Empreendedorismo na pós-graduação em enfermagem: tendências e significados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Copelli, Fernanda Hannah da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214456
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019.
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spelling Empreendedorismo na pós-graduação em enfermagem: tendências e significadosEnfermagemEmpreendedorismoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2019.Este estudo teve como objetivos identificar a tendência empreendedora geral dos estudantes de pós-graduação em enfermagem e compreender o empreendedorismo e a educação empreendedora no contexto da pós-graduação em enfermagem. A sustentação teórica baseou-se nos tópicos: (i) Aspectos históricos e conceituais sobre empreendedorismo, (ii) Contextualizando o processo de formação do enfermeiro e o mercado de trabalho em enfermagem, (iii) Educação empreendedora. Tratou-se de uma pesquisa quanti-qualitativa que foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina com os pareceres número 2.620.227 e CAAE 81636017.9.0000.0121 em 25 de abril de 2018 e 3.166.536 e CAAE 81636017.9.0000.0121 em 24 de fevereiro de 2019. O cenário de investigação foi o Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. O estudo quantitativo foi uma pesquisa descritiva transversal, com 84 discentes do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina em nível de mestrado e doutorado acadêmico no ano de 2018. A população elegível foi considerada de acordo com os critérios de inclusão e exclusão do estudo. O critério de inclusão empregado foi estar regularmente matriculado no programa e ter disponibilidade para responder ao questionário. Foram excluídos os discentes de mestrado e o doutorado interinstitucional por dificuldade de acesso a esses participantes e do pós-doutorado pelo número reduzido de estudantes. A amostragem foi não probabilística. Para a coleta dos dados, foi utilizado o Teste de Tendência Empreendedora Geral que apresenta uma análise própria para os dados. Além disso, foram realizadas análises descritivas para todas as variáveis do estudo. O estudo qualitativo foi orientado pela metodologia da Teoria Fundamentada nos Dados. Os participantes da pesquisa foram definidos por meio da composição de grupos amostrais. O primeiro grupo amostral foi delimitado de forma intencional por 15 discentes do programa, sendo 6 mestrandos e 9 doutorandos, com base nos resultados do estudo quantitativo. Os critérios de inclusão aplicados foram estar regularmente matriculados no programa e ter disponibilidade para participar do estudo. Foram excluídos os discentes do mestrado e o doutorado interinstitucional por dificuldade de acesso a esses participantes e do pós-doutorado pelo número reduzido de estudantes. O segundo grupo amostral surgiu da análise dos dados do primeiro, sendo constituído por 7 docentes do programa. Os grupos amostrais foram determinados até o alcance da saturação teórica dos dados. Nesse sentido, totalizou-se 22 entrevistas intensivas. A coleta e análise dos dados foram feitas de forma simultânea, por meio de codificação inicial e focalizada. Os resultados deste estudo estão descritos na forma de dois manuscritos intitulados: (i) Tendência empreendedora geral de estudantes de pós-graduação em enfermagem e (ii) Compreendendo o empreendedorismo e a educação empreendedora no contexto da pós-graduação em enfermagem. Por fim, sustenta-se a tese de que o empreendedorismo entre estudantes de pós-graduação em enfermagem é baixo, mas vem avançando nos aspectos relacionados à necessidade de realização, necessidade de autonomia/independência e impulso e determinação. No programa, a compreensão dos docentes e discentes aponta para o fenômeno ?vislumbrando o empreendedorismo e a educação empreendedora na pós-graduação em enfermagem?.Abstract: This study aimed to identify the general entrepreneurial tendency of graduate students in nursing and to understand entrepreneurship and entrepreneurial education in the context of graduate nursing. Theoretical support was based on the following topics: (i) Historical and conceptual aspects of entrepreneurship, (ii) Contextualizing the process of training nurses and the nursing job market, (iii) Entrepreneurial education. It was a quantitative and qualitative research that was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Santa Catarina with the opinions number 2,620,227 and CAAE 81636017.9.0000.0121 on April 25, 2018 and 3,166,536 and CAAE 81636017.9. 0000.0121 on February 24, 2019. The research scenario was the Postgraduate Program in Nursing at the Federal University of Santa Catarina. The quantitative study was a cross-sectional descriptive study, with 84 students of the Graduate Program in Nursing at the Federal University of Santa Catarina at the level of master's and academic doctoral degrees in 2018. The eligible population was considered according to the inclusion criteria and exclusion from the study. The inclusion criterion employed was to be regularly enrolled in the program and to be available to answer the questionnaire. Masters and inter-institutional doctoral students were excluded due to difficulties in accessing these participants and post-doctoral students due to the reduced number of students. Sampling was non-probabilistic. For data collection, the General Entrepreneurial Tendency Test was used, which presents its own analysis for the data. In addition, descriptive analyzes were performed for all study variables. The qualitative study was guided by the Grounded Theory methodology. The research participants were defined through the composition of sample groups. The first sample group was intentionally delimited by 15 students in the program, 6 of whom were masters and 9 doctoral students, based on the results of the quantitative study. The inclusion criteria applied were being regularly enrolled in the program and being available to participate in the study. Masters and interinstitutional doctoral students were excluded due to difficulties in accessing these participants and post-doctoral students due to the reduced number of students. The second sample group emerged from the analysis of the data of the first, being constituted by 7 teachers of the program. The sample groups were determined until reaching theoretical data saturation. In this sense, there were 22 intensive interviews. Data collection and analysis were done simultaneously, through initial and focused coding. The results of this study are described in the form of two manuscripts entitled: (i) General entrepreneurial tendency of graduate students in nursing and (ii) Understanding entrepreneurship and entrepreneurial education in the context of graduate nursing. Finally, it is supported the thesis that entrepreneurship among graduate students in nursing is low, but has been advancing in aspects related to the need for achievement, the need for autonomy/independence and impulse and determination. In the program, the understanding of teachers and students points to the phenomenon \"glimpsing entrepreneurship and entrepreneurial education in graduate nursing\".Erdmann, Alacoque LorenziniSantos, José Luís Guedes dosUniversidade Federal de Santa CatarinaCopelli, Fernanda Hannah da Silva2020-10-21T21:05:39Z2020-10-21T21:05:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis132 p.| il.application/pdf369674https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214456porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:05:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214456Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:05:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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