POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236278 |
Resumo: | Neste ensaio teórico, apresentamos algumas reflexões e possibilidades de junção, na perspectiva do tratamento pedagógico tanto da Educação Física (EF) como da Sociologia – numa abordagem multidisciplinar –, analisando diversos materiais publicados em alguns veículos midiáticos, como jornais, revistas impressas, portais da internet e sites diversos, a partir da perspectiva da mídia-educação (ME). Com exemplos em torno do esporte, da saúde, do corpo e da estética, os materiais apresentados e as discussões aqui presentes são pautados pelo viés sociológico (funcionalização, sociabilização, ideologização, mercadorização e espetacularização), na tentativa de analisar algumas problemáticas que, em um primeiro momento, parecem se colocar como algo exclusivamente da EF, mas que podem ser articuladas com os saberes da Sociologia. Procura-se mostrar, com o recurso metodológico, produtivo e investigativo proposto pela ME, que é sim possível uma abordagem multidisciplinar e que, além disso, as intervenções pedagógicas podem ser mais bem contextualizadas e ampliadas, no intuito de contribuir de maneira positiva e crítica na formação das subjetividades das crianças e dos jovens, levando-os a compreenderem e serem esclarecidos sobre fatos corriqueiros que nem sempre são tratados pela mídia com a profundidade com que deveriam, resgatando a função social da escola e de seus componentes curriculares, neste caso, a EF e a Sociologia. |
id |
UFSC_97931fcc7893389f1ae5f65a0e4517e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/236278 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIAMídia-educaçãoAbordagem multidisciplinarEducação FísicaSociologiaNeste ensaio teórico, apresentamos algumas reflexões e possibilidades de junção, na perspectiva do tratamento pedagógico tanto da Educação Física (EF) como da Sociologia – numa abordagem multidisciplinar –, analisando diversos materiais publicados em alguns veículos midiáticos, como jornais, revistas impressas, portais da internet e sites diversos, a partir da perspectiva da mídia-educação (ME). Com exemplos em torno do esporte, da saúde, do corpo e da estética, os materiais apresentados e as discussões aqui presentes são pautados pelo viés sociológico (funcionalização, sociabilização, ideologização, mercadorização e espetacularização), na tentativa de analisar algumas problemáticas que, em um primeiro momento, parecem se colocar como algo exclusivamente da EF, mas que podem ser articuladas com os saberes da Sociologia. Procura-se mostrar, com o recurso metodológico, produtivo e investigativo proposto pela ME, que é sim possível uma abordagem multidisciplinar e que, além disso, as intervenções pedagógicas podem ser mais bem contextualizadas e ampliadas, no intuito de contribuir de maneira positiva e crítica na formação das subjetividades das crianças e dos jovens, levando-os a compreenderem e serem esclarecidos sobre fatos corriqueiros que nem sempre são tratados pela mídia com a profundidade com que deveriam, resgatando a função social da escola e de seus componentes curriculares, neste caso, a EF e a Sociologia.2022-07-13T12:17:23Z2022-07-13T12:17:23Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236278Mezzaroba, Cristianoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-13T12:17:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/236278Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-13T12:17:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIA |
title |
POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIA |
spellingShingle |
POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIA Mezzaroba, Cristiano Mídia-educação Abordagem multidisciplinar Educação Física Sociologia |
title_short |
POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIA |
title_full |
POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIA |
title_fullStr |
POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIA |
title_full_unstemmed |
POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIA |
title_sort |
POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIA |
author |
Mezzaroba, Cristiano |
author_facet |
Mezzaroba, Cristiano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mezzaroba, Cristiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia-educação Abordagem multidisciplinar Educação Física Sociologia |
topic |
Mídia-educação Abordagem multidisciplinar Educação Física Sociologia |
description |
Neste ensaio teórico, apresentamos algumas reflexões e possibilidades de junção, na perspectiva do tratamento pedagógico tanto da Educação Física (EF) como da Sociologia – numa abordagem multidisciplinar –, analisando diversos materiais publicados em alguns veículos midiáticos, como jornais, revistas impressas, portais da internet e sites diversos, a partir da perspectiva da mídia-educação (ME). Com exemplos em torno do esporte, da saúde, do corpo e da estética, os materiais apresentados e as discussões aqui presentes são pautados pelo viés sociológico (funcionalização, sociabilização, ideologização, mercadorização e espetacularização), na tentativa de analisar algumas problemáticas que, em um primeiro momento, parecem se colocar como algo exclusivamente da EF, mas que podem ser articuladas com os saberes da Sociologia. Procura-se mostrar, com o recurso metodológico, produtivo e investigativo proposto pela ME, que é sim possível uma abordagem multidisciplinar e que, além disso, as intervenções pedagógicas podem ser mais bem contextualizadas e ampliadas, no intuito de contribuir de maneira positiva e crítica na formação das subjetividades das crianças e dos jovens, levando-os a compreenderem e serem esclarecidos sobre fatos corriqueiros que nem sempre são tratados pela mídia com a profundidade com que deveriam, resgatando a função social da escola e de seus componentes curriculares, neste caso, a EF e a Sociologia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2022-07-13T12:17:23Z 2022-07-13T12:17:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236278 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652045841858560 |