Instrumentos astronômicos históricos (IAH´s), diálogos interculturais com estudantes indígenas e conhecimento geográfico: Brasil e Colômbia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutiérrez Garcés, Ricardo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214445
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2019.
id UFSC_9700b5eec548e92b7582072a705df5e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214445
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaGutiérrez Garcés, RicardoNascimento, Rosemy da Silva2020-10-21T21:05:25Z2020-10-21T21:05:25Z2019368667https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214445Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2019.Este trabalho de pesquisa articula as relações entre Instrumentos Astronômicos Históricos (IAH?s), conhecimento geográfico com ênfase na Geografia Cultural e diálogos interculturais com estudantes indígenas da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica (LIISMA), situados em alguns territórios de Brasil, e estudantes de diversas culturas originárias e professores indígenas e não indígenas da Licenciatura em Pedagogía de la Madre Tierra (LPMT) da Colômbia. Nesse contexto, a pesquisa analisou a relação da astronomia histórica indígena e da não indígena sobre seu cotidiano, principalmente na organização sócio-espacial, com o objetivo geral de apresentar alguns diálogos interculturais desses estudantes indígenas conhecimentos geográficos. Este objetivo se sustentou na pergunta: Quais são as relações nos diálogos interculturais e Instrumentos Astronômicos Históricos como mediadores licenciaturas? Este contexto de relações parte do lugar, pelo que os estudantes do Brasil, da faixa subtropical, consideram o ponto cardeal sul como orientação padrão, em contraste com os estudantes indígenas da Colômbia, localizados ao longo do país na faixa equatorial, que dão prioridade ao lugar por onde nasce o sol. Igualmente emergem do diálogo intercultural, saberes e práticas associadas ao céu, assim como relações entre o território, o espaço mítico e o céu. A metodologia da pesquisa qualitativa, se orientou pela Geografia Cultural, na Pesquisa-Ação, a observação participante e a pesquisa pela experiência educativa. Se promoveu mediações, entrevistas abertas e semiestruturadas, questionários e relatos. Em cada encontro foi levado um diário de bordo para registrar as atividades, comentários, sugestões e ritos. Também se aproveitou da proximidade do pesquisador nas duas licenciaturas para realizar mediações com os estudantes e os instrumentos, procurando a reaproximação deles com a observação do céu. Pode-se afirmar que no presente trabalho se encontram alguns elementos práticos de referências para compreender a epistemologia geográfica e cartográfica do Sul e os diálogos interculturais indígenas. Considera-se que desta pesquisa podem emergir conteúdos e ferramentas que subsidiam os professores em suas práticas pedagógicas.Abstract: research work articulates the relationships between Historical Astronomical Instruments (IAH's), geographic knowledge with emphasis on Cultural Geography and intercultural dialogues with indigenous students of the Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica (LIISMA), located in some territories of Brazil, and students of diverse native culturees and indigenous and non-indigenous professors of the Licenciatura em Pedagogía de la Madre Tierra (LPMT) of Colombia. In this context, the research analyzed the relation of indigenous and non-indigenous historical astronomy to their daily life, mainly in socio-spatial organization, with the general aim of presenting some intercultural dialogues of these indigenous students and the Historical Astronomical Instruments as promoters of geographic knowledge. This objective was based on the question: What are the relations in the intercultural dialogues and historical astronomical instruments as mediators in the geographical knowledge between the students of the two degrees? This fabric of relationships starts from the place, so the students of Brazil, from the subtropical latitudes, consider the cardinal point of the south as standard orientation, in contrast to the indigenous students of Colombia, located throughout the country in the equatorial latitudes, which give priority to the place where the sun is born. They also emerge from intercultural dialogue, knowledge and practices associated with sky, as well as relations between territory, myth space and sky. The methodology of qualitative research observation and research by educational experience. Mediations, open and semi- structured interviews, questionnaires and reports were promoted. At each meeting a field diary was kept to record the activities, comments, suggestions and rituals. We also took advantage of the proximity of the researcher in the two degrees to mediate with the students and instruments, seeking their rapprochement with the observation of the sky. It is possible to affirm that in the present work are some practical elements of references to understand the geographic and cartographic epistemology of the South and the indigenous intercultural dialogues. It is considered that from this research can emerge contents and tools that help teachers in their pedagogical practices.131 p.| il., gráfs., tbs.porGeografiaGeografiaAstronomiaÍndiosÍndiosInstrumentos astronômicos históricos (IAH´s), diálogos interculturais com estudantes indígenas e conhecimento geográfico: Brasil e Colômbiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPGCN0728-D.pdfPGCN0728-D.pdfapplication/pdf33980966https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/214445/-1/PGCN0728-D.pdf6ab084fbb05dd9c271fb0b91d5be7c18MD5-1123456789/2144452020-10-21 18:05:25.871oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214445Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:05:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos astronômicos históricos (IAH´s), diálogos interculturais com estudantes indígenas e conhecimento geográfico: Brasil e Colômbia
title Instrumentos astronômicos históricos (IAH´s), diálogos interculturais com estudantes indígenas e conhecimento geográfico: Brasil e Colômbia
spellingShingle Instrumentos astronômicos históricos (IAH´s), diálogos interculturais com estudantes indígenas e conhecimento geográfico: Brasil e Colômbia
Gutiérrez Garcés, Ricardo
Geografia
Geografia
Astronomia
Índios
Índios
title_short Instrumentos astronômicos históricos (IAH´s), diálogos interculturais com estudantes indígenas e conhecimento geográfico: Brasil e Colômbia
title_full Instrumentos astronômicos históricos (IAH´s), diálogos interculturais com estudantes indígenas e conhecimento geográfico: Brasil e Colômbia
title_fullStr Instrumentos astronômicos históricos (IAH´s), diálogos interculturais com estudantes indígenas e conhecimento geográfico: Brasil e Colômbia
title_full_unstemmed Instrumentos astronômicos históricos (IAH´s), diálogos interculturais com estudantes indígenas e conhecimento geográfico: Brasil e Colômbia
title_sort Instrumentos astronômicos históricos (IAH´s), diálogos interculturais com estudantes indígenas e conhecimento geográfico: Brasil e Colômbia
author Gutiérrez Garcés, Ricardo
author_facet Gutiérrez Garcés, Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutiérrez Garcés, Ricardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Rosemy da Silva
contributor_str_mv Nascimento, Rosemy da Silva
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Geografia
Geografia
Astronomia
Índios
Índios
topic Geografia
Geografia
Astronomia
Índios
Índios
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T21:05:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T21:05:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214445
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 368667
identifier_str_mv 368667
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131 p.| il., gráfs., tbs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/214445/-1/PGCN0728-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ab084fbb05dd9c271fb0b91d5be7c18
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805289371172864