POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mezzaroba, Cristiano
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236278
Resumo: Neste ensaio teórico, apresentamos algumas reflexões e possibilidades de junção, na perspectiva do tratamento pedagógico tanto da Educação Física (EF) como da Sociologia – numa abordagem multidisciplinar –, analisando diversos materiais publicados em alguns veículos midiáticos, como jornais, revistas impressas, portais da internet e sites diversos, a partir da perspectiva da mídia-educação (ME). Com exemplos em torno do esporte, da saúde, do corpo e da estética, os materiais apresentados e as discussões aqui presentes são pautados pelo viés sociológico (funcionalização, sociabilização, ideologização, mercadorização e espetacularização), na tentativa de analisar algumas problemáticas que, em um primeiro momento, parecem se colocar como algo exclusivamente da EF, mas que podem ser articuladas com os saberes da Sociologia. Procura-se mostrar, com o recurso metodológico, produtivo e investigativo proposto pela ME, que é sim possível uma abordagem multidisciplinar e que, além disso, as intervenções pedagógicas podem ser mais bem contextualizadas e ampliadas, no intuito de contribuir de maneira positiva e crítica na formação das subjetividades das crianças e dos jovens, levando-os a compreenderem e serem esclarecidos sobre fatos corriqueiros que nem sempre são tratados pela mídia com a profundidade com que deveriam, resgatando a função social da escola e de seus componentes curriculares, neste caso, a EF e a Sociologia.
id UFSC_97931fcc7893389f1ae5f65a0e4517e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/236278
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIAMídia-educaçãoAbordagem multidisciplinarEducação FísicaSociologiaNeste ensaio teórico, apresentamos algumas reflexões e possibilidades de junção, na perspectiva do tratamento pedagógico tanto da Educação Física (EF) como da Sociologia – numa abordagem multidisciplinar –, analisando diversos materiais publicados em alguns veículos midiáticos, como jornais, revistas impressas, portais da internet e sites diversos, a partir da perspectiva da mídia-educação (ME). Com exemplos em torno do esporte, da saúde, do corpo e da estética, os materiais apresentados e as discussões aqui presentes são pautados pelo viés sociológico (funcionalização, sociabilização, ideologização, mercadorização e espetacularização), na tentativa de analisar algumas problemáticas que, em um primeiro momento, parecem se colocar como algo exclusivamente da EF, mas que podem ser articuladas com os saberes da Sociologia. Procura-se mostrar, com o recurso metodológico, produtivo e investigativo proposto pela ME, que é sim possível uma abordagem multidisciplinar e que, além disso, as intervenções pedagógicas podem ser mais bem contextualizadas e ampliadas, no intuito de contribuir de maneira positiva e crítica na formação das subjetividades das crianças e dos jovens, levando-os a compreenderem e serem esclarecidos sobre fatos corriqueiros que nem sempre são tratados pela mídia com a profundidade com que deveriam, resgatando a função social da escola e de seus componentes curriculares, neste caso, a EF e a Sociologia.2022-07-13T12:17:23Z2022-07-13T12:17:23Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236278Mezzaroba, Cristianoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-13T12:17:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/236278Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-13T12:17:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIA
title POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIA
spellingShingle POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIA
Mezzaroba, Cristiano
Mídia-educação
Abordagem multidisciplinar
Educação Física
Sociologia
title_short POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIA
title_full POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIA
title_fullStr POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIA
title_full_unstemmed POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIA
title_sort POSSIBILIDADES MULTIDISCIPLINARES: TORNANDO POSSÍVEL A APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E A SOCIOLOGIA
author Mezzaroba, Cristiano
author_facet Mezzaroba, Cristiano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mezzaroba, Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia-educação
Abordagem multidisciplinar
Educação Física
Sociologia
topic Mídia-educação
Abordagem multidisciplinar
Educação Física
Sociologia
description Neste ensaio teórico, apresentamos algumas reflexões e possibilidades de junção, na perspectiva do tratamento pedagógico tanto da Educação Física (EF) como da Sociologia – numa abordagem multidisciplinar –, analisando diversos materiais publicados em alguns veículos midiáticos, como jornais, revistas impressas, portais da internet e sites diversos, a partir da perspectiva da mídia-educação (ME). Com exemplos em torno do esporte, da saúde, do corpo e da estética, os materiais apresentados e as discussões aqui presentes são pautados pelo viés sociológico (funcionalização, sociabilização, ideologização, mercadorização e espetacularização), na tentativa de analisar algumas problemáticas que, em um primeiro momento, parecem se colocar como algo exclusivamente da EF, mas que podem ser articuladas com os saberes da Sociologia. Procura-se mostrar, com o recurso metodológico, produtivo e investigativo proposto pela ME, que é sim possível uma abordagem multidisciplinar e que, além disso, as intervenções pedagógicas podem ser mais bem contextualizadas e ampliadas, no intuito de contribuir de maneira positiva e crítica na formação das subjetividades das crianças e dos jovens, levando-os a compreenderem e serem esclarecidos sobre fatos corriqueiros que nem sempre são tratados pela mídia com a profundidade com que deveriam, resgatando a função social da escola e de seus componentes curriculares, neste caso, a EF e a Sociologia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2022-07-13T12:17:23Z
2022-07-13T12:17:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236278
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652045841858560