Infâncias pobres na escola: é possível ouví-las? Apontamentos sobre estudos recentes produzidos no PPGE/UFSC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196531 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_96e65aaa95f92db5d8a57155f86e6ce3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196531 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Infâncias pobres na escola: é possível ouví-las? Apontamentos sobre estudos recentes produzidos no PPGE/UFSCEscolapobrezainfânciaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo central conhecer e dar visibilidade para o que dizem os estudos recentes produzidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) sobre o ouvir as crianças pobres que estão nas escolas. Busca-se também conhecer o tratamento dado às categorias pobreza, infância e escola nestes trabalhos e suas formas de articulação e leitura da realidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que considerou as pesquisas de Mestrado e Doutorado desenvolvidas no período de 2000 a 2014 que estavam disponíveis no site do Programa. A busca dos trabalhos foi iniciada utilizando-se os descritores escola, infância e pobreza, resultando num primeiro momento em 17 teses e 52 dissertações. Numa segunda filtragem, em que a expressão ‘ouvir as crianças’ foi inserida chegou-se a um número bastante reduzido de trabalhos, restando apenas três. Em seguida foi realizada a leitura dessas três pesquisas, identificando-se em todas elas a articulação escola, infância e pobreza com percursos metodológicos que ouviam as crianças. Os estudos provocam importantes reflexões sobre situações vividas por crianças escolares pobres, demarcando uma posição de escuta a estas crianças como possibilidade de compreender seus modos de vida e suas experiências. Ao final do TCC, pode-se afirmar que as pesquisas contribuem significativamente para repensar sobre qual é o lugar da escola neste contexto e como uma prática educativa que desconsidera a voz dos sujeitos infantis pode ser promovida diante do seu processo de democratização.Florianópolis, SCPereira, Angélica SilvanaUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Cleonice Rosi Rauch2019-06-05T13:32:26Z2019-06-05T13:32:26Z2015-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196531porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-05T13:32:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196531Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-05T13:32:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infâncias pobres na escola: é possível ouví-las? Apontamentos sobre estudos recentes produzidos no PPGE/UFSC |
title |
Infâncias pobres na escola: é possível ouví-las? Apontamentos sobre estudos recentes produzidos no PPGE/UFSC |
spellingShingle |
Infâncias pobres na escola: é possível ouví-las? Apontamentos sobre estudos recentes produzidos no PPGE/UFSC Vieira, Cleonice Rosi Rauch Escola pobreza infância |
title_short |
Infâncias pobres na escola: é possível ouví-las? Apontamentos sobre estudos recentes produzidos no PPGE/UFSC |
title_full |
Infâncias pobres na escola: é possível ouví-las? Apontamentos sobre estudos recentes produzidos no PPGE/UFSC |
title_fullStr |
Infâncias pobres na escola: é possível ouví-las? Apontamentos sobre estudos recentes produzidos no PPGE/UFSC |
title_full_unstemmed |
Infâncias pobres na escola: é possível ouví-las? Apontamentos sobre estudos recentes produzidos no PPGE/UFSC |
title_sort |
Infâncias pobres na escola: é possível ouví-las? Apontamentos sobre estudos recentes produzidos no PPGE/UFSC |
author |
Vieira, Cleonice Rosi Rauch |
author_facet |
Vieira, Cleonice Rosi Rauch |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Angélica Silvana Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Cleonice Rosi Rauch |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola pobreza infância |
topic |
Escola pobreza infância |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-13 2019-06-05T13:32:26Z 2019-06-05T13:32:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196531 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
44 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651960463654912 |