Zeladoria ambiental na gestão de resíduos sólidos urbanos: uma análise socioeconômica sobre os zeladores ambientais do Projeto AMA Floripa
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248561 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Sanitária e Ambiental. |
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Zeladoria ambiental na gestão de resíduos sólidos urbanos: uma análise socioeconômica sobre os zeladores ambientais do Projeto AMA Floripazeladoria ambientalgerenciamento de resíduos sólidos urbanosperfil socioeconômicoAMA FloripaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Sanitária e Ambiental.A Zeladoria Ambiental (ZA) é um modelo de gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) que busca promover limpeza urbana de forma eficiente, descentralizada e sustentável, envolvendo ativamente os cidadãos na execução desses serviços. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo analisar o efeito da implementação de um modelo de ZA no gerenciamento de RSU e no perfil socioeconômico dos zeladores, por meio de um estudo de caso do Projeto AMA Floripa. Para atingir esse objetivo, foram realizadas buscas na plataforma de monitoramento do projeto, a fim de obter dados relacionados ao número de execuções e de fotos por atividade, considerados indicadores-chave para avaliar o progresso do projeto. Com base nesses dados, foram calculadas médias, desvio padrão e estimada a extensão das atividades de varrição e capina. Além disso, foi utilizada uma abordagem de pesquisa quantitativa, aplicando a técnica de levantamento por meio de um questionário estruturado. Essa pesquisa permitiu examinar o impacto da ZA no perfil socioeconômico dos zeladores. Os resultados revelaram que foram registradas por Área de Zeladoria (AZ), uma média mensal de 23 execuções e 172 fotos de varrição, 10 execuções e 27 fotos de capina, 0,93 execuções e 1,58 fotos de lixeiras comunitárias, 0,09 execuções e 0,19 fotos de hortas comunitárias, 3 execuções e 4 fotos de solicitações de moradores, 5 execuções e 8 fotos de descarte irregular, 7 execuções e 13 fotos de bocas de lobo, 5 execuções e 8 fotos de infraestrutura urbana, e, por fim, 0,84 execuções e 1,14 fotos de atividades de educação ambiental. Além disso, foi observado um alto desvio padrão no número de execuções e fotos de todas atividades avaliadas. Durante o período analisado, foi realizada a varrição de uma extensão aproximada de 7.993 quilômetros e a capina de aproximadamente 939 quilômetros. Os resultados da pesquisa quantitativa possibilitaram traçar um perfil socioeconômico, onde os zeladores são mulheres, brancas, com idade média de 37 anos, casadas, possuem pelo menos o ensino médio completo, têm pelo menos um dependente, apresentam uma renda mensal média de R$ 1.869 e renda mensal média de R$ 1.066 sem considerar os valores recebidos pela zeladoria e não reservam nenhum valor para reserva financeira ou investimentos. Apesar dos desafios na definição e quantificação dos dados selecionados para analisar o efeito da ZA no gerenciamento de RSU, é possível afirmar que o modelo estudado obteve êxito, com destaque para as atividades de varrição e capina. Em relação à influência do modelo estudado no perfil socioeconômico dos Zeladores Ambientais, fica claro que a renda complementar proveniente da zeladoria representa uma importante contribuição para os zeladores participantes da pesquisa. Além disso, é de fundamental importância fornecer apoio para a educação financeira dos Zeladores Ambientais.Local leader program is a model of Urban Solid Waste (USW) management that aims to promote efficient, decentralized, and sustainable urban cleaning services, actively involving citizens in the execution of these services. The present study aims to analyze the effects of the implementation of a local leader program model for USW management. Additionally, it analyses the socioeconomic profile of the Local Leaders contracted by AMA. To achieve these objectives, a case study of the AMA Floripa project was undertaken. Firstly, searches were conducted on the project's monitoring platform in order to obtain data related to the number of executions and photos per activity, which are the key indicators to evaluate the project's progress. Based on these data, the means and standard deviations were calculated, and the extent of sweeping and weeding activities were estimated. Secondly, a quantitative research was carried out through the application of the survey technique through a structured questionnaire. This survey enabled the examination of the impact of local leader program on the socio-economic profile of the Local Leaders. The results revealed that were registered per custodianship areas a monthly average of 23 executions and 172 photos of sweeping activities, 10 executions and 27 photos of weeding activities, 0.93 executions and 1.58 photos of community bins activities, 0.09 executions and 0.19 photos of community gardens activities. Moreover, the results showed that were registered an average of 3 executions and 4 photos of residents' requests, 5 executions and 8 photos of illegal dumping, 7 executions and 13 photos of stormwater drains, 5 executions and 8 photos of urban infrastructure activities, and finally, 0.84 executions and 1.14 photos of environmental education activities. Furthermore, a high standard deviation was observed in the number of executions and photos for all the activities. During the period in analysis, the total distance swept was of approximately 7,993 kilometers while that of the weeding was approximately 939 kilometers. The results of the quantitative survey enabled to identify the Local leader’s socioeconomic profile, which point out that they are mainly women, white, with an average age of 37 years old, married, graduated from high school and have at least one dependent. Financially, they were found to have an average monthly income of R$ 1.869, and an average monthly income of R$ 1.066 excluding the income from AMA Floripa project, and do not set aside any funds for financial reserves or investments. Despite the challenges in defining and quantifying the selected data to analyze the effect of a local leader program on USW management, it is possible to affirm that the model that was studied was successful, particularly the activities of sweeping and weeding. Regarding the influence of the studied model on the socio-economic profile of Local Leaders, it is clear that the additional income from Ama Floripa project represents an important contribution to the participating stewards of the survey. Furthermore, it is fundamental to provide support for the financial education of Local Leaders.Florianópolis, SC.Mohedano, Rodrigo de AlmeidaUniversidade Federal de Santa Catarina.Nascimento, Lucas Voltolini do2023-07-11T17:05:32Z2023-07-11T17:05:32Z2023-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis108 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248561Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-11T17:05:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248561Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-11T17:05:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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