O ESTÁGIO NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA COMO “COISA VIVA”: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA SEMIÓTICA E DO PRAGMATICISMO DE CHARLES S. PEIRCE
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Data de Publicação: | 2017 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240835 |
Resumo: | O estudo investigou quais repercussões decorreram da constituição do Estágio Supervisionado a partir de conceitos da Semiótica e do Pragmaticismo de Charles S. Peirce. Para tal, realizamos uma pesquisa-ação com uma turma de Estágio Supervisionado em Educação Física, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em que vivenciamos um enfoque pedagógico fundamentado no conceito de “ciência como coisa viva” na obra de Peirce, a fim de potencializar a experiência formativa nos estágios. A análise dos dados demonstrou que o processo de estágio focado na comunicação, reflexão e no ímpeto de investigação coletiva sobre as práticas pedagógicas impactou na conduta docente dos participantes do estudo, tornando a experiência de estágio mais significativa em termos de aprendizagem. |
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