As rinhas de galos no Brasil: o caso de uma prática diante das alterações de sensibilidades em relação aos animais (1960-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Misael Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188779
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2017.
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spelling As rinhas de galos no Brasil: o caso de uma prática diante das alterações de sensibilidades em relação aos animais (1960-2017)HistóriaBriga de galoRelação homem-animalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2017.Esta tese tem como objetivo tratar de um tema um tanto quanto polêmico: as brigas de galos, também conhecidas como rinhas de galos. Tendo como recorte espacial o Brasil no período que compreende, aproximadamente, o período entre 1960 e 2017, este texto busca criar uma narrativa histórica para as brigas de galos neste país, reunindo como objetivo central a análise de alguns conflitos de ordem social e cultural gerados por posições antagônicas. Nesse aspecto, observa-se através desta atividade disputas de poder e a paulatina transformação das sensibilidades em relação aos animais, que culminam com a consolidação de sua proibição. Para tanto, leva-se em consideração nas abordagens dessa tese a produção de saberes e conhecimentos interdisciplinares, científicos, literaturas produzidas por galistas, notícias, diálogos em redes sociais, vídeos, textos jurídicos e também experiências do autor sobre o tema e atividades de campo. Dessa forma, a escrita inicia com uma problematização bastante atual, no que confere ao estatuto atribuído aos animais na cultura ocidental, ou seja, como as alterações das relações entre homens e animais têm contribuído para a erosão de um antropocentrismo e objetificação de seres ditos sencientes. Isto tem implicações diretas em práticas de utilizam animais para diversos fins, seja como produtos para o consumo humano e/ou entretenimento. Logo, proponho apresentar algumas experiências comparativas sobre as brigas de galos e mesmo o exemplo das touradas, em países como França e Espanha, e as disputas em torno dessas práticas. Na sequência, retomo uma vasta revisão bibliográfica sobre as distintas formas de brigas de galos que foram observadas na história e como o animal biocultural galo se estabeleceu em diferentes culturas e tempos históricos, até afunilar no caso brasileiro. A partir daí, analiso a prática desde o seu auge até os conflitos que remetem às várias tentativas de proibição e, por fim, alguns acontecimentos que culminam na interdição de muitos estabelecimentos. Contudo, é uma história que não acaba por aí, mas tem continuidade na clandestinidade e na persistência de galistas pela legalização e a constituição de grupos de reivindicação, bem como por posições opostas de ONGs na defesa pelos animais.Abstract : This dissertation aims at dealing with a polemic issue: cockfighting. The text tries to create a historical narrative for cockfighting in Brazil during the years of 1960 and 2017 with the main goal of analyzing some social and cultural conflicts derived from opposite stances. Concerning this aspect, it is noticed through this activity power dispute and Constant transformation of sensibilities towards animals, which lead to the consolidation of its forbiddance. In order to support this point of view we consider the production of scientific knowledge, literature produced by people involved with the practice, news, social media, videos, law texts and also the author s experience about the subject and field activities. Therefore, the text starts with questioning the current discussion about the status of animals in the West culture, that is, how the changes in the relations between man and animals have contributed to the erosion of the anthropocentrism and the objectification of beings classified as sentient. Thus, we propose to compare the experiences of cockfighting and bullfighting, in France and Spain, and the disputes around these practices. Later on, we analyze the vast bibliography on the different kinds of cockfighting throughout history and how the rooster has been seen in different cultures and times, until we reach the Brazilian case. After that, we analyze cockfighting from its peak until the conflicts that led to the attempts of prohibition and, at last, some situations that led to the shutdown of many places where the practice used to take place. Nevertheless, in spite of that, the practice continues in a clandestine way and by the persistence of the people involved with the practice who struggle for its legalization and, also, the constitution of groups of lobbyists, as well as the resistance of some NGOs in the defense of animals.Klug, JoãoUniversidade Federal de Santa CatarinaCorrêa, Misael Costa2018-08-02T04:02:17Z2018-08-02T04:02:17Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis392 p.| il.application/pdf353367https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188779porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-02T04:02:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188779Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-02T04:02:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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