Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80033 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação. |
id |
UFSC_955a410cfb1feb0f35f42b50b3ab59b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80033 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computadorInformaticaComputaçãoEnsino auxiliado por computadorEducaçãoInovações tecnologicasEducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação.Com o avanço tecnológico, a informática vem cada vez mais desempenhando um importante papel na vida das pessoas, e na educação não poderia ser diferente. Muitos softwares tem sido produzidos para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, no entanto, nem todos são frutos de estudos para analisar qual filosofia de aprendizagem melhor se adequa as necessidades dos alunos. Dentre as principais bases psicológicas dos processos de aprendizagem, são confrontadas as posições associacionista, cognitivista e sócio-interacionista. Esta dissertação propõe um estudo sobre o comportamento dessas filosofias quando passadas para o ambiente computacional, através de três modelos de sistemas implementados em HTML, em virtude da dinâmica e interação com o ambiente web e modelados utilizando o modelo teórico de hipermídia como autômata (o hipertômata). A temática escolhida é o ensino de Sistemas Especialistas. Apresentamos resultados de implementações em turma cuja área fim não é a informática.Florianópolis, SCRoisenberg, MauroUniversidade Federal de Santa CatarinaAraújo, Andréa Cristina Marques de2012-10-18T09:48:22Z2012-10-18T09:48:22Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 f.| il.application/pdf181853http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80033porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T19:56:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/80033Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T19:56:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador |
title |
Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador |
spellingShingle |
Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador Araújo, Andréa Cristina Marques de Informatica Computação Ensino auxiliado por computador Educação Inovações tecnologicas Educação |
title_short |
Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador |
title_full |
Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador |
title_fullStr |
Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador |
title_full_unstemmed |
Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador |
title_sort |
Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador |
author |
Araújo, Andréa Cristina Marques de |
author_facet |
Araújo, Andréa Cristina Marques de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Roisenberg, Mauro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Andréa Cristina Marques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informatica Computação Ensino auxiliado por computador Educação Inovações tecnologicas Educação |
topic |
Informatica Computação Ensino auxiliado por computador Educação Inovações tecnologicas Educação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T09:48:22Z 2012-10-18T09:48:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
181853 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80033 |
identifier_str_mv |
181853 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
133 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652309443379200 |