DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCELLINO, Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: MELO, Nelson Carvalho
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236541
Resumo: CADERNOS INTERATIVOS - REDE CEDES
id UFSC_94ac683449ba7c2f57813a37c32524e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/236541
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6Políticas PúblicasCADERNOS INTERATIVOS - REDE CEDESPerguntemos a um grupo de pessoas que passam distraídas pela rua, em direção ao seu trabalho, escola ou qualquer outro compromisso cotidiano: o que para você é lazer? É muito provável que muitos imediatamente respondam que se trata de algo relacionado à diversão; alguns podem mobilizar a ideia de prazer; não poucos o relacionarão a atividades no tempo livre ou fora do trabalho; em menor número serão aqueles que afirmarão que é um direito social. Essas noções que majoritariamente estão presentes no imaginário da população não estão de forma alguma descoladas dos conceitos com os quais os estudiosos e pesquisadores do assunto têm trabalhado: diversão, tempo livre, busca do prazer, direito social são mesmo dimensões centrais na configuração e definição do fenômeno lazer. Se assim o é, devemos começar por nos perguntar: que relação tem o tema com a escola, espaço que em grande medida possui grande proximidade com a lógica do trabalho (com seus rígidos horários, divididos pelas disciplinas), obrigação cotidiana de crianças e jovens, não poucas vezes tarefa encarada como árdua, enfadonha, descolada da realidade dos que a frequentam? Se insistirmos nessa representação do espaço escolar, nada seria mais antagônico do que o lazer. É necessário, assim, desnaturalizar alguns olhares, começando pela própria conceituação do que seja a escola. Será que toda estrutura escolar é ou deve ser conforme acima descrevemos? Por que não a concebê-la, como em muitos casos já o é, como espaço da alegria, da descoberta, do prazer? Nesse caso, isso a traria imediatamente para próximo do conceito de lazer? Ou seria esse conceito que estaria tensionando seus limites tradicionais? Aliás, quem disse que no tempo de lazer só existe espaço para a felicidade? Nesse Caderno Interativo, tentaremos responder essas e outras questões, tendo um eixo central de discussão: a relação entre lazer e escola. Em linhas gerais, tentaremos abordar os seguintes temas: • As relações entre lazer e escola na história • A escola que prepara para o trabalho, também prepara para o lazer • A escola enquanto espaço físico de lazer • Os conteúdos escolares enquanto conteúdos culturais • O esporte: conteúdo escolar, conteúdo de lazer ATIVIDADE SUGERIDA Comecemos a fazer um diagnóstico. Pergunte a alguns professores, colegas ou conhecidos: que relação há entre o lazer e a escola? A partir das respostas, podemos ter um primeiro panorama dos desafios que teremos para construir um novo olhar sobre o tema.REDE CEDES/MINISTÉRIO DO ESPORTEGráfica e Editora Ideal2022-07-18T15:16:09Z2022-07-18T15:16:09Z2011-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfCADERNOS INTERATIVOS978-85-89196-38-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236541CADERNOS INTERATIVOS;7 - VOLUMESMARCELLINO, SilvaMELO, Nelson Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-18T15:16:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/236541Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-18T15:16:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6
title DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6
spellingShingle DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6
MARCELLINO, Silva
Políticas Públicas
title_short DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6
title_full DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6
title_fullStr DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6
title_full_unstemmed DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6
title_sort DIMENSÃO CULTURAL DO LAZER NO COTIDIANO ESCOLAR - 6
author MARCELLINO, Silva
author_facet MARCELLINO, Silva
MELO, Nelson Carvalho
author_role author
author2 MELO, Nelson Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCELLINO, Silva
MELO, Nelson Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas
topic Políticas Públicas
description CADERNOS INTERATIVOS - REDE CEDES
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12
2022-07-18T15:16:09Z
2022-07-18T15:16:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CADERNOS INTERATIVOS
978-85-89196-38-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236541
identifier_str_mv CADERNOS INTERATIVOS
978-85-89196-38-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CADERNOS INTERATIVOS;7 - VOLUMES
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gráfica e Editora Ideal
publisher.none.fl_str_mv Gráfica e Editora Ideal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652028497362944