Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Andréa Cristina Marques de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80033
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação.
id UFSC_955a410cfb1feb0f35f42b50b3ab59b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80033
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computadorInformaticaComputaçãoEnsino auxiliado por computadorEducaçãoInovações tecnologicasEducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação.Com o avanço tecnológico, a informática vem cada vez mais desempenhando um importante papel na vida das pessoas, e na educação não poderia ser diferente. Muitos softwares tem sido produzidos para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, no entanto, nem todos são frutos de estudos para analisar qual filosofia de aprendizagem melhor se adequa as necessidades dos alunos. Dentre as principais bases psicológicas dos processos de aprendizagem, são confrontadas as posições associacionista, cognitivista e sócio-interacionista. Esta dissertação propõe um estudo sobre o comportamento dessas filosofias quando passadas para o ambiente computacional, através de três modelos de sistemas implementados em HTML, em virtude da dinâmica e interação com o ambiente web e modelados utilizando o modelo teórico de hipermídia como autômata (o hipertômata). A temática escolhida é o ensino de Sistemas Especialistas. Apresentamos resultados de implementações em turma cuja área fim não é a informática.Florianópolis, SCRoisenberg, MauroUniversidade Federal de Santa CatarinaAraújo, Andréa Cristina Marques de2012-10-18T09:48:22Z2012-10-18T09:48:22Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 f.| il.application/pdf181853http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80033porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T19:56:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80033Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T19:56:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador
title Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador
spellingShingle Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador
Araújo, Andréa Cristina Marques de
Informatica
Computação
Ensino auxiliado por computador
Educação
Inovações tecnologicas
Educação
title_short Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador
title_full Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador
title_fullStr Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador
title_full_unstemmed Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador
title_sort Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador
author Araújo, Andréa Cristina Marques de
author_facet Araújo, Andréa Cristina Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roisenberg, Mauro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Andréa Cristina Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Informatica
Computação
Ensino auxiliado por computador
Educação
Inovações tecnologicas
Educação
topic Informatica
Computação
Ensino auxiliado por computador
Educação
Inovações tecnologicas
Educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-18T09:48:22Z
2012-10-18T09:48:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 181853
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80033
identifier_str_mv 181853
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652309443379200