Design da avaliação apreciativa das estratégias transformacionais em uma universidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181077 |
Resumo: | Neste ensaio defende-se a ideia de que para avaliar estratégias transformacionais em uma universidade pública é necessário adotar uma abordagem transformacional, a exemplo da Investigação Apreciativa (IA). Assim sendo, procurou-se desenvolver todo um arcabouço teórico-empírico voltado para a delimitação do design da avaliação apreciativa, segundo uma orientação fundamentalmente positiva e generativa. A proposta recai na avaliação dos processos organizacionais que funcionam bem e no delineamento do núcleo positivo da transformação social sustentável como enfatizado no PDI/UFRPE 2013-2020. A metodologia realça os pressupostos do modelo de 5-D (em inglês/português: 1-D Definition/Definição, 2-D Discovery/Descoberta, 3-D Dream/Sonho, 4-D Design/Planejamento e 5-D Destiny/Destino). Em termos empíricos, entre outros aspectos, propõe-se que a avaliação apreciava se concentre em três elementos básicos extraídos do próprio PDI/UFRPE 2013-2020, quais sejam: (a) valorização das melhores práticas acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão, gestão institucional); (b) reconhecimento do papel e atuação de núcleos de excelência; (c) mapeamento dos pontos fortes encontrados nos ambientes multidisciplinares voltados para a resolução dos problemas. |
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