AÇÃO 20 RJ: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS NA UFV.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIRANDA, LUDIANY BARBOSA SENA
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: OLIVEIRA, LUDMILA MARIA MARTINS DE, BAETA, ODEMIR VIEIRA, SANTOS, BÁRBARA KATHARINE SOARES DOS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181212
Resumo: A Ação 20RJ refere-se ao apoio à Capacitação e Formação Inicial e Continuada para a Educação Básica no Brasil, dando suporte às Políticas Públicas de Educação e promovendo a valorização dos profissionais dessa carreira. O presente trabalho buscou verificar a eficácia do desenvolvimento dos programas financiados pela Ação 20RJ, especialmente na Universidade Federal de Viçosa (UFV). A coleta de dados foi realizada através do Sistema de Gestão e Monitoramento da Formação Continuada (SISFOR), entrevistas aos coordenadores dos cursos e questionários aplicados aos cursistas. Notou-se que a implementação dos cursos se deu de forma positiva. As dificuldades identificadas dizem respeito, principalmente, ao diálogo com MEC e disfunções da burocracia, como morosidade e formalidades exageradas no serviço público. Também foi constatada uma subutilização dos recursos públicos em função da alta taxa de evasão, sendo um ponto crítico diante do princípio da eficiência e da escassez de recursos que o país vivencia em decorrência do difícil cenário político-econômico. O trabalho evidenciou que a gestão nas Políticas Públicas deve ocorrer mesmo antes da oferta do curso, com a adoção de sistemas efetivos para o acompanhamento da aprendizagem e estratégias para retenção dos alunos no curso e/ou substituição dos desistentes.
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