, da descoberta, do prazer? Nesse caso, isso a traria imediatamente para próximo do conceito de lazer? Ou seria esse conceito que estaria tensionando seus limites tradicionais? Aliás, quem disse que no tempo de lazer só existe espaço para a felicidade? Nesse Caderno Interativo, tentaremos responder essas e outras questões, tendo um eixo central de discussão: a relação entre lazer e escola. Em linhas gerais, tentaremos abordar os seguintes temas: • As relações entre lazer e escola na história • A escola que prepara para o trabalho, também prepara para o lazer • A escola enquanto espaço físico de lazer • Os conteúdos escolares enquanto conteúdos culturais • O esporte: conteúdo escolar, conteúdo de lazer ATIVIDADE SUGERIDA Comecemos a fazer um diagnóstico. Pergunte a alguns professores, colegas ou conhecidos: que relação há entre o lazer e a escola? A partir das respostas, podemos ter um primeiro panorama dos desafios que teremos para construir um novo olhar sobre o tema.REDE CEDES/MINISTÉRIO DO ESPORTEGráfica e Editora Ideal2022-07-18T15:16:09Z2022-07-18T15:16:09Z2011-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfCADERNOS INTERATIVOS978-85-89196-38-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236541CADERNOS INTERATIVOS;7 - VOLUMESMARCELLINO, SilvaMELO, Nelson Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-18T15:16:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/236541Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-18T15:16:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6 |
title |
DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6 |
spellingShingle |
DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6 MARCELLINO, Silva Políticas Públicas |
title_short |
DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6 |
title_full |
DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6 |
title_fullStr |
DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6 |
title_full_unstemmed |
DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6 |
title_sort |
DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6 |
author |
MARCELLINO, Silva |
author_facet |
MARCELLINO, Silva MELO, Nelson Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
MELO, Nelson Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARCELLINO, Silva MELO, Nelson Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas |
topic |
Políticas Públicas |
description |
CADERNOS INTERATIVOS - REDE CEDES |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12 2022-07-18T15:16:09Z 2022-07-18T15:16:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CADERNOS INTERATIVOS 978-85-89196-38-3 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236541 |
identifier_str_mv |
CADERNOS INTERATIVOS 978-85-89196-38-3 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CADERNOS INTERATIVOS;7 - VOLUMES |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gráfica e Editora Ideal |
publisher.none.fl_str_mv |
Gráfica e Editora Ideal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652028497362944 |