Criação de uma escala do bem-estar do trabalhador docente em educação física escolar utilizando a teoria da resposta ao item

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Hudson de Resende
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229282
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2021.
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spelling Criação de uma escala do bem-estar do trabalhador docente em educação física escolar utilizando a teoria da resposta ao itemEducação físicaQualidade de vida no trabalhoEstilo de vidaTeoria da Resposta do ÍtemTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2021.Este estudo teve como objetivo principal elaborar por meio da Teoria da Resposta ao Item - TRI uma medida de percepção de Bem-Estar a partir da aplicação dos instrumentos denominados ?Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho Percebida por Docentes? (QVT-PEF) e do ?Perfil do Estilo de Vida Individual? (PEVI) aos docentes em Educação Física da região Sul do Brasil. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, de abordagem quantitativa, empírico descritiva e exploratória. A amostra foi composta por 1062 docentes em Educação Física que estivessem atuando regularmente com os alunos e vinculados aos magistérios públicos estaduais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo 596 do sexo feminino e 466 do sexo masculino. Foi encaminhado via plataforma Google Forms às Escolas um questionário sociodemográfico e profissional bem como os instrumentos QVT-PEF e o PEVI, sendo as respostas armazenadas no banco de dados da preferida plataforma. Em relação os Ciclos de Desenvolvimento Profissional os resultados evidenciaram que a maioria dos investigados se encontrava no ciclo de Diversificação e o ciclo de Entrada foi o que apresentou a menor quantidade de respondentes. Quanto aos relatos dos docentes em relação ao surgimento de doenças agravantes à saúde em decorrência da atividade profissional, se observou que nos três estados da região Sul do Brasil as enfermidades mais mencionadas foram: dores de cabeça, doenças relacionadas às articulações, depressão, dores na coluna vertebral e dores musculares, tanto em indivíduos do sexo feminino quanto do sexo masculino. Para a elaboração de escala de Bem-Estar pela TRI, foi realizada a estimativa dos parâmetros, separadamente, tanto do QVT-PEF quanto do PEVI. Após os traços latentes e os parâmetros dos itens terem sido posicionados em suas respectivas escalas foram definidos três níveis e seus respectivos pontos de corte tanto para a escala QVT-PEF quanto para a escala PEVI. Com a combinação dos níveis da escala QVT-PEF com a escala PEVI, foi possível elaborar por meio da TRI uma escala de medida de percepção de Bem-Estar dos docentes em Educação da região Sul do Brasil.Abstract: The main objective of this study was to elaborate, through the Item Response Theory - IRT, a measure of the perception of Well-Being based on the perception of Quality of Life at Work and the behavior related to the Lifestyle of Physical Education teachers in Southern Brazil. This is an applied study, quantitative, descriptive and exploratory empirical approach. The sample consisted of 1062 Physical Education teachers who were working regularly with students and linked to state public teachers in Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul, 596 females and 466 males. A sociodemographic and professional questionnaire was sent to the Schools via the Google Forms platform, as well as the instruments called ?Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho Percebida por Docentes? (QVT-PEF) and the ?Perfil de Estilo de Vida Individual? (PEVI), with the answers being stored in the database of the preferred platform. Regarding the Professional Development Cycles, the results showed that the majority of respondents were in the Diversification cycle and the Entry cycle was the one with the lowest number of respondents. As for the reports of professors regarding the emergence of diseases that aggravate health as a result of professional activity, it was observed that in the three states of the southern region of Brazil, the most mentioned illnesses were: headaches, diseases related to the joints, depression, pain in the spinal column and muscle pain, both in females and in males. For the elaboration of the Well-Being scale by the TRI, the estimation of the parameters was carried out, separately, for both the QVT-PEF and the PEVI. After the latent traits and the item parameters were positioned on their respective scales, three levels and their respective cutoff points were defined for both the QVT-PEF and PEVI scales. With the combination of the levels of the QVT-PEF scale with the PEVI scale, it was possible to develop, through the TRI, a scale to measure the perception of well-being of teachers in Education in the southern Brazil.Borgatto, Adriano FerretiNascimento, Juarez Vieira doUniversidade Federal de Santa CatarinaMoreira, Hudson de Resende2021-10-14T19:31:35Z2021-10-14T19:31:35Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis230 p.| il., gráfs.application/pdf373284https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229282porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:31:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229282Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:31:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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