O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Douglas Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197669
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
id UFSC_9575338b9da232139378dd07d364cd4b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197669
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)ProfissionalContabilidadeAcadêmicoSPEDGraduaçãoTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisEsta pesquisa tem por objetivo analisar a percepção dos acadêmicos de contabilidade, matriculados na 7° (sétima) e 8° (oitava) fase do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina com relação aos módulos integrantes do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Tendo em vista a evolução tecnológica que cerca o meio contábil, no que tange a entrega de obrigações acessórias ao fisco, assim como o reflexo dessas informações para o usuário interno e externo, aumentando a responsabilidade dos profissionais de contabilidade, exigindo atualizações constantes, torna-se pertinente avaliar a percepção do acadêmico, futuro profissional de contabilidade, com relação ao SPED. A metodologia consiste em uma pesquisa descritiva, realizada com a aplicação de questionários, com enfoque tanto quantitativo, quanto qualitativo. Os resultados demonstram que 52% dos respondentes mencionou não conhecer os módulos integrantes do SPED. 33% já buscaram alguma forma de qualificação com relação ao tema através de palestras, seminários, cursos ou através da graduação e 94% dos respondentes entende que o ensino na universidade deveria abordar aspectos técnicos/práticos sobre o assunto. Os acadêmicos, na maioria, entendem que o SPED pode contribuir com o profissional de contabilidade, tornando-o peça fundamental no desenvolvimento das informações a serem prestadas ao fisco, sendo que 81% das respostas entendem que o SPED é importante para o fisco, contabilidade ou ambos.Florianópolis, SCLorandi, Joisse AntônioUniversidade Federal de Santa CatarinaNeto, Douglas Costa2019-07-16T13:13:02Z2019-07-16T13:13:02Z2019-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197669info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-16T13:13:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197669Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-16T13:13:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
title O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
spellingShingle O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
Neto, Douglas Costa
Profissional
Contabilidade
Acadêmico
SPED
Graduação
title_short O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
title_full O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
title_fullStr O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
title_full_unstemmed O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
title_sort O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
author Neto, Douglas Costa
author_facet Neto, Douglas Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lorandi, Joisse Antônio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Douglas Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Profissional
Contabilidade
Acadêmico
SPED
Graduação
topic Profissional
Contabilidade
Acadêmico
SPED
Graduação
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-16T13:13:02Z
2019-07-16T13:13:02Z
2019-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197669
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 47
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651939858087936