Comunicação organizacional em fusões e aquisições internacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89299 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_975481713aae0274c21cf6710ed96d18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89299 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Comunicação organizacional em fusões e aquisições internacionaisEngenharia de produçãoComunicação nas organizaçõesEmpresas -Fusao e incorporaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.No mercado globalizado, fusões e aquisições são práticas recorrentes para que as empresas ampliem suas ações internacionais. Acadêmicos e gestores têm enfatizado a importância da comunicação nesses processos, no entanto pesquisas sobre este tema ainda são escassas. O propósito desta tese é elaborar um marco teórico que possibilite a análise da comunicação nos processos internos às organizações envolvidas em fusões e aquisições internacionais. A metodologia utilizada, a grounded theory, congrega elementos teóricos e empíricos no processo de teorização. Dados empíricos são provenientes do estudo de caso da Molson Canada, na aquisição e subseqüente fusão das Cervejarias Kaiser e Bavaria no Brasil. A perspectiva de análise desta pesquisa é qualitativa, longitudinal e descritiva. O marco teórico elaborado compõe-se das construções conceituais realizadas nesta pesquisa. Verificou-se que o ambiente internacional é uma categoria de análise que influencia tanto os processos de comunicação organizacional como o desenvolvimento de fusões e aquisições. Cada aspecto do ambiente internacional, simultaneamente, converge quanto à tendências globais e diverge nas especificidades locais. Contudo, uma das contribuições desta pesquisa é a observação que convergência e divergência não constituem pólos opostos, mas dimensões de análise ortogonais, logo, distintas. Fusões e aquisições internacionais foram analisadas conforme sua evolução estrutural, distinguindo suas etapas e momentos segundo sua natureza, duração, objetivo, resultado, eventos significativos, atividades, clima organizacional característico, dificuldades e elementos facilitadores. Considerou-se que as etapas de negociação, integração e consolidação são fases nas quais fusões e aquisições internacionais influenciam os processos internos das organizações envolvidas nessa mudança organizacional. Os momentos do anúncio oficial e da aprovação do negócio apresentam maiores repercussões no ambiente externo dessas organizações. Além disso, a negociação possui características globais, portanto, convergentes; enquanto na integração predominam as divergências locais. Na consolidação verificam-se diversos arranjos de convergência/divergência, estabelecidos de acordo com os processos de comunicação realizados na constituição da nova organização. Nesta pesquisa, a comunicação organizacional é compreendida como um processo social que aciona universos objetivos e subjetivos na criação de um ambiente ao mesmo tempo estável e mutante. Definiu-se que os processos de comunicação organizacional são uma série de interações entre agentes em relação a um objeto, as quais constroem a realidade social. Esta construção ocorre à medida que as interações definem e redefinem as relações entre sujeitos, bem como as relações sujeito/objeto, quer por meio da dinâmica texto/conversações, quer pela contínua alternância entre instâncias de constituição e transmissão de significados. Essa definição permitiu averiguar que o desafio da comunicação organizacional em fusões e aquisições internacionais é a construção de um objeto comum, sendo esta uma conclusão central desta pesquisa. O marco teórico, além de incorparar construções conceituais, permite a identificação dos agentes, e dos objetos construídos por estes durante as interações que constituem as fusões e aquisições internacionais. Por fim, a principal contribuição desta tese é a seção do marco teórico que ilustra e descreve os momentos e processos em que a comunicação organizacional apresenta-se como predominantemente constitutiva ou informativa em fusões e aquisições internacionais. In global markets, mergers and acquisitions are frequent operations allowing businesses to extend their international activities. Both scholars and managers emphasize the role of communication in such processes, however research on this subject is scarce. The objective of this doctoral dissertation is to construct a theoretical framework enabling the analysis of communication as it relates to the internal processes of organizations involved in international mergers and acquisitions. Grounded theory, the methodological approach used in this study, draws upon both theoretical and empirical elements throughout the theorization process. The empirical data was obtained by conducting a case study of Molson Canada in its acquisition of - and subsequent merger with - Brazilian breweries Kaiser and Bavaria. Our analytical approach is qualitative, descriptive and longitudinal. The resulting theoretical framework assembles all of the significant conceptual constructs of this research. It was found that the 'international context', as a conceptual category, influences both organizational communication processes and merger and acquisition developments. Each particular aspect of the international context presents indications of convergence with regard to global trends and, at the same time, evidence of divergence with respect to local specificities. However, one of the contributions of this research is that such convergence and divergence are not polar opposites but are instead orthogonal, and therefore distinct, conceptual dimensions. International mergers and acquisitions were examined from the standpoint of their structural evolution, distinguishing their stages and events by their nature, duration, objective, activities, milestones, organizational climate, difficulties and facilitating elements. The negotiation, integration and consolidation stages were regarded as phases during which international mergers and acquisitions influence the internal processes of organizations involved in the organizational change. In contrast, the official announcement and regulatory approval events have more important repercussions for the external environment of such organizations. Moreover, whereas the negotiation stage has rather global, and therefore convergent characteristics, local divergences are predominant in the integration stage. During consolidation, various convergence/divergence combinations can occur, in accordance with the communication processes that have transpired throughout the constitution of the new organization. In this study, organizational communication is understood as a social process that articulates objective and subjective universes to create an environment, which is all at once stable and mutating. As defined in the current work, organizational communication processes consist in a series of interactions between agents in relation to an object- such interactions thus constructing social reality. This construction of reality takes place as interactions define and redefine the relationships between subjects, as well as those between subject and object, whether it be through the text/conversation dynamic, or through the constant alternation of sensemaking and sensegiving. This definition led to one of the key conclusions of this thesis, which is that the challenge for organizational communication, within the context of international mergers and acquisitions, is the construction of a common object. In addition to pulling together the conceptual constructs of this research, our theoretical framework enables the identification of agents and of objects constructed by these agents in the course of the interactions that define international mergers and acquisitions. Finally, the main contribution of this thesis is a section of the theoretical framework that describes and illustrates organizational communication as either predominantly constitutive or predominantly informative during the various processes and events of international mergers and acquisitions.Florianópolis, SCRojas Lezana, Alvaro GuillermoUniversidade Federal de Santa CatarinaCasali, Adriana Machado2012-10-22T19:12:47Z2012-10-22T19:12:47Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis203 f.| il., tabs., grafs.application/pdf228805http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89299porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T00:38:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89299Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T00:38:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação organizacional em fusões e aquisições internacionais |
title |
Comunicação organizacional em fusões e aquisições internacionais |
spellingShingle |
Comunicação organizacional em fusões e aquisições internacionais Casali, Adriana Machado Engenharia de produção Comunicação nas organizações Empresas - Fusao e incorporação |
title_short |
Comunicação organizacional em fusões e aquisições internacionais |
title_full |
Comunicação organizacional em fusões e aquisições internacionais |
title_fullStr |
Comunicação organizacional em fusões e aquisições internacionais |
title_full_unstemmed |
Comunicação organizacional em fusões e aquisições internacionais |
title_sort |
Comunicação organizacional em fusões e aquisições internacionais |
author |
Casali, Adriana Machado |
author_facet |
Casali, Adriana Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rojas Lezana, Alvaro Guillermo Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casali, Adriana Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Comunicação nas organizações Empresas - Fusao e incorporação |
topic |
Engenharia de produção Comunicação nas organizações Empresas - Fusao e incorporação |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006 2012-10-22T19:12:47Z 2012-10-22T19:12:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
228805 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89299 |
identifier_str_mv |
228805 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
203 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652158270177281 |