O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197669 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
id |
UFSC_9575338b9da232139378dd07d364cd4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197669 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)ProfissionalContabilidadeAcadêmicoSPEDGraduaçãoTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisEsta pesquisa tem por objetivo analisar a percepção dos acadêmicos de contabilidade, matriculados na 7° (sétima) e 8° (oitava) fase do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina com relação aos módulos integrantes do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Tendo em vista a evolução tecnológica que cerca o meio contábil, no que tange a entrega de obrigações acessórias ao fisco, assim como o reflexo dessas informações para o usuário interno e externo, aumentando a responsabilidade dos profissionais de contabilidade, exigindo atualizações constantes, torna-se pertinente avaliar a percepção do acadêmico, futuro profissional de contabilidade, com relação ao SPED. A metodologia consiste em uma pesquisa descritiva, realizada com a aplicação de questionários, com enfoque tanto quantitativo, quanto qualitativo. Os resultados demonstram que 52% dos respondentes mencionou não conhecer os módulos integrantes do SPED. 33% já buscaram alguma forma de qualificação com relação ao tema através de palestras, seminários, cursos ou através da graduação e 94% dos respondentes entende que o ensino na universidade deveria abordar aspectos técnicos/práticos sobre o assunto. Os acadêmicos, na maioria, entendem que o SPED pode contribuir com o profissional de contabilidade, tornando-o peça fundamental no desenvolvimento das informações a serem prestadas ao fisco, sendo que 81% das respostas entendem que o SPED é importante para o fisco, contabilidade ou ambos.Florianópolis, SCLorandi, Joisse AntônioUniversidade Federal de Santa CatarinaNeto, Douglas Costa2019-07-16T13:13:02Z2019-07-16T13:13:02Z2019-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197669info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-16T13:13:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197669Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-16T13:13:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) |
title |
O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) |
spellingShingle |
O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) Neto, Douglas Costa Profissional Contabilidade Acadêmico SPED Graduação |
title_short |
O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) |
title_full |
O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) |
title_fullStr |
O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) |
title_full_unstemmed |
O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) |
title_sort |
O Desafio Profissional do Acadêmico de Ciências Contábeis: Um Estudo da Compreensão dos Acadêmicos de Ciências Contábeis com o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) |
author |
Neto, Douglas Costa |
author_facet |
Neto, Douglas Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lorandi, Joisse Antônio Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Douglas Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissional Contabilidade Acadêmico SPED Graduação |
topic |
Profissional Contabilidade Acadêmico SPED Graduação |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-16T13:13:02Z 2019-07-16T13:13:02Z 2019-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197669 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
47 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651939858087936 |