Relações de poder e participação dos agricultores familiares na gestão das águas na Bacia do Itajaí (SC, Brasil).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uller-Gómez, C.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Scheibe, L. F., Reis, M. J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200389
Resumo: Este trabalho trata da participação dos agricultores familiares, em sua diversidade sócio-econômica, na gestão das águas na Bacia do Itajaí/SC, especialmente a partir dos pressupostos da Lei Federal 9.433/97, que instituiu a Nova Política Nacional de Recursos Hídricos. Analisamos os alcances e os limites do sistema de participação preconizado pela referida Lei a respeito das possibilidades de decisão dos agricultores familiares nas diferentes etapas da gestão das águas (elaboração, decisão e execução das propostas), no âmbito da Bacia do Itajaí, sobretudo, a partir de alguns dos últimos trabalhos de Michel Foucault (Último Foucault). Esta perspectiva teórica permitiu visualizar como as suas possibilidades de ação são delimitadas a partir de sua constituição como sujeitos livres e ativos em relações de poder pautadas no saber técnico-científico. A partir dessas relações, os agricultores familiares passam a se conceber como “usuários” ou “não usuários da água” e a assumir que sua função é executar tarefas propostas por quem detém conhecimento técnicocientífico. Consideramos que este fato pode ter sérias implicações quanto à reprodução social desses grupos, porque exclui do processo de gestão das águas a discussão de seu modo específico de utilização da terra e de suas características sócio-culturais. Além disso, descarta determinadas possibilidades de recuperação ambiental que poderiam ser construídas com o auxílio do saber dos agricultores.
id UFSC_9768815fa5e02fb3214ac991e3c06842
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200389
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Relações de poder e participação dos agricultores familiares na gestão das águas na Bacia do Itajaí (SC, Brasil).agricultura familiargestão das águasparticipaçãorelações de poderEste trabalho trata da participação dos agricultores familiares, em sua diversidade sócio-econômica, na gestão das águas na Bacia do Itajaí/SC, especialmente a partir dos pressupostos da Lei Federal 9.433/97, que instituiu a Nova Política Nacional de Recursos Hídricos. Analisamos os alcances e os limites do sistema de participação preconizado pela referida Lei a respeito das possibilidades de decisão dos agricultores familiares nas diferentes etapas da gestão das águas (elaboração, decisão e execução das propostas), no âmbito da Bacia do Itajaí, sobretudo, a partir de alguns dos últimos trabalhos de Michel Foucault (Último Foucault). Esta perspectiva teórica permitiu visualizar como as suas possibilidades de ação são delimitadas a partir de sua constituição como sujeitos livres e ativos em relações de poder pautadas no saber técnico-científico. A partir dessas relações, os agricultores familiares passam a se conceber como “usuários” ou “não usuários da água” e a assumir que sua função é executar tarefas propostas por quem detém conhecimento técnicocientífico. Consideramos que este fato pode ter sérias implicações quanto à reprodução social desses grupos, porque exclui do processo de gestão das águas a discussão de seu modo específico de utilização da terra e de suas características sócio-culturais. Além disso, descarta determinadas possibilidades de recuperação ambiental que poderiam ser construídas com o auxílio do saber dos agricultores.Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Laboratório de Análise AmbientalUller-Gómez, C.Scheibe, L. F.Reis, M. J.2019-09-04T18:51:11Z2019-09-04T18:51:11Z2007-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200389porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-04T18:51:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/200389Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-04T18:51:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações de poder e participação dos agricultores familiares na gestão das águas na Bacia do Itajaí (SC, Brasil).
title Relações de poder e participação dos agricultores familiares na gestão das águas na Bacia do Itajaí (SC, Brasil).
spellingShingle Relações de poder e participação dos agricultores familiares na gestão das águas na Bacia do Itajaí (SC, Brasil).
Uller-Gómez, C.
agricultura familiar
gestão das águas
participação
relações de poder
title_short Relações de poder e participação dos agricultores familiares na gestão das águas na Bacia do Itajaí (SC, Brasil).
title_full Relações de poder e participação dos agricultores familiares na gestão das águas na Bacia do Itajaí (SC, Brasil).
title_fullStr Relações de poder e participação dos agricultores familiares na gestão das águas na Bacia do Itajaí (SC, Brasil).
title_full_unstemmed Relações de poder e participação dos agricultores familiares na gestão das águas na Bacia do Itajaí (SC, Brasil).
title_sort Relações de poder e participação dos agricultores familiares na gestão das águas na Bacia do Itajaí (SC, Brasil).
author Uller-Gómez, C.
author_facet Uller-Gómez, C.
Scheibe, L. F.
Reis, M. J.
author_role author
author2 Scheibe, L. F.
Reis, M. J.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Laboratório de Análise Ambiental
dc.contributor.author.fl_str_mv Uller-Gómez, C.
Scheibe, L. F.
Reis, M. J.
dc.subject.por.fl_str_mv agricultura familiar
gestão das águas
participação
relações de poder
topic agricultura familiar
gestão das águas
participação
relações de poder
description Este trabalho trata da participação dos agricultores familiares, em sua diversidade sócio-econômica, na gestão das águas na Bacia do Itajaí/SC, especialmente a partir dos pressupostos da Lei Federal 9.433/97, que instituiu a Nova Política Nacional de Recursos Hídricos. Analisamos os alcances e os limites do sistema de participação preconizado pela referida Lei a respeito das possibilidades de decisão dos agricultores familiares nas diferentes etapas da gestão das águas (elaboração, decisão e execução das propostas), no âmbito da Bacia do Itajaí, sobretudo, a partir de alguns dos últimos trabalhos de Michel Foucault (Último Foucault). Esta perspectiva teórica permitiu visualizar como as suas possibilidades de ação são delimitadas a partir de sua constituição como sujeitos livres e ativos em relações de poder pautadas no saber técnico-científico. A partir dessas relações, os agricultores familiares passam a se conceber como “usuários” ou “não usuários da água” e a assumir que sua função é executar tarefas propostas por quem detém conhecimento técnicocientífico. Consideramos que este fato pode ter sérias implicações quanto à reprodução social desses grupos, porque exclui do processo de gestão das águas a discussão de seu modo específico de utilização da terra e de suas características sócio-culturais. Além disso, descarta determinadas possibilidades de recuperação ambiental que poderiam ser construídas com o auxílio do saber dos agricultores.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-25
2019-09-04T18:51:11Z
2019-09-04T18:51:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200389
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652000243482624