DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COM O PNAP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136098 |
Resumo: | A proposta desse artigo é fazer uma reflexão sobre os principais desafios da educação a distância (EaD) em cursos de especialização, a partir das experiências com a gestão dos cursos ministrados pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) de Volta Redonda, da Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP). Muitos autores e relatórios qualificam o EaD como uma experiência positiva para dar acesso à educação de alto nível e disseminar o conhecimento para mais pessoas. Fala-se em uma revolução na sala de aula. No período 2010-2015, o ICHS/UFF recebeu 3031 alunos de pós-graduação nas quatro chamadas de cursos. Atualmente, cerca de 722 alunos já concluíram os seus cursos de pós-graduação, a maior parte deles funcionários públicos. A experiência permiteu várias descobertas: 1) Pode ser essencial ter um corpo docente com mente aberta para usar a tecnologia e interagir com nível local da gestão pública; 2) O processo de aprendizagem é diferente em EaD e professores/tutores tem que mudar a metodologia de ensino; 3) Os cursos on-line tem que ter currículos diferentes dos convencionais; e 4) É necessário adaptar a estrutura administrativa para atender alunos on-line; 4) É possível introduzir uma percentagem de EaD nos cursos presenciais convencionais. |
id |
UFSC_965989bb86b75c3804ba6c2e682dc5bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136098 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COM O PNAPA proposta desse artigo é fazer uma reflexão sobre os principais desafios da educação a distância (EaD) em cursos de especialização, a partir das experiências com a gestão dos cursos ministrados pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) de Volta Redonda, da Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP). Muitos autores e relatórios qualificam o EaD como uma experiência positiva para dar acesso à educação de alto nível e disseminar o conhecimento para mais pessoas. Fala-se em uma revolução na sala de aula. No período 2010-2015, o ICHS/UFF recebeu 3031 alunos de pós-graduação nas quatro chamadas de cursos. Atualmente, cerca de 722 alunos já concluíram os seus cursos de pós-graduação, a maior parte deles funcionários públicos. A experiência permiteu várias descobertas: 1) Pode ser essencial ter um corpo docente com mente aberta para usar a tecnologia e interagir com nível local da gestão pública; 2) O processo de aprendizagem é diferente em EaD e professores/tutores tem que mudar a metodologia de ensino; 3) Os cursos on-line tem que ter currículos diferentes dos convencionais; e 4) É necessário adaptar a estrutura administrativa para atender alunos on-line; 4) É possível introduzir uma percentagem de EaD nos cursos presenciais convencionais.INPEAU/UFSC2015-11-04T10:40:53Z2015-11-04T10:40:53Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136098THIELMANN, RICARDOAMARAL, MARCELO GONÇALVES DOSANTOS, JOSYCLER APARECIDA ARANASIMÃO, ALESSANDRAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-04T10:40:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136098Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-04T10:40:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COM O PNAP |
title |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COM O PNAP |
spellingShingle |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COM O PNAP THIELMANN, RICARDO |
title_short |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COM O PNAP |
title_full |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COM O PNAP |
title_fullStr |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COM O PNAP |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COM O PNAP |
title_sort |
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE COM O PNAP |
author |
THIELMANN, RICARDO |
author_facet |
THIELMANN, RICARDO AMARAL, MARCELO GONÇALVES DO SANTOS, JOSYCLER APARECIDA ARANA SIMÃO, ALESSANDRA |
author_role |
author |
author2 |
AMARAL, MARCELO GONÇALVES DO SANTOS, JOSYCLER APARECIDA ARANA SIMÃO, ALESSANDRA |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
THIELMANN, RICARDO AMARAL, MARCELO GONÇALVES DO SANTOS, JOSYCLER APARECIDA ARANA SIMÃO, ALESSANDRA |
description |
A proposta desse artigo é fazer uma reflexão sobre os principais desafios da educação a distância (EaD) em cursos de especialização, a partir das experiências com a gestão dos cursos ministrados pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) de Volta Redonda, da Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP). Muitos autores e relatórios qualificam o EaD como uma experiência positiva para dar acesso à educação de alto nível e disseminar o conhecimento para mais pessoas. Fala-se em uma revolução na sala de aula. No período 2010-2015, o ICHS/UFF recebeu 3031 alunos de pós-graduação nas quatro chamadas de cursos. Atualmente, cerca de 722 alunos já concluíram os seus cursos de pós-graduação, a maior parte deles funcionários públicos. A experiência permiteu várias descobertas: 1) Pode ser essencial ter um corpo docente com mente aberta para usar a tecnologia e interagir com nível local da gestão pública; 2) O processo de aprendizagem é diferente em EaD e professores/tutores tem que mudar a metodologia de ensino; 3) Os cursos on-line tem que ter currículos diferentes dos convencionais; e 4) É necessário adaptar a estrutura administrativa para atender alunos on-line; 4) É possível introduzir uma percentagem de EaD nos cursos presenciais convencionais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04T10:40:53Z 2015-11-04T10:40:53Z 2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-01-1 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136098 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-01-1 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652330529193984 |