A Produção da existência dos coletores de resíduos recicláveis no município de Rio do Sul/SC: desafios frente à baixa escolaridade e à produção destrutiva de mercadorias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Köpp, Daniela Reuter
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100463
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
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spelling A Produção da existência dos coletores de resíduos recicláveis no município de Rio do Sul/SC: desafios frente à baixa escolaridade e à produção destrutiva de mercadoriasEducaçãoResiduos -SubprodutosReaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoNesta dissertação, objetivamos analisar a produção da existência dos coletores de resíduos recicláveis no município de Rio do Sul, estado de Santa Catarina, pressupondo a baixa escolaridade e a produção destrutiva de mercadorias. Neste sentido, buscamos avançar para além da aparência das relações sociais que apresentam estes sujeitos, apenas como agentes ambientais. Para tanto, a precarização da existência, a baixa escolaridade, a produção destrutiva e os coletores de resíduos recicláveis revelam-se como categorias centrais. Em relação aos aspectos metodológicos, buscamos articular a análise objetiva da estrutura social com os elementos empíricos evidenciados no decorrer da pesquisa de campo. A pesquisa qualitativa possibilitou a apreensão da subjetividade e da realidade dos entrevistados. A aplicação do préteste, da entrevista semi-estruturada, da observação simples com registro em diário de campo e da análise documental, resumem-se aos recursos empregados. Em relação aos sujeitos da pesquisa, durante dois meses, foram entrevistados quatro coletores de resíduos recicláveis, com níveis de escolaridade diversos: uma coletora com Ensino Médio incompleto; uma coletora com Ensino Fundamental - Séries Finais completo; um coletor com Ensino Fundamental - Séries Iniciais incompleto; um coletor não alfabetizado. Evidenciamos contradições relevantes na produção da existência destes. Da condição de desnecessários, enquanto força de trabalho no mercado formal, passam a extremamente necessários ao capital e ao poder público, vistos sob a ótica de sujeitos que resgatam e reinserem quantidades crescentes de resíduos. Também da condição de pobres impedidos de consumir no ritmo ditado, aos sujeitos que alimentam relações capitalistas que, por sua vez, transformam os resíduos por eles coletados e reinseridos em uma nova mercadoria inacessível. A partir das contradições elencadas, subjazem elementos adicionais em relação à escolaridade e à capacitação profissional dos entrevistados, indicando que estas não figuram como objetivos a serem alcançados. A renda obtida é determinada pela indústria recicladora e pelas relações locais entre intermediários e sujeitos da pesquisa. Sendo esta, geralmente, agregada a uma segunda renda familiar obtida por meio do trabalho assalariado ou por meio de benefício social. A exceção, neste aspecto, reside na passagem da condição de coletor para intermediário. A escola e a elevação da escolaridade significam a possibilidade de superação da realidade, esta reservada apenas aos filhos dos entrevistados. Estes lutam pela sobrevivência diária, sendo que os planos maiores, entre eles a elevação da escolaridade, são destinados aos seus filhos.FlorianópolisD'Agostini, AdrianaUniversidade Federal de Santa CatarinaKöpp, Daniela Reuter2013-06-25T19:24:37Z2013-06-25T19:24:37Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis169 p.| il., grafs., tabs.application/pdf314915http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100463porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T19:24:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100463Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T19:24:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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